Dicas e informações sobre casa e construção

Qual a altura ideal de um muro na frente da casa e nas laterais?

Veja algumas dicas sobre a altura ideal de um muro na frente da casa e nas laterais de uma casa residencial. Casas sem muros e a cultura brasileira de murar terrenos a fim de segurança.

A construção de um muro faz parte da esmagadora maioria das residências no Brasil. Embora em muitos países as casas não tenham muros, aqui por diversos motivos incorporamos o hábito de murar as casas. Eu particularmente preferia não construir muros, mas por questão de segurança, privacidade e cultura geral brasileira tenho que admitir que é a melhor coisa a fazer.

Altura de um muro

Construção civil custo metro quadrado

Qual a altura ideal de um muro na frente da casa e nas laterais? Embora não exista nenhum padrão ou exigência legal para isso é comum as pessoas construírem muros de 2 metros de altura. Esta é basicamente uma altura aceitável como sendo suficiente para isolar bem uma casa, mas não é a altura ideal para segurança, já que para este caso quanto mais alta melhor. Muros inferiores a 2 metros podem não ser bom, já que além de dar pouca segurança, não ajudará muito inclusive na privacidade.

É importante considerar que cada caso é um caso e que existirão situações em que pequenos muros poderão resolver, tudo depende do que tem do outro lado.

Exigências legais

Em casos como em condomínios fechados de casas, por exemplo, as vezes existe a exigência quanto a altura do muro. No condomínio onde estou construindo, por exemplo, diz o estatuto que o muro não poderá ser superior a 2 metros e 40 centímetros, mas nada especifica sobre a altura mínima, dando entender que poderia ser deixado até sem muro. Contudo esse mesmo estatuto diz que a frente da casa não pode ser murada, devendo ser livre.

Muro alto

O muro alto é uma estratégia de segurança e privacidade que muitas pessoas adotam em suas construções, como casas, chácaras, comércios e outros. A ideia é dificultar uma possível tentativa de invasão por pessoas não autorizadas, além de garantir mais privacidade não permitindo que possa ver o que acontece dentro da casa, inclusive por pessoas vizinhas via janela, telhado e outros locais.

Um muro alto tem um custo mais elevado, pois exige colunas mais sólidas, mais mão de obra e materiais de construção. Eles são encontrados normalmente nas casas dia mais alto padrão, nos muros de condomínios fechados e outras grandes edificações. Fazer um muro muito elevado pode realmente ficar muito caro e, portanto, ele só se aplica caso de absoluta necessidade ou quando você tem bastante dinheiro para fazer a sua construção.

Muro baixo

Um muro muito baixo pode ser também um problema pelo fato de ele não cumprir o que se espera d muro que é segurança e privacidade. Muro de 1,5 metros por exemplo é mais baixo que a maioria das pessoas, que poderia enxergar por cima do muro para a casa do vizinho com facilidade.

É muito importante considerar que o muro tem um propósito de existir e se ele não cumprir esse propósito, então ele se torna desnecessário. Creio que isto se aplica a muros muito baixos, pois ele não vai prover muito a privacidade e nem mesmo será um grande aliado em termos de segurança.

Portanto os muros baixos podem ser úteis apenas como fins decorativos, como acontece em alguns locais turísticos ou cidades onde não há grande preocupação com a segurança.

Altura ideal

Se você não quer exagerar na altura, mas também não quer que um muro seja apenas enfeite, creio que a altura ideal seja entre 2 e 3 metros. Mais que isso já é considerado muito alto e menos de 2 metros pode não atender as necessidades pela qual ele é feito.

Desta forma a altura ideal tem que ser aquela que atenda aos requisitos mínimos e as propostas de existir e que seja adequado em relação ao custo de construção, ou seja, a questão financeira também. Cada caso é um caso que precisa realmente ser analisado a luz da necessidade de cada ambiente.

Vantagens e desvantagens do muro

As vantagens são aquelas bem lógicas que conhecemos como segurança, privacidade, delimitação de espaço, entre outras. Como desvantagens temos o fato que em muitos casos nos sentimos presos dentro de nossas próprias casas. Existem situações que as casas mais parecem com prisões do que com residências. Fico as vezes observando as casas nos Estados Unidos, Canadá e outros países desenvolvidos e dá uma impressão de liberdade e vida quando não há muros, mas aqui é difícil perceber isso.

Exibir mapa ampliado

Algumas perguntas e respostas

Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre a questão dos muros e algumas dúvidas comuns que podem surgir sobre a sua utilização.

Por que fazemos muros em nossas casas?

Conforme explicado acima o muro de uma casa tem basicamente duas finalidades: prover privacidade impedindo assim que pessoas que passam pela rua tenha acesso visual ao interior do imóvel, mas principalmente prover um bloqueio de acesso, impedindo assim o que as pessoas desautorizadas possam entrar no seu imóvel e constitui com isso um fator de segurança.

Por que nos condomínios não precisam de muros?

Cada condomínio tem a suas próprias regras e, portanto, não podemos afirmar categoricamente de que não a exigência de muros em todos os casos. Aliás, no Brasil normalmente há a necessidade de ter os muros laterais e no fundo do terreno, ficando apenas a frente do imóvel sem o devido fechamento. Parece que esta é a conduta mais comum e o que prevalece nos condomínios horizontais, ou seja, condomínios de casas no Brasil. Contudo existem alguns casos em que a frente do imóvel também é fechadas, isso se aplica alguns condomínios mais antigos ou quando houver necessidades particulares.

Posso usar um muro como parte da construção de uma casa?

Isto não é uma prática recomendável e embora seja possível em alguns casos, se for feito deve ser feito com bastante cuidado e com aprovação de um engenheiro civil e da prefeitura. Normalmente o muro não tem estrutura para ser parede de uma casa e portanto o ideal é que não seja feito, mas se houver necessidade de fazer, faça com auxílio de um engenheiro civil para montar um projeto que visa reforçar o muro e assim permitir que ele suporte a carga estrutural que uma casa tem.

Preciso fazer muro na divisa com o vizinho ou posso usar o dele?

Esta é uma questão bastante interessante pois é muito comum ver as pessoas fazer dois muros, ou seja, cada um dos vizinhos faz o seu muro um encostado no outro. Não seria mais prudente fazer um só para dividir as duas casas? Seria! Mas não é isso que acontece. Na prática você precisa fazer o seu muro e o vizinho fazer o dele, pelo menos esta é a prática mais comum que nós temos No Brasil. Há exceções para as chamadas casas geminadas onde não apenas o muro, mas a própria parede da casa é uma só.

Por que no passado as cidades eram muradas?

No passado as grandes cidades ou pelo menos as mais importantes eram de fato moradas e pelo mesmo motivo que nós temos hoje é de morar nossas casas, você, prover segurança. A única diferença é que naquela época fazia se o muro coletivo que envolvia toda cidade, enquanto que hoje nós fazemos muros privativos que cada um defende o seu próprio território, mas na prática se formos analisar, estaremos fazendo a mesma coisa.

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade