Dicas e informações sobre casa e construção

Vantagens e desvantagens da internet em casa

Vantagens como amplo acesso a informação, comodidade, conveniência e segurança. Desvantagens como perda do contato social e presencial, exposição a conteúdos indevidos por crianças, etc.

As residências atuais não são mais as mesmas, isto porque um elemento novo passou a fazer parte da vida das famílias, trata-se da internet ou do uso dela em casa. No começo ele era usada em universidades e centros de pesquisas, depois passou a ser usado em escolas e empresas e por fim passou a ser adotada por boa parte das famílias para os mais diversos fins em casa.

Vantagens da internet em casa

As vantagens da tecnologia, especialmente da internet em casa são muitas. Abaixo destaco algumas que considero mais crucial:

  • Amplo acesso a informação:

    Uma receita de bolo, uma informação médica, uma consulta a um serviço público, uma matéria escolar e assim por diante. A informação é a matéria prima da internet e o consumo dela o grande motivador das pessoas usarem diariamente a grande rede.

  • Comodidade:

    A conveniência que a internet proporciona é enorme, afinal não precisamos sair sequer da sala para fazer compras, estudar, acessar banco e realizar outras transações online. Este benefício é para toda a família e certamente evita muitos inconvenientes e perdas de tempo comum nas atividades presenciais.

  • Segurança:

    Podemos ainda afirmar que a conveniência gerada pela internet pode ajudar inclusive na segurança, pois se não precisamos ir ao banco ou a loja para fazer aquela compra, estamos menos sujeitos a problemas no trânsito ou menos expostos a falta de segurança que é comum em nossas cidades.

  • Entretenimento: 

    Outra vantagem da internet é a possibilidade de ela trazer um pouco de entretenimento para dentro de casa, evitando assim a necessidade de sair para ter momentos de lazer. Com isso, uma pessoa com uma smart TV ou com dispositivos que transforma sua TV em smart, poderá ter acesso a serviços como Netflix, YouTube, entre outros serviços de vídeo por streaming ou por demanda. Sem contar o acesso à internet por computador celular e outros disponível que podem ser conectados a internet para ter acesso a diversos tipos de recursos de entretenimento e lazer para família.

  • Trabalho: 

    No ano de 2020 as pessoas perceberam o valor da internet em casa quando foi decretado a pandemia do Coronavírus. Empresas foram obrigadas a fechar as portas e para não interromper as atividades laborais, milhares de pessoas passaram a trabalhar em casa através do sistema home office, usando a estrutura de internet doméstica que já dispunham para poder conectar com outras pessoas, clientes, fornecedores e com a própria empresa e assim conseguir continuar trabalhando de maneira remota. É verdade que muita gente já trabalhava em casa através do sistema home office, mas nesta ocasião foi intensificado o uso e pessoas que talvez nunca houvessem trabalhado nesta modalidade, passou a fazer tempo integral durante a vigência da pandemia.

  • Estudos: 

    Situação similar ocorreu com as escolas que foram uma das primeiras a fecharem as portas. Com isso, para não interromper o ano letivo, a estratégia adotada foi a educação a distância ou aulas remotas como ficou mais conhecido. Com isso as escolas que historicamente adotaram o modelo tradicional e presencial de educação, durante a vigência da pandemia passou a fazer aulas sincronias e assíncronas, permitindo que os alunos pudessem dar continuidade nas atividades a distância.

  • Comunicação com a família:

    Ainda durante a pandemia do Coronavírus, muitas pessoas foram impedidas de visitar parentes, em função do distanciamento social e do isolamento social que aconteceu em muitos locais. Com isso, as chamadas de vídeo conferência feita pelo WhatsApp e outros serviços de vídeo permitiu que filhos visitassem os pais, ainda que virtualmente, dentre outros membros da família. Este recurso mostrou-se bastante eficiente e embora não tenha o mesmo valor do que uma visita presencial, foi uma saída importante que mostrou de maneira muito positiva o fato de você ter uma internet em casa.

  • Entre outros motivos

Desvantagens da internet em casa

Mas nem tudo são flores e é claro que existem desvantagens do uso da internet nas residências também. Os itens abaixo podem merecer nossa atenção:

  • Conteúdos indevidos:

    Especialmente as crianças e adolescentes podem ficar de alguma forma exposto a conteúdos indevidos. Um dos problemas bastante sérios é o caso dos vídeos relacionados no Youtube. Lembro de uma ocasião em eu meu filho estava vendo um vídeo do pica-pau e o Youtube coloca aquela barra lateral de vídeos relacionados baseado em palavras-chave, logo as palavras que ele usaria para relacionar eram pica e pau. No contexto popular e chulo essas palavras estão relacionadas com pornografia.

  • Exposição prolongada:

    As pessoas podem se expor de forma muito prolongada e desnecessária de forma que a internet passe a usar todo o seu tempo livre, privando-o assim de outras atividades importante em casa como a reunião em família ou a atenção a outras atividades, como a leitura, estudos e outras atividades.

  • Problemas de saúde:

    A exposição prolongada não só pode criar problemas sociais, mas também de saúde pois a exposição prolongada na frente do computador pode levar uma pessoa a desenvolver problemas na visão ou a famosa LER que são doenças relacionadas ao movimento e esforço repetitivo.

  • Isolamento: 

    Outro problema que a internet pode causar é o isolamento das pessoas em relação ao resto do mundo. É verdade que isto não se aplica a todas as pessoas, mas dado ao grande volume de conteúdo é comum algumas pessoas perderem a noção do tempo e com isso acostumar-se a ficar muito tempo conectado, deixando de desenvolver outras atividades essenciais. Aqui o cuidado deve ser grande também com crianças e adolescentes que podem ser mais afetados. Mas, as pessoas adultas também precisam disciplinar o seu uso nos meios digitais.

  • Excesso de informações:

    embora a ter acesso à informação é algo útil e necessário, quando isto é feito em excesso pode trazer problemas. Primeiro problema é a necessidade de filtrar tudo isso, julgar com imparcialidade e separar o joio do trigo, algo que não é fácil de fazer, pois demanda muito tempo e um pouco de disciplina. Com isso muitas pessoas acabam sendo bombardeadas por excesso de informações e conteúdo que nem sempre ajuda no desenvolvimento das pessoas.

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade