Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir fogão a lenha e serpentina?

Veja uma sequência de vídeos que mostra como construir um fogão de lenha com tijolos e também como construir uma serpentina para aquecimento de água do chuveiro ou torneiras. Um método bastante antigo, mas que ainda pode ser usado em muitas residências.

Fogão de lenha seu recurso bastante antigo é muito usado nas propriedades rurais de antigamente. Com a chegada dos modernos fogões de uso do gás de cozinha como combustível muitos deles foram abandonados e a prática de fazer esse tipo de fogão ficou um pouco esquecida. Contudo existem muitas situações como em chácaras, sítios o mesmo em residências urbanas onde seja possível e viável de se fazer um fogão de lenha para cozimento, aquecimento de água através de um processo conhecido como serpentina, entre outros.

Se você pretende fazer um fogão de lenha ou construir um sistema de serpentina para aquecimento de água do chuveiro, por exemplo, separei abaixo alguns vídeos do Youtube que mostra como efeito a construção de alvenaria com tijolos do fogão. Veja os vídeos abaixo.

Vídeo 1

Este segundo vídeo também em uma sequência de imagens mostrando o processo de construção de um fogão de lenha.

Vídeo 2

Este vídeo mostra uma sequência de imagens da construção de um fogão de lenha no processo passo a passo.

Vídeo 3

O terceiro vídeo mostra como incluir uma serpentina em um fogão de lenha. Para quem não sabe a serpentina é usada para aquecimento da água do chuveiro ou torneiras, por exemplo.

Vantagens do fogão a lenha

Muita gente gosta do fogão a lenha porque segundo eles a comida fica mais saborosa e isto é levantado por muitos como uma grande vantagem. Sinceramente não acredito que isto seja verdade pelo simples fato dá comida ter sido feito no fogão a lenha, mas reconheço que de fato a comida fica mesmo mais gostosa. Talvez o processo de cozimento dele mais lento tenha alguma influência sim, mas desconfio que a razão seja outra.

A razão não está necessariamente no tipo de combustível que o fogão usa, mas no tipo de preparo mais comuns dos alimentos que são feitos ali. Normalmente as pessoas que tem fogão a linha cozinham no final de semana ou naquele feriado quando todo mundo está reunido e aí a comida é feita com muito mais capricho, com mais tempo e normalmente levam os melhores ingredientes e preparos. Em outras palavras o fogão a linha é mais convidativo para o preparo de comidas mais saborosas e mais bem feitas e talvez esteja aí a diferença no sabor que tantos consideram.

Afinal, acho que ninguém cozinha miojo no fogão a lenha, certo? Mas aquela tradicional comida mineira pede um fogão a lenha. Notaram a o que quero dizer?

Ainda considerando o mesmo aspecto acima é comum quando a pessoa tem fogão de lenha e convidar outras pessoas para um almoço e isso obviamente é muito positivo pois acaba tendo um atrativo para reunir pessoas.

Resumindo:

  • Não usa gás e portanto pode ser mais barato o consumo dele;
  • Pode ser usado para fins onde se usaria muito gás, como no caso de assar ou cozinhar para muitas pessoas em panelas grandes;
  • Embora ele não tenha efeito direto na comida, todos sabem que a comida feita no fogão a lenha é muito mais gostosa, isto talvez porque ele é feita com mais calma sem a correria do cotidiano, com a família reunida, entre outros.

Desvantagens

Como principal desvantagem está o fato de você precisar de lenha e a menos que você tenha uma fonte onde você consiga madeira, geralmente você vai ter que comprar madeira e portanto não é um item com tanta disponibilidade o encontrado facilmente em qualquer lugar.

Outro aspecto que pode ser visto por alguns como desvantagens é o fato dele provocar um pouco de sujeira, pois ao queimar madeira gera muitas cinzas isso pode não ser atrativo para todas as pessoas.

Por fim, outra desvantagem que pode existir em alguns casos seja o fato de que um fogão a lenha é normalmente ocupar um espaço maior e pode ser que nem todas as pessoas tenham espaço disponível para construirmos ou mesmo para comprar um pronto.

Resumo

  • Faz a queima de madeira, o que não é bom em termos de poluição e também requer o uso constante deste material disponível.
  • Provoca sujeira, como cinzas e um pouco de pó as vezes
  • Requer espaço para construção e as vezes para o manuseio

Vantagens da serpentina

  • Em tempos de energia elétrica cara, usar métodos alternativos para aquecimento da água é uma boa opção e ecologicamente correta.
  • No momento, todas as alternativas ecológicas para evitar o consumo de energia elétrica são muito bem vinda e a serpentina é uma delas.
  • É um método natural, embora não seja ecológico, uma vez que precisará queimar madeira para gerar o calor necessário ao aquecimento.

Cuidados

Armazenar lenha em casa, pode exigir alguns cuidados, pois isto pode atrair alguns tipos de animais peçonhentos, então o ideal é não acumular muita lenha e periodicamente remover do local e fazer uma inspeção.

Há também um cuidado com o manuseio deste tipo de madeira, já que normalmente ela é rústica e pode ter aquelas ferpas que podem feriar a mão.

Outro cuidado é com crianças perto do fogo, já que ele produzirá muitas brasas e as vezes atraídos pela curiosidade podem se machucar.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade