Dicas e informações sobre casa e construção

Por que o setor imobiliário esta crescendo tanto no Brasil

Veja como a melhora da renda familiar dos brasileiros e os programas de financiamento como o Minha Casa Minha Vida estão contribuindo para o crescimento do mercado imobiliário.

O setor imobiliário que compreende a construção civil e as transações imobiliárias recebeu um ânimo recentemente, isto depois de um histórico de calmaria que não só manteve o mercado frio do ponto de vista econômico, como também contribuiu para um déficit habitacional muito grande no Brasil. Mas por que o setor imobiliário esta crescendo tanto no Brasil? Quais os fatores que tem contribuído para este crescimento? Vejamos alguns desses fatores.

Melhora da renda familiar

Se você tivesse um aumento significativo no salário ou na sua renda, o que faria com o dinheiro? A resposta para esta pergunta pode ser notada na quantidade de automóveis nas ruas e na quantidade de novos empreendimentos imobiliários, como casas, apartamentos e outros. Houve uma época em que se falava muito em eletroeletrônicos, mas com o aumento da renda média das famílias observadas nos últimos anos, parece que os brasileiros estão mesmo e pensando em automóveis e moradia.

Esta melhora na renda é resultado do aumento da oferta de emprego quem embora não seja tão grande, é significativa. Mais emprego, mais dinheiro na economia.

Financiamentos habitacionais

Os financiamentos habitacionais contribuem também para este aumento, já que mesmo com a melhora no salário, a renda dos brasileiros ainda não é suficiente para comprar casa a vista ou para bancar uma construção ou reforma. Mas o emprego garantido encoraja as pessoas a buscar um financiamento, especialmente junto a Caixa Econômica Federal que pratica juros bem acessíveis para compra de imóveis, construção ou reforma.

Minha Casa Minha Vida

Ainda falando de financiamento é necessário abrir um parêntese para o programa Minha Casa Minha Vida que é uma modalidade de financiamento diferenciada, com juros mais baixo ainda e com subsídio do governo que pode chegar a mais de R$ 20.000,00, dependendo do caso.

O Minha Casa Minha Vida é destinado a financiar imóveis populares para pessoas de baixa renda. Este programa incluiu muita gente não se qualificava para um financiamento tradicional e com isso permitiu que inúmeros empreendimentos fossem criados, contribuindo de forma muito significativa para o crescimento do setor.

Conclusão

Uma coisa leva a outra. A economia é um grande bloco que para andar precisa que várias peças sejam encaixadas permitindo que tudo ande. A renda é a base disso, ou seja, sem renda não há financiamento, que não há construções que não há crescimento do mercado imobiliário. É por isso que quando você vê um programa de TV, um jornal ou outra mídia qualquer falando do governo, em boa parte dos casos estão falando de economia e fica evidente a preocupação do governo em manter a economia aquecida, pois se uma coisa parar, outras que são dependentes também param e pode começar um efeito cascata levando toda a economia a estagnação.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade