Dicas e informações sobre casa e construção

Dica de construção: Evite tomadas muito próximas ao fogão

Veja esta dica que você deve ficar atento quanto ao local de colocação das tomadas para evitar tomadas fiquem próximos dos queimadores dos fogões, por exemplo.

A função do planejamento é poder antever possíveis problemas e buscar soluções antes que as coisas aconteçam, isto tem ajudado pessoas e empresas a serem mais produtivas e evitar dores de cabeça com situações que não foram pensadas ou planejadas. Na construção de uma casa o planejamento é de fundamental importância e por esse motivo existem alguns profissionais como os arquitetos e engenheiros que são responsáveis por fazer um planejamento ou o projeto de uma casa, levando em considerações os aspectos funcionais e práticos, estéticas, mercadológicos, entre outros.

Na cozinha especificamente temos que ter no mínimo 4 tomadas, e essas 4 tomadas ou as demais tomadas que você precisar, coloquem sempre as tomadas de 20 amperes, pois os aparelhos que irão ser usados nas cozinhas eles tem uma carga muito alta, e as tomadas comum é de 10 amperes, não irá aguentar. Então todos os aparelhos utilizados na cozinha eles precisam de uma amparagem maior.

Uso de tomadas e o projeto elétrico

O projeto elétrico de uma das partes importantes no planejamento de uma casa e entre outras coisas ele envolve a quantidade de tomadas e interruptores que você terá na casa, a posição de cada um deles, respeitando as possíveis necessidades e considerando a viabilidade de instalação, bem como a facilidade de uso de cada um deles. Na minha casa que foi recém-construída nós pensamos em tudo isso, inclusive colocamos um número razoavelmente grande de tomadas para garantir que todas as necessidades fossem supridas, mais uma dessas tomadas me surpreendeu por ter ficado em um local tanto quanto complicado, ou seja, em cima do fogão.

Tomada em cima do fogão, e agora?

Na verdade a minha esposa queria colocar muitas tomadas na cozinha, pois segundo ela isto seria necessariamente em função da quantidade de eletrodomésticos que podem ser usados na pia por exemplo. Como a pia da minha casa foi planejada e integrado a um balcão, colocamos várias tomadas de forma a atender essas necessidades. Também estava nos planos colocar um fogão cooktop que é integrados à pia e aí surgiu então este problema, ou seja, pensamos no planejamento da pia com fogão, pensamos nas tomadas, mas acho que esquecemos de pensar nas duas coisas juntas e aí depois de pronto é que percebi que uma tomada havia ficado bem em cima do fogão.

Infelizmente a tomada foi inutilizada, pois além de muito perigoso, ficaria bastante complicado seu uso em função do fogão. Eu ainda pretendo retirá-la de lá, uma vez que existem alguns elementos muito próximos que são fogo e eletricidade e eu não gosto dessa combinação muito próxima. Então fica a dica.

As caixinhas 4 por 2, elas devem estar em é ou de lado? É errado colocar a caixinha de lado?

É uma dúvida que muitas pessoas tem, pois não existe uma norma falando que a caixinha deve ser colocada em pé ou de lado, se o fabricante escrever na embalagem da caixinha como ela deve ser posicionada, você irá utilizá-la como o fabricante informou, agora se não estiver nenhuma instrução, você utilizará da forma que você achar melhor.

Perguntas e respostas

Devo colocar tomadas 220v em casa?

Sim, você deve colocar tomadas 220 em casa. Especialmente para o caso de instalação de aparelhos de ar-condicionado, que em sua maioria tem a voltagem de 220v. Além dele, algumas máquinas também utilizam a voltagem 220 e por isso é importante você ter algumas tomadas em pontos estratégicos que seja de voltagem 220v.

Para o ar-condicionado, é importante observar onde eles serão instalados e já deixar uma tomada instalada Geralmente do lado direito do local onde o ar será instalado.

Vale lembrar ainda que além do ar-condicionado e alguns tipos de máquinas, os chuveiros elétricos deveriam ser também 220, muito embora eles não usem tomadas, mas o ideal é que eles sejam em voltagem 220, especialmente se você tiver mais que um chuveiro em casa.

Trocar interruptores de parede por controle remoto é vantajoso?

A ideia é bastante interessante e de fato muito prático, pois com o controle remoto você poderia acionar a lâmpada e ventilador de teto, por exemplo, de qualquer ponto do cômodo, não sendo necessário levantar-se da cama, por exemplo e ir até a tomada para fazer o acionamento.

Este é o lado positivo, mas existe também um outro ponto negativo que é um consumo de pilha que você terá no controle remoto e mesmo desgaste que ele tem com o tempo, sendo as vezes necessário fazer a substituição dele.

Vale ainda observar que tem o risco de você perder o controle remoto, como as vezes acontece aqui em casa e você ficar no escuro tentando achar o controle remoto e não acha. Para isso inventaram a lanterna de celular, mas não chega ser uma coisa muito prático.

Preciso me preocupar com padrão de tomadas ao viajar para outro país?

Com certeza esta é uma preocupação que deve fazer parte do planejamento da sua viagem. Não existe um padrão internacional para tomadas e interruptores que são aplicados universalmente. Embora existam diversos padrões, cada país tem autonomia para definir qual o padrão será usado dentro daquela nação. A escolha por um padrão o outro normalmente é uma decisão técnica que leva em consideração aspectos locais, mas também pode ser uma decisão política. Sendo técnica ou política, o que vale é exatamente a autonomia de cada país definir dentro do seu território qual o padrão é mais adequado para aquela nação.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade