Dicas e informações sobre casa e construção

Terreno para vender. Dicas de anúncio, negociação e venda

Veja algumas dicas de como anunciar um terreno para vender, onde anunciar e quais os cuidados que precisam ser tomados no processo de negociação e venda do terreno.

Vender um terreno pode ser uma atividade simples e até rápida, mas também pode ser uma grande dor de cabeça, afinal não é todo o dia que vendemos terreno e por ser uma prática pontual, nem todas as pessoas estão habituadas com a prática de divulgação, negociação e venda propriamente dita. Abaixo relaciono algumas dicas para anúncio do imóvel, processo de negociação e algumas dicas da venda do terreno.

Anúncio

O anúncio deve ser feito visando atingir o público-alvo desejado e em cada cidade poderá haver estratégias diferentes. As perguntas que você precisa fazer são:

  • Quem compraria o meu terreno, ou seja, qual o tipo de pessoa se interessaria por ele?
  • Qual a mídia (rádio, jornal, TV, cartaz, site, rede sociais, etc) este tipo de pessoa tem mais acesso?

Essas duas perguntas ajudará a filtrar as pessoas que você deseja comunicar a venda do seu imóvel. Mas para todos os casos uma dica ainda é indispensável: Coloque uma placa de venda no terreno com o seu telefone. Aprenda com as imobiliárias.

O que esperar: o mercado de terras e por que é diferente

Muitas pessoas esperam que a dinâmica de mercado para lotes e terras seja a mesma do mercado para residências existentes. Eles não são. Você estará mais bem preparado para vender sua casa ou terreno se entender algumas das diferenças entre o mercado de terras e o mercado de casas existentes:

  • Os compradores de lotes e terras são diferentes dos compradores de casas - esses grupos de pessoas têm perspectivas, desejos e necessidades muito diferentes. Os compradores de terrenos, sejam indivíduos ou desenvolvedores, estão procurando o local certo e uma oportunidade que os permite personalizar para atender às suas necessidades.
  • O mercado de terras é menos ativo - O mercado de residências existentes é quase sempre mais vibrante do que o mercado de terras. Simplesmente há um número menor de compradores para terrenos vagos do que os consumidores que procuram casas.
  • Paciência necessária - A venda de uma terra muito ou vazia geralmente levará mais tempo do que uma casa Você tem que ser paciente.

Negociação

A negociação passa por discutir e se necessário ajustar preço, condições de pagamento, melhorias que podem ser feitas no terreno como condição de compra e venda, entre outros. Neste caso a dica é definir bem qual é o preço que você quer vender e se possível deixar uma margem para negociação. Considere também elaborar uma lista de atrativos do seu terreno e apresente esses pontos ao possível comprador.

Lembre-se que a condição de pagamento é um fator, muitas vezes decisivo na compra do terreno. Aceitar que o cliente faça um financiamento, por exemplo é uma estratégia que pode dar muito certo.

O que fazer: passos para vender seu lote ou terreno

Embora tenhamos notado que existem muitas diferenças na venda de terrenos, ao mesmo tempo, os conceitos são semelhantes à venda de uma casa. Você só precisa adaptar sua estratégia, ferramentas e foco para vender esse tipo de propriedade.

Entenda quem será seu comprador e o que eles precisam saber

Ao vender uma casa, você sabe que seu mercado-alvo é tipicamente um comprador residencial em uma determinada faixa de preço. Mas ao vender terrenos vagos, você deve avaliar quem serão seus compradores, entre muitos outros fatores. Seu perfil de comprador pode depender do tipo de propriedade que você está vendendo, se o terreno já foi desenvolvido, sua localização e condições de mercado, entre outros critérios. O seu provável comprador é um indivíduo que procura muito por uma nova casa? Ou o seu comprador vai ser um construtor ou desenvolvedor procurando por terras para o próximo projeto? Ou o seu comprador é uma combinação desses, ou alguém completamente diferente? Pode haver compradores diferentes para lotes acabados, área rural ou uma parcela de terrenos suburbanos em um próspero mercado imobiliário novo

Venda

O processo de venda diz respeito a finalização ou concretização do negócio. É necessário fazer um contrato de compra e venda onde esteja definido algumas coisas:

  • Qualificação do terreno. Endereço, características, número da matrícula, etc.
  • Qualificação do vendedor. Nome, endereço, estado civil, dados do cônjuge, CPF e RG de ambos.
  • Qualificação do comprador. Nome, endereço, estado civil, dados do cônjuge, CPF e RG de ambos.
  • Valor da venda do terreno e condições de pagamento. Informe detalhadamente quando e como serão feitos os pagamentos
  • Demais condições. Informe ainda quando será feita a entrega do terreno, quais as condições de entrega, responsabilidades de cada uma das partes, entre outras questões que você julgar necessário.

Por fim existe a questão da documentação, já que deve ser feita nova escritura transferindo o terreno do vendedor para o comprador e após lavrada a escritura é necessário fazer o registro dela no cartório de registro de imóveis. Lembrando que toda essa documentação tem custo e normalmente ela é paga por quem compra.

Ter a terra pronta

As primeiras impressões duram no mercado imobiliário. Ao vender uma casa, você nunca deixaria sua roupa suja para os potenciais compradores ver, e você também deve limpar o seu lote antes de ser mostrado e comercializado. Cortar a grama (ou ervas daninhas), remover o lixo e tirar fotos de marketing de sua propriedade quando ela está procurando o seu melhor. Alguns vendedores até plantam flores silvestres para deixar sua terra desocupada linda.É como montar uma casa, mas você está apenas trabalhando com terra crua.

Escolha seu preço com cuidado

O preço pode determinar o seu sucesso em atrair potenciais compradores, e precificar o seu lote ou aterrar demasiado alto é um dos maiores erros que os vendedores cometem e lamentam. O preço errado irá assustar os compradores até mesmo de indagar sobre sua propriedade, e fará com que sua propriedade demore mais tempo para vender.

Fonte: https://www.jetimob.com/blog/vender-terrenos/

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade