Dicas e informações sobre casa e construção

Como vender um terreno? Dicas de anúncio, negociação e venda

Veja algumas dicas de como anunciar um terreno para vender, onde anunciar e quais os cuidados que precisam ser tomados no processo de negociação e venda do terreno.

Vender um terreno pode ser uma atividade simples e até rápida, mas também pode ser uma grande dor de cabeça, afinal não é todo o dia que vendemos terreno e por ser uma prática pontual, nem todas as pessoas estão habituadas com a prática de divulgação, negociação e venda propriamente dita. Abaixo relaciono algumas dicas para anúncio do imóvel, processo de negociação e algumas dicas da venda do terreno.

Preparar o terreno para venda

O primeiro aspecto que você precisa se preocupar é com a preparação do terreno para venda, como preparação considero que você deve deixá-lo de maneira mais apresentável possível, cortando mato alto, tirando qualquer sujeira que tenha nele, eliminando obstáculos, dentre outras ações você pode realizar para deixar o terreno o mais acessível e apresentável possível.

É bastante frustrante você ver um terreno para comprar e sequer conseguir enxergar a extensão dele toda de tanto mato alto que existe, lixo jogado por todo lado, dentre outros. Eu sei que tudo isso pode ser facilmente removido, mas para muitas pessoas pode consistir um primeiro obstáculo na intenção de compra daquele terreno.

Deixar o terreno limpo também pode ser útil para que o comprador veja como é o desnível dele, pois este é um fator importantíssimo para quem pretende construir uma casa. Em muitos casos, dependendo do grau de desnível, bem como da direção dele, o trabalho para nivelar o terreno pode ser caro e trabalhoso e certamente este é um item que os compradores irão avaliar.

Anúncio

O anúncio deve ser feito visando atingir o público-alvo desejado e em cada cidade poderá haver estratégias diferentes. As perguntas que você precisa fazer são:

  • Quem compraria o meu terreno, ou seja, qual o tipo de pessoa se interessaria por ele?
  • Qual a mídia (rádio, jornal, TV, cartaz, site, rede sociais, etc) este tipo de pessoa tem mais acesso?

Essas duas perguntas ajudará a filtrar as pessoas que você deseja comunicar a venda do seu imóvel. Mas para todos os casos uma dica ainda é indispensável: Coloque uma placa de venda no terreno com o seu telefone. Aprenda com as imobiliárias.

Portanto, o anúncio deve ser resultado de uma estratégia de venda onde você identificou o possível público-alvo, escolheu a mídia correta e direcionou esse anúncio para esse público-alvo. Esta é uma estratégia muito importante e é o que as empresas fazem quando querem vender um produto, desta forma o seu terreno é o seu produto e você precisa tratá-lo da mesma forma se quiser obter um resultado mais satisfatório.

Onde anunciar?

Existem vários locais onde os anúncios podem ser feitos, dentre eles destacamos os seguintes:

  • Sites de venda de imóveis: Existem sites especializados em anúncio de vendas de imóveis, eles oferecem a vantagem de já existir neles uma audiência bem grande de pessoas que frequentemente possam entrar ali em busca de imóveis para comprar. Acredito que seja uma boa alternativa investir nesse tipo de site. Dentre eles destaco o Vivareal.
  • Redes sociais: outra estratégia é fazer anúncio diretamente nas suas redes sociais, principalmente no Facebook que é uma das mais popular de todas e concentra-se uma quantidade enorme de pessoas. Nesse caso você pode anunciar no seu próprio perfil, mas também poderá impulsionar o anúncio, isto é, você paga para o Facebook mostrar a sua publicação para outras pessoas que não são seus amigos e assim você alcança um número muito maior de pessoas. Neste caso você pode criar o seu público-alvo que pode ser geográfico, por faixa etária, por sexo, por interesse ou outros critérios que você tem disponível na hora de impulsionar o anúncio. Esse tipo de estratégia costuma dar bons resultados.
  • Imobiliárias: obviamente que esta é uma estratégia bastante tradicional que é colocar o imóvel em alguma imobiliária para que os corretores de lá possam promover a venda. Geralmente funciona bem, mas em alguns casos pode demandar mais tempo, contudo é uma estratégia mais segura, especialmente em uma boa imobiliária. A vantagem dessa estratégia é que você praticamente não tem trabalho nenhum, pois eles fazem a intermediação de todo processo de venda.
  • Placa no imóvel: como já citado acima, uma boa estratégia você colocar uma placa de vendas no próprio imóvel e assim as pessoas que passam ali podem se interessar por ele e sabendo que está a venda, poderá entrar em contato com você para obter mais informações. É também uma estratégia bastante tradicional e que geralmente dá bons resultados.

Negociação

A negociação passa por discutir e se necessário ajustar preço, condições de pagamento, melhorias que podem ser feitas no terreno como condição de compra e venda, entre outros. Neste caso a dica é definir bem qual é o preço que você quer vender e se possível deixar uma margem para negociação. Considere também elaborar uma lista de atrativos do seu terreno e apresente esses pontos ao possível comprador.

Lembre-se que a condição de pagamento é um fator, muitas vezes decisivo na compra do terreno. Aceitar que o cliente faça um financiamento, por exemplo é uma estratégia que pode dar muito certo.

Quando uma pessoa é muito inflexível quanto à questão do preço, dificulta bastante a negociação e as vezes acaba inibindo a realização do negócio. Portanto ter uma margem de lucro para negociar e criar facilitadores pode ser um grande diferencial, senão um fator decisivo para você conseguir vender o seu terreno.

Venda

O processo de venda diz respeito a finalização ou concretização do negócio. É necessário fazer um contrato de compra e venda onde esteja definido algumas coisas:

  • Qualificação do terreno. Endereço, características, número da matrícula, etc.
  • Qualificação do vendedor. Nome, endereço, estado civil, dados do cônjuge, CPF e RG de ambos.
  • Qualificação do comprador. Nome, endereço, estado civil, dados do cônjuge, CPF e RG de ambos.
  • Valor da venda do terreno e condições de pagamento. Informe detalhadamente quando e como serão feitos os pagamentos
  • Demais condições. Informe ainda quando será feita a entrega do terreno, quais as condições de entrega, responsabilidades de cada uma das partes, entre outras questões que você julgar necessário.

Por fim existe a questão da documentação, já que deve ser feita nova escritura transferindo o terreno do vendedor para o comprador e após lavrada a escritura é necessário fazer o registro dela no cartório de registro de imóveis. Lembrando que toda essa documentação tem custo e normalmente ela é paga por quem compra.

Lembre-se de que é necessário fazer a escritura e registrá-la para que a venda seja de fato efetivada e a transferência ocorra de maneira legal. Muita gente acaba fazendo apenas contrato de gaveta e as vezes acredita que está tudo bem, mas quem não registra não é dono e portanto para evitar dor de cabeça para quem vende ou para quem compra é fundamental que você faça escritura e o registro dela no cartório de registro de imóveis.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade