Dicas e informações sobre casa e construção

Inscrição Minha Casa, Minha Vida: Inscrição, Boleto e Simulador

Para fazer a sua inscrição no Minha Casa, Minha Vida é preciso primeiro verificar se você está de acordo com os pré-requisitos necessários para utilização do serviço, sendo pertencente a uma família de baixa renda

Hoje em dia um dos grandes sonhos que muitas pessoas têm é a oportunidade de conseguir estar dentro de uma casa e chamá-la de sua, sem ter de se preocupar com aluguéis e coisas do tipo, se sentindo bem mais tranquilos em um espaço onde há a relação de posse e pertencimento. Mas, nem sempre isso se torna possível devido os altos custos dos imóveis, só que existem projetos como o Minha Casa, Minha Vida, que dá essa chance de conseguir a compra facilitada da casa tão desejada!

Por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida é possível realizar a compra de um imóvel, dar um determinado valor como entrada no pacote de pagamentos e assim seguir com valores mínimos em parcelas bem baratas que podem ser pagas sem muito esforço, tendo assim ao final do processo um imóvel próprio. O programa é desenvolvido pela Caixa Econômica Federal.

conjunto habitacional minha casa minha vida

No processo de aplicação do projeto é necessário estar atento a prazos e disponibilidade de inscrições, assim você tem a oportunidade de também conseguir o seu imóvel. Hoje, vamos trazer um material que explica direitinho como funciona o Minha Casa, Minha Vida, inscrições, boleto e simulador. Quer saber tudo sobre? Vamos lá!

O Programa Minha Casa, Minha Vida

O Programa Minha Casa, Minha Vida é um projeto desenvolvido pelo governo e trabalhado pela Caixa Econômica Federal, dando a oportunidade a muitas pessoas a conseguirem ter a realização do sonho da sua casa própria, facilitando o acesso ao sonho para quem é participante de famílias de baixa renda, com a oportunidade de juros baixos e regras mais flexíveis. A existência do programa data de vários anos em funcionamento, beneficiando muitas famílias que participam do projeto, melhorando a sua qualidade de vida por meio do projeto.

Quem pode participar

Para quem deseja participar do programa é preciso entrar em contato com a Caixa através das centrais de atendimento ou ainda pelo ponto de atendimento mais próximo de você, sendo ele o único responsável geral por organizar e administrar todos os procedimentos que envolvem o processo do programa Minha Casa, Minha Vida. Dentre as principais especificações sobre o programa estão:

  • A oportunidade de participação de famílias em situação de baixa renda e com renda mensal de até 7 mil reais por família
  • O financiamento acontece por meio de juros baixos e com processo bem facilitado para o acesso a residência própria das famílias de baixa renda
  • Prazos de pagamentos mais confortáveis e com acesso simples para famílias de baixa renda
  • A prestação dos pagamentos mensais feitos não pode ultrapassar 30% da renda mensal da família

Inscrição

Para fazer a sua inscrição no Minha Casa, Minha Vida é preciso primeiro verificar se você está de acordo com os pré-requisitos necessários para utilização do serviço, sendo pertencente a uma família de baixa renda, e ainda tendo a necessidade de, para isso, se deslocar até uma unidade de atendimento da Caixa. Você deve procurar a prefeitura ou órgão responsável pelo Minha Casa, Minha Vida da sua cidade, fazer o cadastro no programa e informar dados pessoais como CPF, identidade e comprovante de renda. Por fim, acesse o site da Caixa e confira o andamento e demais detalhes sobre.

Boleto

Se você já participa do programa e por algum motivo chegou a perder o seu boleto, basta acessar o site e solicitar a segunda via do boleto para prestação de contas, sem precisar ao menos sair da casa. Você deve acessar o site da caixa, ir nas opções de segunda via do boleto e inserir como informações o n° do contrato e ainda seu CPF e CNPJ, sendo o boleto gerado na hora.

Simulador

Através do site da Caixa você pode realizar o simulado do projeto Minha Casa, Minha Vida, ou ainda entrar em contato com funcionários bancários que respondem pela Caixa mais próximos de você e fazer a solicitação de simulação de crédito Caixa para o programa de imóvel Minha Casa, Minha Vida. No processo você irá ser questionado sobre qual seu tipo de pessoa, qual o tipo de financiamento desejado, em qual das categorias o imóvel se adéqua, valor aproximado do imóvel e Estado onde ele se localiza.

Clique Aqui para acessar o simulador

Algumas informações importantes

O imóvel como garantia

O móvel que você financiou do programa Minha Casa Minha Vida é ao mesmo tempo a garantia de pagamento do financiamento feito com a Caixa. Neste caso você está habilitado usar o imóvel dentro das condições que o contrato estabelece, mas deverá cumprir com o pagamento das prestações e demais obrigações recorrentes, contudo o imóvel ainda não é seu definitivamente é isto só irá acontecer quando houver a quitação total do financiamento com a Caixa.

Perda do imóvel

Caso você fique inadimplente com o pagamento de duas ou mais prestações do financiamento a Caixa poderá efetuar a cobrança desses valores e caso persistir a inadimplência é possível chegar a perda do imóvel. Mas isto só ocorrerá se houver negligência do pagamento, bem como negligência em procurar a caixa e renegociar a dívida.

Garantia securitária

Se o seu financiamento conta com recursos do FGTS, ele tem uma coberta de seguro que garante:

  • Quitação total ou parcial do saldo devedor do financiamento habitacional em caso de Morte e Invalidez Permanente (MIP) do(s) devedor(es);
  • • Pagamento de despesas para recuperação de Danos Físicos no Imóvel (DFI).

O devedor, seu sucessor ou herdeiro pode solicitar a quitação do imóvel nos seguintes casos:

  • Morte do devedor;
  • Invalidez permanente que impeça o desempenho de trabalho habitual de forma definitiva, desde que não esteja recebendo auxílio-doença.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade