Dicas e informações sobre casa e construção

O que é construção civil? Definição, dicas e mercado

Veja a definição de construção civil como as etapas de fundação, alvenaria e acabamento. Veja as dicas do mercado e o novo momento que vive a construção com um vídeo desta nova realidade.

O que é construção civil e qual a sua definição? Basicamente é a etapa de um projeto de arquitetura ou engenharia onde ocorre a sua execução, ou seja, a construção é a execução daquilo que foi projeto pelo engenheiro ou arquiteto e constitui a parte da fundação, alvenaria e acabamento.

A fundação diz respeito ao alicerce, colunas, estacas, baldrames e outros elementos que são feitos para servir de base para erguer a casa, prédio ou outro tipo de construção. A alvenaria ou estrutura é composta de paredes, colunas, amarração, laje e outras partes da obra. O acabamento são as etapas de finalização como a colocação do piso, forro, revestimento das paredes, colocação de peças como pia, objetos de banheiro, pintura, entre outras etapas.

Segundo manual do MEC, a construção civil:

"[...] tem interfaces com diversas outras áreas profissionais. Além da nítida interface com a área de Gestão, claramente presente nas atividades de gerenciamento da execução e da manutenção de obras, devem ser ressaltadas as relações com as áreas de Transportes, Geomática, Mineração, Química, Meio Ambiente, Agropecuária, Artes, Design, Saúde, Informática e Comércio. É possível, mesmo, que, em alguns casos, possam ser desenhados currículos [de cursos na área] que contenham células comuns de desenvolvimento de competências requisitadas por mais de uma dessas áreas".

Segundo a Receita Federal, Instrução normativa nº 1845 de 22 de novembro de 2018, artigo segundo do capítulo I, construção civil é conceituada como:

"Art. 2º Considera-se obra de construção civil, a construção, a demolição, a reforma, a ampliação de edificação ou qualquer outra benfeitoria agregada ao solo ou ao subsolo, conforme discriminação no Anexo VII da Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009."

No Brasil a ABNT regula as normas técnicas, o Conselho Regional de Engenharia fiscaliza a responsabilidade civil de engenheiros e arquitetos na construção civil. É interessante dizer que qualquer obra de construção civil deve ser anteriormente aprovada por um engenheiro ou arquiteto com registro no CREA e nos órgãos municipais.

Mercado da construção civil

No vídeo abaixo que tem como título o avanço na construção civil muda o status de pedreiro é um bom indicador da situação deste mercado, ou seja, nota-se que houve uma melhora para os profissionais que atuam na construção e isto é um reflexo do crescimento e manutenção de um mercado que ainda tem muito a crescer.

Dicas

As dicas para quem pretende construir uma casa são as seguintes:

  • Preocupe-se muito com a compra do terreno e valorize a localização;
  • Pense em como irá aplicar os recursos financeiros na compra dos materiais e na contratação da mão de obra. Fique muito atenta a este item e trabalhe na difícil relação qualidade versus preço.
  • Tenha uma administração efetiva da obra, discutindo cada etapa e acompanhando os resultados da execução da mesma.

Qual a importância do planejamento na construção civil?

O planejamento é a etapa anterior a qualquer tipo de projeto, considerando que a construção de uma residencia é um projeto oneroso e a longo prazo devem ser tomados alguns cuidados na etapa do planejamento para evitar problemas futuros.

Converse sempre com familiares para chegarem a um consenso sobre quais as necessidades e o valor disponível para supri-las. É importante pensar junto com os familiares os seguintes pontos da construção: localização, padrão da construção, quantidade de cômodos, revestimentos entre outros pontos importante que devem ser pensados antes de começar a construção.

Qual a importância de um orçamento na construção civil?

O orçamento de uma construção é parte importante do projeto, ele deve ser feito com cautela e prudência para não ser surpreendido por um item importante, caro e não orçado anteriormente.

É importante que o orçamento tenha um fundo de emergência ou contingência para que seja possível cobrir algum possível imprevisto durante a construção.

É interessante ressaltar que se houver necessidade de economizar na construção que isto não seja feito nas partes básicas como fundação e estruturação da casa, tais fases são importantes e dão sustentação a todo o projeto de construir uma residência.

O orçamento dos acabamentos não pode ser negligenciado, apenas de não fazer parte da estrutura da casa, em alguns casos tem a função de protegê-la e pode acabar sendo a parte mais cara da obra.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Márcio Augusto. A moderna construção sustentável. IDHEA-Instituto para o Desenvolvimento da, 2008. Acesso em 13/8/19. Link.

Ministério da Educação. Educação Profissional. Construção Civil. Acesso em 13/8/19. Link.

Boletim ABNT. Maio 2013 | volume 10 | nº 129. Acesso em 13/8/19. Link.

Instrução Normativa Receita Federal do Brasil, nº 1845, de 22 de novembro de 2018.  Acesso em 13/8/19. Link. 

Onde posso saber mais sobre o assunto?

Conhecendo obras - surpreenda engenheiros, arquitetos e mestres-de-obras - Isaac de Cristo. Acesso em 13/8/19. Link.

Gestão de contratos na construção Civil. Por Antônio Carlos da F. Bragança Pinheiro e Marcos Crivelaro. Acesso em 13/8/19. Link.

Como Gerenciar Projetos de Construção Civil. Por Marco Antonio Portugal. Acesso em 13/8/19. Link.

Guia Para Montar Seu Próprio Negócio Especial Ed.04: Descubra como investir. Por On Line Editora, Negócios On Line Editora. Acesso em 13/8/19. Link.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade