Dicas e informações sobre casa e construção

Casa planejada e as vantagens do planejamento da casa

Quais as vantagens de fazer o planejamento da construção de uma casa, visando a economia de recursos materiais e financeiros, usando os recursos naturais de forma adequada jogo entre outros.

Planejamento faz parte da vida de muitas pessoas, especialmente nos ambientes empresariais onde é necessário planejar os recursos que as estratégias que serão adotadas para minimizar os custos e maximizar os resultados. Muitos podem pensar que o planejamento é algo complicado e que isso pode ser feito por especialistas nesta área, sendo assim a simples construção de uma casa não se quer um planejamento específico, mas isto está errado.

A construção de uma casa deve ser feita de forma planejada para que os melhores resultados sejam alcançados é um custo acessível. Abaixo relacionando algumas vantagens e algumas ideias que podem ser consideradas para fazer o planejamento da construção de uma casa residencial.

planejamento da construção

Redução de custo na construção

A primeira vantagem do planejamento é a redução do custo da construção, que é um fator muito importante já que se executada de qualquer forma pode consumir muitos recursos financeiros e ainda ocasionar algumas dores de cabeça. Abaixo algumas dicas para o seu planejamento visando economia de tempo e dinheiro:

  • Tenha o cuidado na contratação da mão de obra para a construção, pois boa parte dos recursos financeiros são gastos com esses profissionais. Veja o texto: Como contratar um pedreiro;
  • Faça uma lista dos materiais que serão usados e pesquise preços antes de comprar;
  • Discuta com o arquiteto e o engenheiro cada etapa da obra. Arquitetos são ótimos profissionais, mas as vezes eles sugerem coisas que vão custar muito caro;
  • Faça o planejamento dos espaços que você irá precisar, como quantidade de cômodos e tamanho de cada um deles. Lembre-se que cada metro quadrado de construção fica próximo de R$ 1.500,00 e, portanto é preciso otimizar os espaços para não construir algo que você não precisará.
  • Entre outros.

Melhor aproveitamento dos recursos naturais

verde recursos naturais ecologia

Outra vantagem e um aspecto não menos importante é pensar na sua casa de forma a usar os recursos naturais de forma correta permitindo ganhos consideráveis com esta abordagem. Veja abaixo alguns pontos que você deve incluir no seu planejamento visando o uso dos recursos naturais ao seu favor:

  • Planeje bem as entradas de ar e luz, isto irá economizar energia elétrica com iluminação e ar-condicionado;
  • Considere a possibilidade de usar aquecedor solar para o chuveiro e as torneiras, isto além de economizar energia elétrica, contribui para o consumo de energia limpa e renovável;
  • Além do aquecedor solar, temos hoje a opção de colocar um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, que usa o mesmo sistema de placas solares, mas não para aquecimento da água e sim para a geração de energia para o uso em sua casa. Neste caso, durante o dia onde a geração é maior que o consumo, o excedente você distribui pela rede elétrica e a noite faz o inverso;
  • Abuse do verde. Árvores, pequenas plantas, grama, entre outros tornam o ambiente mais bonito, gostoso e é relativamente barato;
  • Apesar de serem ainda caras, as lâmpadas de LED são as melhores ecologicamente e economicamente;
  • Cores brancas nos telhados e paredes são as tendências ecológicas. A cor branca retém menos calor e consequentemente aquece menos o ambiente economizando energia elétrica;
  • Entre outros.

Ambiente mais agradável e funcional

Finalmente temos ainda de levar em conta que o resultado da sua construção precisa ser uma casa agradável e principalmente funcional, isto não está relacionado com a quantidade de dinheiro que você gasta, mas como o seu planejamento levou em consideração uso do espaço e recursos para proporcionar um ambiente agradável para você e para sua família. Veja algumas ideias:

  • Tente evitar o corredor interno, quando não for possível, tente fazê-lo o menor possível;
  • Planeje as entradas e os principais caminhos pela casa. Tive uma casa que a entrada principal cruzava a sala em diagonal, o resultado era a dificuldade de posicionar os móveis e a perda de espaços;
  • Tente colocar os quartos no fundo, isto ajuda para mantê-los mais distantes da rua e com mais silêncio;
  • Faça o planejamento de tomadas e apagadores, pois este é um dos grandes problemas de muitas residências;
  • Planeje a lavanderia, cozinha e outros ambientes levando em conta a posição do sol no período da manhã onde geralmente esses espaços são mais usados;
  • Entre outros.

Comentários

Veja alguns comentários e opiniões sobre o uso de armário de cozinha planejado, embutido ou modulado:


Eu tinha na minha cozinha um armário que não era planejado, porém eu notei que com ele eu não conseguia aproveitar todos os espaços da minha cozinha, e por conta disso eu resolvi trocar ele por um armário planejado e foi uma ótima decisão. Um armário planejado para cozinha possui muitas vantagens, a primeira delas eu já citei anteriormente que é o fato de que com o armário planejado eu consigo aproveitar todos os cantinhos da minha cozinha, outra vantagem é que por ser um móvel planejado você pode mandar fazer exatamente como você quer, e da cor que mais vai combinar com a sua cozinha.

Depois de ter mandado fazer um armário planejado e ter colocado ele na minha cozinha, eu pude perceber que ter um armário planejado na cozinha não possui nenhuma desvantagem ou ponto negativo, muito pelo contrário um armário planejado só possui vantagens e benefícios.

Ana Carolina Ferreira de Oliveira, Viamão RS


Todos os armários da minha cozinha são do tipo modulados, adquiridos em loja de grande rede de móveis.

São da cor branca, com porta de pistão de ar, com abertura para cima, o que é muito prático e mais resistência do que as tradicionais porta com abertura para lateral.

Têm divisórias/prateleiras internas, o que facilita bastante a organização dos itens.

Dois deles possuem nichos inferiores, que são muito bons para guardar aqueles itens de uso diário como xícaras e copos, facilitando o acesso.

São fáceis de limpar, mas é importante usar algum produto removedor de gordura, já que por conta do cozimento de produtos, a tendência é ir acumulando gordura nos móveis.

Por serem modulados foi possível distribuí-los de modo a preencher toda a extensão da parede, gerando melhor aproveitamento do espaço.

EDNA VIEIRA DE ARAUJO SOUSA, SÃO PAULO, SP


O meu armário planejado de cozinha ficou do jeitinho que eu gosto e seguiu exatamente o formato da minha cozinha, o acabamento ficou perfeito. Feito com bons materiais e cores que combinam com meus utensílios e equipamentos de cozinha. Como a superfície é de MDF evite limpar com panos úmidos demais, em caso de gordura passe um pano úmido com detergente, logo após, passe um pano seco. Não use muita força para limpar, caso a sujeira seja mais resistente, procure um produto como limpador multiuso de sua preferência para auxiliá-lo. Evite deixar a superfície molhada.

Uma das desvantagens é o cheiro um pouco forte, além da difícil movimentação.

Tatiane, Correntina Bahia

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade