Dicas e informações sobre casa e construção

Portas e janelas de vidro temperado é aconselhável?

Colocar portas e janelas de vidro temperado é uma alternativa viável para uma casa ou existem problemas com o uso desse tipo de material que deve ser evitado por algum motivo específico?

Janelas e portas de vidros podem ser muito úteis em muitas situações e naturalmente que o uso desses materiais depende do projeto e da avaliação feita pelo engenheiro ou arquiteto que estiver dirigindo o projeto da sua casa. Mas de uma maneira geral e sem levar em conta particularidades de cada projeto é possível dizer que é preciso tomar alguns cuidados pois o uso dos vidros trazem benefícios mas pode trazer algum inconveniente em alguns casos e por isso é bom pensar bem antes de usar.

Benefícios

Janela de vidro

Entre os benefícios está o fato de você poder manipular muito bem este material e solicitar a construção de portas e janelas sob medida que é uma prática bastante comum para atender necessidades de espaço ou conveniência no seu imóvel. Na minha casa, por exemplo, a porta da cozinha é de vidro temperado e foi feita sobre medida, pois havia um espaço pouco limitado, então pedimos para fazer uma porta de correr utilizando o espaço que temos é assim resolveu muito bem o nosso problema. Outra vantagem é que é um material bastante resistente e que permite uma boa estética no imóvel, especialmente quando estiver feito sob medida levando em considerações os fatores técnicos da parede do ambiente onde será usado.

Possíveis problemas

Contudo em algumas aplicações do uso do vidro temperado o mesmo do vidro comum é possível encontrarmos alguns problemas, entre eles acredito que o mais complicado é o risco que se tem que quebrar, especialmente no caso de portas onde ocorre a passagem de pessoas e objetos com mais frequência. No exemplo citado a cima da porta da cozinha da minha casa, em algumas situações às vezes não temos muita noção se a porta está fechada ou aberta e as vezes quase trombamos com o vidro que é muito clarinho.

Um segundo problema que pode existir com uso do vidro é quanto aos efeitos do sol e consequentemente ao calor que ele absorve, uma vez que ele é transparente e deixa passar os raios ultravioletas do sol que faz a condição do calor. Neste caso é preciso pensar em alternativas para o bloqueio do sol como as cortinas ou persianas.

Janela de quarto

Tenho visto muita gente usar vidro brindex ou outro tipo na janela de quarto. Eu mesmo cheguei a considerar esta possibilidade e ao fazer um orçamento percebi que financeiramente vale a pena. Mas depois desisti, pois existe o problema da claridade que teria de ser resolvido com o uso de uma boa cortina e ai já não compensaria mais, pois uma boa cortina custa caro também.

Entre as vantagens do uso de janela de vidro, podemos destacar as seguintes:

  • O custo em si é bem mais barata do que os modelos de ferro ou alumínio, portanto financeiramente vale a pena. Isto acontece pois o vidro é mais barato que as estruturas de alumínio, por exemplo.
  • A vida útil dela é muito longa também, uma vez que o vidro não deteriora com o tempo. Este é um fator muito positivo em favor do vidro, muito embora exista aqui o cuidado que ele requer, pois embora tenha uma vida útil muito longa em situações normais, mas ele pode ser quebrado.
  • A limpeza é bem fácil, podendo ser lavado, inclusive. Outro fator muito positivo do uso deste material, no entanto ainda devemos levar em conta que é uma limpeza mais delicada já que a sujeira tende a realçar nele.
  • O uso de janelas, portas e outras estruturas de vidro está bastante na moda e é considerado moderno na arquitetura. Não é a toa que as construções de casas de médio e alto padrão tem investido muito neste material, não apenas em portas e janelas, mas em longas fachadas, vidraças e outros elementos arquitetônicos.
  • Entre outras vantagens;

Portas de vidro

Usar portas de vidro é também uma tendência muito forte e praticamente as mesmas vantagens mostradas acima para o uso de vidro em janela, se aplica também à portas. Algumas observações precisam ser feitas apenas quanto a esses uso:

  • É ideal para áreas molhadas em substituição a madeira que não é indicado para esses casos, isto inclui cozinha, lavanderia e até banheiros. A justificativa aqui é a constante necessidade de lavar essas estruturas ou mesmo pelo fato de ter mais acesso a umidade do que no restante da casa;
  • No caso de banheiros é necessário o uso de uma película opaca, pois o vidro é transparente e não seria recomendado para esses locais.;
  • Portas de entrada podem ser boa opções também, mas para escritórios ou prédios comerciais. Não é muito habitual o uso de porta de entrada de vidro para residências, embora possa ser usado em muitos casos;
  • Na minha casa tivemos que colocar alguns desenhos na porta de vidro da cozinha, pois os acidentes começaram a ser comum. Assim, com esses desenhos é possível identificar quando ela está aberta e quando está fechada;
  • Para porta de quarto não é uma boa alternativa e nesses casos a madeira ainda é mais recomendada.
  • Os modelos de portas de correr são bastante aconselhável para o uso de vidro, já que ele é um material bastante pesado e com isso ter a porta sustentada em um trilho onde possa movimentar-se lateralmente é uma opção viável. Um bom exemplo disso são os box de banheiro que funcionam desta forma.

Outras aplicações do vidro em casa

Além de portas e janelas, o uso do vidro pode ser comuns em alguns locais, como:

  • Box do banheiro
  • Fachada do imóvel, com pequenas faixas ou mesmo boa parte da fachada
  • Lateral de escadas, em caso de construção do tipo sobrado
  • Telhas de vidro para promover entrada de luz natural
  • Cobertura de lavanderia, áreas de lazer e outras estruturas
  • Claraboias
  • Tampo de mesa que pode ser sobreposta à madeira ou usada como a própria mesa
  • Dentre outros

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade