Dicas e informações sobre casa e construção

Condomínio de casas e melhor que de apartamentos?

Será que é melhor morar em um condomínio de casas ao invés de um condomínio de apartamentos? Quais as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Eu já morei em um condomínio de apartamentos e atualmente moro em um de casas, e embora existam muitas similaridades ou seja algumas semelhanças no modelo de moradia, é possível identificar também algumas diferenças que podem constituir vantagens e desvantagens de cada modelo específico, como o local da residência, o perfil dos moradores, a questão do silêncio, a diferença do valor de taxas do condomínio que são obrigatórias á pagar.

Condomínio de apartamentos

Neste modelo existe normalmente uma maior concentração de pessoas, o que pode gerar uma certa aglomeração, tumulto. Isto poderá trazer desvantagens em alguns aspectos como maior demanda por espaço público, geração de filas de entrada ou saída em horários de pico, geralmente é no horário que a maioria das pessoas retornam do trabalho e crianças de escolas, em alguns casos poderá ocorrer maior incidência de barulho e agitação em determinados horários.

Mas por outro lado o valor do condomínio pode ser menor já que existem mais pessoas para compartilhar os custos, e dividir possíveis taxas.

Condomínio de casas

A grande vantagem deste modelo é a existência de mais espaço e liberdade, uma vez que a sua casa não está associada a residência do vizinho, e só em pensar em privacidade já é um assunto que gera muito alívio e conforto. Outra característica que pode ser marcante deste modelo é o fato de permitir que você faça à sua construção seguindo um projeto idealizado e personalizado, ou seja ao gosto do dono da casa. No caso de morar em apartamento existe um modelo padrão que não pode ser alterado na maioria dos casos.

Mas existem diversos fatores que podem diferenciar um modelo do outro, como por exemplo:

  • O valor do condomínio;
  • Espaço público e privado geralmente maior no condomínio de casas, incluindo espaços para festas, local para as crianças brincarem, dentre outros espaços;
  • Possibilidade de construção com projeto personalizado, ou seja criado pelo proprietário;
  • Maior valorização do imóvel geralmente ano após ano;
  • Dentre outros;

Qual é melhor?

Penso que os dois tipos de condomínio tem pontos positivos e negativos, posso afirmar que baseado na minha experiência o condomínio de casas é melhor, pois parece ser mais confortável e silencioso, salvo em algumas situações específicas.

É claro que não podemos esquecer de considerar o perfil de cada morador, suas manias e preferências,  necessidades e expectativas que cada um tem em termos de moradia, o estilo e perfil de cada família. É preciso levar em conta também o procedimento do próprio condomínio, como regras e normas à serem cumpridas, mas analisando de uma maneira geral acredito que existam mais vantagens morar em um condomínio de casas do que em apartamentos.

Perfil das cidades

Nas grandes cidades, como capitais parece haver cada vez mais uma grande tendência para a moradia em apartamentos e construções dos mesmos, acredito que devido à correria do dia a dia, e talvez no que diz respeito a segurança algumas pessoas prefiram morar em apartamentos. Mas por outro ponto de vista. existem muitas pessoas que preferem morar em casas, isto pode estar associado com a falta de espaço para a construção, visto que já há muitos prédios e construções em excessos nas cidades, geralmente aonde existia uma grande casa, essa vem a ser derrubada pela construtora para erguer um grande edifício, formando assim um prédio onde abrigará várias famílias. Nas cidades do interior é mais comum encontrarmos uma grande quantidade de condomínios de casas, ou construções de casas, tendo assim mais espaços arborizados, gerando menos stress, menos poluição, e mais qualidade de vida.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade