Dicas e informações sobre casa e construção

Quais os fatores que influenciam o preço de imóveis

Itens como localização, tipo de vizinhança, idade e planta do imóvel, acabamento e outros fatores que influenciam o preço de imóveis quer para cima ou para baixo. Veja a lista.

Ao comprar ou vender um imóvel qualquer é comum a discussão em torno do preço do imóvel. Quem já vendeu sabe que muitos compradores se assustam com o preço, enquanto que outros não e acabam comprando o imóvel. Quem já comprou sabe que existem casos que você dá risada quando vê o preço do imóvel e em outros casos acha coerente o preço e acaba comprando. Mas quais são os fatores que influencia no preço dos imóveis?

Esta pergunta não pode ser respondida satisfatoriamente, visto que como explicado acima, as pessoas tem reações diversas e cada um pode avaliar um fator diferente do outro, mas de uma maneira geral é possível fazer uma pequena lista de fatores que podem sim influencia no preço de uma casa, apartamento ou outro tipo de imóvel.

Localização

A localização é provavelmente a que mais influencia no preço, afinal se o lugar é bom a casa nem precisa ser tão boa assim, afinal o imóvel pode ser reformado, modificado e adaptado às necessidades da pessoa que está comprando.

A localização é importante pois ela é considerada por compradores que pensam em escolas, comércios próximos, facilidade de acesso ao bairro, dentre outros fatores.

Vizinhança

Outro fator de grande importância, especialmente para imóveis residenciais é o tipo de vizinhança que ele tem. Muitos podem não observar isso, mas ele é levado em conta sim, afinal que quer morar ao lado de um bar barulhento e super movimentado? Ou quem sabe ao lado de um salão de festas que fica até altas horas em movimento? Ou ainda ao lado de uma empresa que emite barulho ou mal cheiro?

Rua

A rua também influencia, pois em ruas e avenidas muito movimentadas não é o melhor lugar para morar, especialmente nas avenidas de trânsito rápido. Pense como um pai ou uma mãe avaliaria este imóvel pensando em suas crianças na rua?

Rua muito movimentadas nem sempre são bem vistas para quem quer casa para morar, exceto se o imóvel possa ser convertido em comercial. Deve-se considerar também o desnível da rua e outros fatores relacionados a topografia dela.

Idade do imóvel

A idade do imóvel pode ser um fator para reduzir o preço de uma casa ou apartamento, afinal as construções mais antigas tende a ter mais problemas estruturais, elétricos, hidráulicos, entre outros.

Quase tudo pode ser reformado em uma casa, mas nem sempre é viável fazer uma reforma muito drástica, pois além de ser extremamente trabalhosa, pode custar muito caro. Então, imóveis muito antigos acabam perdendo um pouco o valor por conta de as vezes não compensar uma reforma.

Conservação

Os imóveis mais bem conservados, com pintura em dia, acabamentos e finalizações em dia ou trocadas recentemente vão influenciar o valor de venda do imóvel. Como explicado acima, tudo pode ser reformado, mas se estiver em dia e não precisar de reforma é um ponto muito positivo na valorização.

Projeto arquitetônico

Uma casa com forma tradicional ou histórica, ou com design inovador podem ser itens que funcionem como fator agregado que tragam maior preço ao imóvel. Uma casa quadrada em todos os sentidos, pode não agradar a todas as pessoas ou chamar pouca a atenção. Um projeto bem feito, com uma bela fachada e o uso de conceitos mais modernos, como pé direito alto, conceito aberto, varanda gourmet e outros, podem valorizar bastante o imóvel.

Apresentação

No caso de imóveis usados, se o imóvel estiver bem apresentado, pensado e com cores, móveis, pintura, papel de parede bem dispostos podem influenciar o preço do imóvel. Este item está relacionado com o anterior, mas com foco mais no acabamento ou decoração.

Fachada

Uma faxada bem conservada, com um jardim espaço ou simplesmente de boa aparência podem influenciar o preço final do imóvel. Já vi casas a venda que dava medo de entrar. Cuidar do imóvel é sempre uma boa estratégia.

Planta

A planta da casa ou do apartamento também é um importante fator. Casas com 3 dormitórios tende a ser mais valorizada do que com 2 dormitórios. Garagem para dois carros valoriza mais do que uma casa com apenas uma vaga e assim por diante.

A planta é um dos fatores que mais influencia as pessoas na hora de comprar uma casa ou apartamento. Afinal o tamanho e a disposição dos cômodos importa muito para as pessoas.

Acessórios

Acessórios como armários embutidos e cozinhas planejadas também são ótimos fatores na valorização do imóvel. Normalmente esses acessórios são planejados e levam em conta a planta do imóvel adequando conforto e espaço aos cômodos.

Acabamento

Também pode influenciar muito no preço o acabamento de uma casa, como tipo de piso, revestimento e pintura nas paredes, portas e janelas, entre tantos outros elementos que compõe o acabamento de uma casa ou apartamento. Esses itens na construção podem corresponder a uma boa parcela dos custos que são destinados a construção da casa e quando bem feitos causam boa impressão no imóvel influenciando positivamente o valor do mesmo.

Mas afinal de contas, qual destes fatores mais influencia o preço final dos imóveis?

Cada casa é uma e dependendo da situação ou valor agregado que possua o preço varia em relação a isto. Mas existem fatores gerais que normalmente fazem diferença no preço, segundo a revista Zap imóveis,

  • A localização do imóvel é responsável por 25% do preço final, vale lembrar que junto com este item vem a questão das conveniências do bairro, a vizinhança e todos os outras variantes relacionadas ao local onde está a residência.
  • Já a segurança é responsável por 15% do imóvel. Por segurança podemos entender subitens como bairro, incidência de assaltos, portaria e outros.
  • Ter vagas na garagem pode influenciar até 15% do preço total.
  • Conveniências de lazer, como piscina e churrasqueira podem ser responsáveis por até 10% do valor do imóvel.
  • A existência ou não de elevadores pode influenciar o valor da compra em até 9% do valor do imóvel.
  • A face do sol pode ser responsável por até 7% do valor
  • O andar pode representar 6% do valor.

REFERÊNCIAS

Livro: Imóveis. Por Roberto Calado. Acesso em 13/8/19. Link.

Artigo: "Entenda quais são os fatores que influenciam no preço do imóvel. Boa localização é responsável por até ¼ do valor, enquanto segurança responde por 15% do montante". Revista Zap Imóveis. Acesso em 13/8/10. Link.

Onde posso saber mais sobre o assunto?

Livro: Avaliação de Imóveis E Perícias. Por Luis Portella Pereira, Eugenia Aumond Kuhn, Patricia De Freitas Nerbas.  Acesso em 13/8/19. Link.

Livro: Manual de avaliações e perícias em imóveis urbanos. Por José Fiker. Acesso em 13/8/19. Link.

Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade