Dicas e informações sobre casa e construção

Como funciona um fundo de investimento imobiliário?

Saiba o que é um investimento imobiliário ou em imóveis. Quais são os custos envolvidos, tributação, bem como os riscos envolvidos nesta operação.

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

Muito provavelmente, você já deve ter ouvido dos seus próprios pais ou de pessoas mais velhas aquela dica sobre aplicar o dinheiro em imóveis como uma forma de ter uma renda extra ou até mesmo deixar uma herança futura. Esse conceito se tornou muito conhecido como o investimento imobiliário.

Hoje em dia, a caderneta de poupança e o investimento em imóveis são as duas modalidades mais praticadas pelos brasileiros para ter um fundo, ou seja, uma garantia de dinheiro. Esse tipo de aplicação é um dos mais seguros e tem se difundido rapidamente no mercado.

Contudo, vale lembrar que essa é uma aplicação com baixa liquidez, o que quer dizer que não é de uma hora para outra que a pessoa compra ou vende uma casa, terreno ou apartamento. Além disso, é preciso ter um bom conhecimento dos termos e estratégias nessa área.

Investimento imobiliário

Sendo assim, se você deseja saber mais sobre como funciona essa modalidade de aplicação de dinheiro e se vale a pena adentrar nesse mercado, continue acompanhando esse artigo e descubra as principais características dessa modalidade de investimento.

Esclarecendo melhor o conceito de fundo de investimento imobiliário

Quando se trata do termo fundo de investimento imobiliário está se referindo aos “condomínios fechados”, também ditos como cotas, que estão disponíveis para que qualquer investidor possa comprar. Mas, apesar de ser o titular, os seus direitos sobre os imóveis ficam restritos ao patrimônio do fundo.

Os fundos são os responsáveis pelas as obrigações legais, contratuais e de administração dos imóveis, não cabendo ao investidor essas atribuições. A aplicação dos recursos, nos quais os cotistas investiram podem ser direcionados para shoppings, galpões, edifícios com fins comerciais, dentre outros.

Basicamente, o funcionamento desse sistema se dá como a compra de ações na Bolsa de Valores, de forma que você consegue comprar as cotas nas ofertas públicas ou ainda negociar com outros investidores em plataformas específicas. Confira a seguir algumas vantagens desse tipo de investimento:

  • Valorização das cotas através da sua venda por um valor mais alto do que aquele que foi pago no momento da aquisição;
  • Possibilidade de receber rendimentos mensais, que são provenientes dos aluguéis dos imóveis;
  • No fundo imobiliário, 95% do lucro líquido é repassado aos cotistas;
  • A aplicação no fundo consiste em um processo rápido e prático;
  • Por sua acessibilidade, favorece a entrada de pequenos investidores.

Assim, o fundo de investimento imobiliário se faz uma boa opção para quem deseja aplicar o seu dinheiro em uma modalidade segura e que traz bons retornos mensalmente.

Perguntas e respostas

Confira a seguir algumas perguntas e respostas sobre o este assunto e tire suas dúvidas se vale a pena ou não adentrar nesse mercado de imóveis:

Quais são os riscos associados a essa modalidade de fundos de investimento imobiliário?

Nesse caso, você também está sujeito aos riscos do mercado, como imprevistos, crise econômica, queda dos preços dos imóveis e outras séries de fatores que podem afetar o setor e suas cotas. Além disso, é preciso considerar o risco de liquidez, relacionado ao resgate das cotas.

Como funciona a tributação dos fundos imobiliário?

Quem é um investidor pessoa física é isento de IR, desde que se tenha menos de 10% das cotas e o fundo tiver no mínimo 50 cotistas.

Quais são os custos dos fundos imobiliários?

Nessa modalidade também estão inclusos os custos de aplicação, que são a taxa de administração, responsável pela gestão dos fundos; a taxa de performance, remuneração extra à gestão e a taxa de colocação, que é referente a comissão pela comercialização das cotas.

Assim, fique atento a todos esses termos, exigências e condições que estão relacionadas ao fundo de investimento imobiliário, de forma a fazer a melhor escolha para a aplicação do seu dinheiro.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.