Dicas e informações sobre casa e construção

Importância da água e a sua economia nas residências

Veja abaixo algumas dicas sobre a importância da água para as pessoas e a sua economia nas residências. Veja um vídeo com algumas informações importantes sobre o consumo e economia

A água é um bem comum que todas as pessoas e animais necessitam para a sua sobrevivência. A preocupação com a água e seu correto uso vem despertando a atenção de países e governantes, afinal em muitos lugares falta água potável e em outros fica cada vez mais caro conseguir água para uma população que já passa dos 7 bilhões de pessoas na terra.

Importância

Nas cidades ela é usada para o consumo e para preparar os alimentos. Esta água deve ser potável e tratada, mas também é usada para a limpeza, banho, vaso sanitário e em outras partes da residência. Sua importância é grande para a indústria, especialmente a indústria de transformação que muitas delas usam a água como parte do processo de fabricação de seus produtos.

Em suma, a água é vital para todas as atividades e portanto é extremamente lógico que a preocupação com seu uso correto seja uma constante nas pessoas e governos dos países.

Veja abaixo um vídeo mostrando a sua importância:

Desperdício

Muitas pessoas não se importam com o desperdício de água, acreditando ser muito pouco em relação ao montante de água disponível, o problema deste tipo de pensamento é que as pessoas não levam em conta que a água que chega até nós tem um custo de captação, tratamento e distribuição até nossas casas e que este processo é finito e quanto mais consome ou desperdiça água, mais caro ficará este processo para todos, sem contar na finitude dos recursos de água disponível.

Algumas dicas para economizar água:

  • Evite deixar torneiras abertas ou pingando
  • Conserte vazamentos em torneiras, chuveiro, vaso sanitários e outros locais
  • Aproveite a água da chuva para lavar o quintal
  • Faça banhos mais rápidos, isto economiza energia elétrica, água e ainda é melhor para a pele
  • Caso sua conta de água aumente muito, solicite um reparo, pois poderá haver vazamento e assim além de economizar água, você economiza dinheiro.

Características relacionadas a economia da água

A água fornece bens (por exemplo, água potável, água para irrigação) e serviços(por exemplo, geração hidroelétrica, recreação e lazer) que são utilizados pela agricultura, indústria e residências. A provisão de muitos desses bens e serviços está interrelacionada, determinada pela quantidade e qualidade da água disponível. Gestão e alocação de água implica a consideração de suas características únicas como um recurso. Estes são discutidos em breve abaixo.

A água usada para irrigação pode ser bombeada de reservas de água subterrânea, ou extraída de rios ou corpos de água de superfície armazenada. Não é fácil controlar ou impedir o uso da água. Muitos usos da água envolvem a retirada de água do sistema hidrológico. A água consumida é retida em plantas, animais ou produtos industriais, por isso não está disponível para outros usos. No entanto, a maior parte da água retirada não é consumida e retorna ao sistema de água para reutilização posterior e em outro local.

Algumas perguntas sobre água tratada

Para que serve um purificador de água?

Um purificador de água tem como finalidade filtrar a água e retirar dela os metais pesados e outras substâncias impróprios que são prejudiciais à saúde humana devido ao seu consumo. Ele contém um filtro que permite eliminar essas impurezas e tornar a água livre de risco de contaminações. Alguns modelos também refrigeram a água, tornando-a assim não apenas pura, mas também gelada.

O tratamento de água da minha cidade não é o suficiente para deixar a pura?

Sim, a água depois de tratada pela companhia que fornece água na sua cidade é considerada limpa e própria para o consumo, contudo, em alguns casos as pessoas ainda não confiam 100% nesse tratamento e preferem ter um purificador para garantir maior pureza da água. Neste caso o purificador serviria como um segundo filtro e assim teríamos mais certeza de que estamos consumindo uma água limpa e livre de impurezas que causam problemas à saúde.

Como é feito tratamento de água?

E a companhia que fornece água na sociedade, como tem todo um sistema que faz a captação da água dos rios, depois faz o tratamento dessa água utilizando diversos produtos, como cloro, fluor, dentre outros para eliminar as impurezas e deixar a água limpa para o consumo. Depois desse tratamento, a água distribuída para os grandes reservatórios e desses vãos até a sua casa.

O grande problema é que depois é tratada a água ainda tem um longo caminho até chegar na torneira da sua casa e pode ser que nesse meio tenha contato com alguma substâncias nociva à saúde e por isso uso de um purificador em casa é sempre uma boa opção e visa garantir que de fato a água esteja purificada.

Posso consumir a água da torneira mesmo sem passar por um purificador?

Sim, a água que você recebe teoricamente está limpa e própria para o consumo, caso contrário não poderia ser distribuída a população. Estou considerando que na sua cidade tenha o tratamento de água devido e certificado não só pela prefeitura como por todos os órgãos responsáveis. Se for esse o caso, a água está própria para o consumo, mas não significa que ela estará totalmente purificada, pelos motivos que citei acima e outros que possam gerar algum tipo de contaminação, inclusive na sua própria casa, como na caixa da água na sua casa ou da caixa da água até a torneira e onde você irá consumir.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade