Dicas e informações sobre casa e construção

Apto com 19m/2. Apartamentos pequenos, tipo kitnet, tendência

Veja o exemplo de um apartamento em São Paulo apenas 19 metros quadrados e as tendências do mercado de apartamentos pequenos ou compactos do tipo kitnet.

Segundo um estudo na empresa EMBRAESP, os imóveis estão cada vez menores e ao mesmo tempo mais caros, pelo menos na capital do estado de São Paulo, contudo acredito que os dados podem ser estendidos aos outras cidades do país, especialmente nas maiores cidades onde o espaço útil para construções cada vez menores e com isso a tendência e de apartamentos do tipo kitnet, cada vez menores e compactos.

Apartamento de 19m/2

Um bom exemplo disso é o que seja construtora Vitacon em São Paulo que está projetando um empreendimento com apartamentos de apenas 19 metros quadrados, uma verdadeira kitnet, muito compacta e parece seguir esta tendência de imóveis cada vez menores. Segundo a reportagem do portal UOL, a inspiração veio dos imóveis de Tóquio no Japão que é uma cidade que a muitos anos enfrenta o problema da limitação de espaço físico para construção civil e a saída encontrada foi fazer imóveis cada vez menores e edifícios cada vez mais verticais.

Essa tendência veio para o Brasil devido à mudança no comportamento dos brasileiros. Antigamente os homens saiam para trabalhar, e as mulheres ficavam em casa, cuidando do lar e da família. Atualmente essa realidade é bem diferente. As mulheres trabalham fora, tanto quanto os homens, e não tem tempo de cuidar da casa e muito menos, ter uma família grande. As mulheres deixaram para ter filhos, bem mais velhas, e às vezes optam até por não ter filhos. Outras preferem nem casar e constituir família. Assim como muitos homens que querem aproveitar o máximo possível à vida e preferem morar sozinhos.

E como a rotina do dia a dia é corrida, preferem lugares pequenos, só para descansar, em vez de terem espaços gigantes. Aderem a espaços pequenos para acompanhar o seu ritmo, ou seja, da casa para o trabalho e do trabalho para casa.

Apartamentos pequenos

O exemplo acima deste apartamento do tipo kitinet é uma situação bastante extrema, mas em outros casos é possível vermos apartamentos nem tão pequeno assim mas com tendência ficar sempre menores. Nos últimos anos venho acompanhando em minha cidade, no interior de São Paulo, que até então não havia muito problema com tamanho de imóveis, alguns apartamentos que inclusive cheguei a visitar e outros que apenas vi pela planta, que há uma tendência da diminuição do tamanho da área útil dos apartamentos. Não chega a ser uma kitnet, mas o espaço é bastante reduzido e o preço nem tanto. Uma observação que tenho feito é que os quartos e banheiros, por exemplo, tem se mantido muito pequenos, enquanto que são valorizado mais a chamada varanda gourmet ou sala integradas, como acontece nas cozinhas americanas.

Viver em pequenos espaços, também exige uma solução na decoração para se tornar elegante e funcional. Mas fazendo um bom projeto de design de interiores, como espelhos, cores mais claras, o espaço pode parecer bem maior e mais aconchegante. A ocupação do espaço tem que ser bem planejada, pois não cabe muita coisa. O sofá, pode se transformar em cama durante a noite. A cozinha também pode servir como sala, e essas propostas permitem uma vida “confortável” em um apartamento de 19 metros quadrados (m²).

Qual a vantagem de morar em um apartamento pequeno?

Para muita gente chega ser até uma vantagem, afinal é menos espaço para limpeza, dá para usar móveis mais compactos e mais modernos e apesar dos preços ainda está em muitos caros, eles ainda são calculados com base na metragem quadrada do imóvel, logo quanto menor o apartamento menor será o preço final dele.

Morar em um espaço pequeno também se tem a vantagem de economizar dinheiro. As contas no final do mês serão menos, pois um apartamento menor consome, consequentemente, menos produtos de limpeza, menos água, menos energia, menos móveis. E além de tudo isso, a limpeza se tona mais fácil e rápida, e pode ser mantida com mais facilidade. Fora aquela acumulação de “bugiganga”, que não terá, pois em lugares muito pequenos, só cabe realmente o essencial para ter uma vida confortável.

Outra vantagem é que você pode decorar com muito mais criatividade o ambiente, pois vai precisar ser bem criativo para saber aproveitar cada centímetro do apartamento. E ainda, dentro de um apartamento pequeno tudo é mais prático, tudo se encontra com mais facilidade. Por isso ainda ganha tempo, em vez de ficar procurando objetos que não encontra pela casa, poderá fazer outras coisas mais úteis.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade