Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir em terreno com declive?

Veja duas alternativas para você construir uma casa em um terreno em declive o em terreno com desnível muito acentuado. Saiba como aproveitá-lo melhor com algumas dicas que poderá ajudá-lo com o uso deste tipo de terreno.

A palavra declive vem de declínio ou descida e no caso de um terreno pode ser um problema para a construção de uma casa, uma vez o que é quase consenso de que o terreno precisa estar plano para iniciar as obras de construção. Pelo menos este é o pensamento atual e grande maioria das construções parte do princípio de que primeiro é necessário nivelar o terreno. Mas o que fazer quando houver um declive ou o desnível for muito acentuado?

Alternativas

Declive acentuado

Neste caso há três alternativas: Nivelar o terreno, sistema de escadas com porão ou garagem.

Nivelamento

A primeira delas fazer o nivelamento do terreno mesmo que ele tenha um declive muito acentuado. Sempre que falamos nivelamento é preciso pensar que a dois tipos de nivelamento. O primeiro é aquele que você tem que tirar terra para nivelar e o segundo é aquele que você precisa colocar terra para nivelar. No primeiro caso a situação é mais fácil, pois basta tirar a terra que você precisa, mas o segundo caso é mais complicado já que para colocar terra é necessário fazer um muro de arrimo ou de sustentação e neste caso se ele for muito acentuado o custo para construção do muro e posteriormente para colocação da terra pode tornar o custo da obra muito elevado.

Sistema de escadas

A segunda alternativa que você construir considerando o declive do terreno, neste caso o arquiteto poderá projetar uma casa considerando e declive e para isso poderia fazer uma espécie de um sistema de escadas, criando um dois ou três níveis planos como se fossem degraus de uma escada. Evidentemente que o projeto precisa ser mais elaborado, nesse caso você poderia utilizar um plano com garagem, no segundo plano como sala, cozinha e área de serviço e o terceiro plano para os quartos, por exemplo. Nesse caso a ideia é a mesma que você fosse construir um sobrado, mas seria um sobrado em diagonal.

Antes porém de tomar a decisão é preciso consultar um arquiteto e um engenheiro para fazer uma estimativa o que é possível ser feito em ambos os casos. Nivelar um terreno com declive muito acentuado pode ser caro, elaborar um projeto considerando o desnível do terreno requer um pouco de precisão por parte do arquiteto, por isso é necessário colocar os dois na mesa de conversar para buscar a melhor alternativa visando o melhor custo e benefício e também o aproveitamento adequado do terreno.

Garagem

Se você acha que aterrar não é uma opção, poderá fazer a casa em cima e planejar a garagem na parte de baixo. Assim, você aproveita a topografia do terreno para usar a seu favor. A vantagem disso é que você ficará com mais terreno livre para fazer uma casa maior ou usar o espaço que seria da garagem para outra coisa, como jardim, por exemplo.

Outras considerações

Desnível do fundo para a frente

Neste caso a melhor alternativa é realmente tirar a terra é fazer um bom muro de arrimo para sustentar. É muito importante consultar um engenheiro para garantir que a terra possa ser tirada sem que as construções vizinhas sejam afetadas. Também em muitos casos talvez seja necessário consultar a prefeitura para requerer autorização.

Contudo, a depender do desnível, as vezes o próprio arquiteto recomendará para não tirar a terra, pois ele poderá aproveitar o desnível do terreno para projetar uma casa com diferenciais arquitetônicos. De toda forma, não faça nada antes de conversar com o arquiteto, pois é a partir da proposta dele e consequentemente do projeto é que se define o que fazer.

Desnível da frente para o fundo

Neste caso e como já explicado acima é mais complicado e novamente é preciso consultar um engenheiro para garantir que a coisa certa seja feita. Geralmente se faz um porão no fundo ou opta por fazer um muro de arrimo e aterrar, deixando assim nivelado com a rua.

Desnível para as laterais

Neste caso é quase certo de que a melhor opção é fazer um bom muro de arrimo e depois nivelar o terreno. Geralmente se tira um pouco de terra da parte mais alto e aterra a parte mais baixa, deixando assim a casa em meio termo. É uma boa opção.

Algumas perguntas

A construção em terreno com declive pode ficar mais cara?

Com certeza sim. Independentemente do tipo de solução que for implementada, é quase certo de que o custo final da obra será maior. Quando você começa a construir em um terreno nivelado, tudo é mais simples e fácil, já neste caso é mais complicado um pouco.

Qual alternativa seria mais barata?

Difícil responder. O correto seria fazer um orçamento visando as três soluções para entender qual é mais indicada. O nivelamento do terreno é uma boa opção, mas dependendo do caimento precisará de muita terra e também de um muro muito reforçado.

O que fazer com a água da chuva em caso de não nivelar?

Se o desnível é para o fundo do terreno, a coisa fica bem complicada e como sabemos é necessário usar a lei da gravidade, ou seja, a água não "sobe morro" e portanto é necessário passar um cano de águas pluviais pelo terreno vizinho para aproveitar a gravidade e escoar a água.

Por que as pessoas optam por construir em terrenos com declives tão íngremes?

Em muitas situações não há muito o que fazer, isto se aplica a diversas cidades onde quase toda a região disponíveis para a construção é constituídas por encostas. Nesses casos, encontrar terrenos bem nivelados é raridade e a construção em locais mais íngremes faz parte da cultura local.

Em outras situações, as pessoas acabam se arriscando um pouco para construir um regiões mais bem localizadas. Enfim, existem casos e casos e nem sempre é uma opção.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade