Dicas e informações sobre casa e construção

10 erros no projeto de uma casa para ser evitado

Veja uma lista de 10 dicas importantes para evitar erros na construção de sua casa e assim torná-la mais funcional e agradável. São erros que podem ser evitados facilmente.

Construir uma casa é para muitos um sonho, afinal, muitos batalham quase uma vida inteira para juntar um pouco de dinheiro a fim de comprar uma casa ou construí-la. Quem compra ela pronta já tem a vantagem de analisar o imóvel, testá-lo e compreender como ele funciona, os pontos positivos ou negativos.

Já quem vai construir conta com a vantagem de poder fazer a casa do jeito que ela quer, mas a construção é montar peças, transformar ideias em resultados e as vezes as coisas podem não sair como gostaríamos.

Para quem nunca passou pela experiência de construir uma casa, todo cuidado é pouco, pois é esta falta de experiência que poderá levar a pessoa a cometer erros que poderiam ser evitados.

Com já construí duas casas e reformei outras, selecionei alguns itens que julgo importante, pois são erros de projeto para ser evitado.

Muita pressa

A pressa é inimiga da perfeição, já dizia o antigo ditado. Elaborar um projeto às pressas podem ocasionar problemas de compreensão do mesmo e deixar de fora coisas importantes que deveriam ser mais bem discutidas e analisadas.

O melhor a fazer é construir o projeto e ter um tempo para analisá-lo mais cuidadosamente. Uma espécie de namoro a fim de identificar os pontos fortes e fracos dele, visando possíveis melhorias, antes da sua execução

Desconsiderar a posição do sol

O sol exerce um papel muito importante sobre o conceito de moradia e como ele incidirá sobre a casa, portanto esta questão deve ser bem analisada a fim de projetar os cômodos de forma a não sofrer com insolação.

Quando o sol da tarde atinge diretamente os dormitórios, isto pode ser um problema, pois os quartos estarão muito quentes a noite quando você for dormir e este é um erro que pode ser evitado no projeto, analisando a posição do terreno e a relação dele com o sol.

Não criar ventilação cruzada

Ventilação cruzada nada mais é do que ter aberturas de maneira que o ar entra de um lado e saia do outro na sua casa. Isto é feito por portas, janelas e outras aberturas que podem ser criadas para este fim.

Eu morei em uma casa em L que não tinha este recurso de maneira adequada. O resultado disso é uma casa abafada onde não circula ar. Você acabará gastando mais com sistemas de ventilação artificial ou mesmo com ar condicionado.

Errar na iluminação

Uma boa iluminação é a chave para resolver muitos problemas em casa e não considerar isto adequadamente é outro erro que pode ser evitado.

Criar portas e janelas de forma a aproveitar o máximo a iluminação natural durante o dia é sem dúvida nenhuma uma estratégia muito eficiente. Já para a noite, o sistema de iluminação artificial da sua casa deve ser bem distribuído e projetado de maneira a minimizar o uso, sem contar que é importante tornar o uso racional de lâmpadas. Assim, considere:

Lâmpadas de LED

Sensores de presença para áreas de passagem, como garagem, corredores e áreas externas onde não há necessidade de luz constante

Pintura com cor clara nas paredes ajudam a refletir a luz, evitando assim ter de colocar lâmpadas muito fortes

Não considerar a relação com as casas vizinhas

Seu vizinho faz muito barulho? Tem cachorro? É um sobrado onde ele poderá de o pavimento superior ter acesso visual à sua casa? Sua casa é próxima de prédios de apartamentos?

Essas e outras questões podem acender o sinal amarelo no seu projeto e obrigar a olhar esta questão com mais cuidado, visando projetar os cômodos de maneira a dar privacidade e oferecer melhor conforto acústico para sua casa.

Errar na quantidade de tomadas

Este é um erro que eu insisto em cometer. Fiz isto na primeira casa que construí e na segunda também. Tanto é que recentemente tive que reformar a casa a aproveitei para colocar várias tomadas a mais.

A regra aqui é não economizar muito, pois vivemos uma época de muitos aparelhos elétricos em casa, então é preciso pensar em tomadas que atenderiam bem o aspirador de pó, os carregadores de celular, sem contar os casos fixos como geladeira, TV, máquina de lavar e outros.

Fique atento para os locais de instalação de ar condicionado, pois esses aparelhos usam tomadas de 220v. Especialmente na área externa é bom deixar também tomadas de 220v.

Colocar qualquer janela

Janelas são usadas para prover luz natural e ventilação em um ambiente, então, a princípio qualquer uma faz isso, mas trocar uma janela é uma coisa complicada, logo, é importante pensar bem no tamanho dela, a posição e o tipo de material que irá usar.

Muita gente tem colocado janela de vidro e isto deixa a casa mais moderna, contudo eu tenho algumas restrições quanto a este uso, pois obrigatoriamente teria de ser colocado uma cortina bem grossa para evitar a iluminação a noite no quarto.

Eu não gosto, mas não chega a ser um erro usar janelas de vidro, contudo, precisa ser bem pensado para não cometer erros neste aspecto.

Criar muitos cômodos

As vezes precisamos de muitos cômodos e acabamos dividindo demais o espaço e criamos cômodos muito pequenos. Uma boa estratégia é criar espaços integrados, como sala e cozinha no mesmo espaço.

Na minha casa nós integramos sala, cozinha e uma área gourmet (antiga área de churrasqueira). Embora cada um tenha seu espaço separado, elas estão integradas com portas ou aberturas bem largas que criam a ideia de um único espaço.

Fazer uma fachada básica

A fachada é o local onde é possível criar um aspecto interessante para a sua casa. Se você vai construir ainda é porque pode criar e há muitas ideias para criar uma boa fachada usando recursos arquitetônicos modernos.

Vidros, portas grandes, detalhes na parede, cores diferenciadas, detalhes em revestimentos, recursos 3D e formas irregulares na parede, são algumas das ideias que podem ser exploradas.

Não considerar a funcionalidade

Por fim a funcionalidade da casa como um todo precisa ser testada no nível de projeto. Os arquitetos usam hoje programas de computador como os 3D para criar a casa e permitir que você navegue por ela no computador a fim de visualizar como ela ficaria depois de pronto.

Isto é ótimo e certamente ajudará muito nesta compreensão.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade