Dicas e informações sobre casa e construção

Aquecedor a gás, a óleo ou elétrico. Qual é melhor?

Veja um comparativo entre os diversos tipos de aquecedores, como o a gás, a óleo, elétrico e também do aparelho de ar condicionado na opção de aquecimento. Qual deles é melhor ou mais recomendável. Veja a comparação.

Eu basicamente não uso aquecedor em minha casa e nem penso em colocar, isto porque moro em uma cidade interior de São Paulo que é relativamente quente o ano todo e os períodos de frio que temos no inverno não chegam a ser assim tão frios a ponto de precisar de um aquecedor interno.

Mas esta não é a realidade de todas as pessoas e existem locais muito frios no Brasil, também é o caso de pessoas que não gostam do frio e preferem ter um aquecedor, mesmo que a temperatura não esteja assim tão baixa.

Deixando de lado as preferências de cada um, o objetivo desse artigo vai fazer uma análise de alguns tipos de aquecedores, mostrando suas vantagens e desvantagens para o uso em casa.

aquecedor elétrico

Sendo assim veremos os principais tipos que são os aquecedores que são elétricos e a gás.

Aquecedores elétricos

Acredito que a principal vantagem desse tipo de aquecedor seja a comodidade de uso, uma vez que basta conectado na tomada e ligar para que o seu funcionamento seja imediato, portanto, oferece muita comodidade para ser usado.

Talvez a desvantagem desse tipo de aquecedor seja o fato dele não ser tão eficiente, pelo menos esta foi a minha conclusão em algumas vezes que utilizei em algumas viagens que fiz para alguns locais bem frio no Brasil.

Lembro de duas ocasiões, uma em Campos do Jordão e outra em Urubici/SC. Nos dois casos o frio era intenso, especialmente no caso de Santa Catarina que foi no ano de 2017 e justamente no dia em que passou uma massa de ar polar muito intensa e derrubou as temperaturas de forma absurda. Nos dois casos usei o aquecedor elétrico disponível na hospedagem e sinceramente achei que eles foram pouco eficientes. É verdade que o frio era muito intenso, mas minha percepção foi basicamente esta. Pode ser também que os modelos que tínhamos não fosse assim tão potente, mas fica esta observação.

Ar condicionado

Outro tipo de aquecedor elétrico é o próprio aparelho de ar-condicionado, pois existem modelos que tem a opção de aquecimento, são os chamados modelos quente/frio. Acredito que o ar-condicionado na opção de aquecedor seja muito mais eficiente para aquecer o ambiente do que o aquecedor tradicional, isto é fato pois a sua potência permite aquecer o resfriar um ambiente com bastante facilidade.

Os modelos que uso em casa são todos frio apenas, mas em minhas viagens já usei modelos quente/frio na opção de aquecimento e o resultado é fantástico.

A desvantagem do ar-condicionado para aquecimento talvez seja o maior consumo de energia elétrica. Não tenho essa comparação para dizer qual gasta mais energia, mas na opção de resfriamento o ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica em casa e acredito que o mesmo deve acontecer com a opção de aquecedor também.

Assim, os modelos elétricos podem ser:

  • Ar condicionado na opção de aquecimento, conforme mostrado acima.
  • Aquecedor a óleo: O aquecedor a óleo e também o modelo elétrico e ele usa resistências que são submersas em óleo e quando ela é aquecida, aquece também o óleo.
  • Aquecedor halógeno: Usa resistências que quando aquecidas produz calor e este é exposto ao ambiente externo. Este modelo pode ser muito perigoso, especialmente para quem tem crianças em casa, pois a parte que aquece pode ser tocada e isto não é nada bom.
  • Aquecedor a ar: Também usa resistência e um ventilador que irá soprar o ar quente da resistência para a parte externa do ambiente. Segundo a informação disponível no vídeo abaixo, este modelo pode produzir muito barulho. De fato, pois na prática ele funciona como um ventilador.

Se você quiser conhecer em detalhes o funcionamento dos três modelos elétricos (óleo, halógeno e a ar), recomendo muito assistir este vídeo que está no Youtube que tem uma excelente comparação sobre o funcionamento e as diferenças entre eles.

Aquecedor a gás

Parece que o aquecedor a gás é bastante eficiente e talvez seja um modelo mais indicado do que o elétrico. Como disse acima, não uso nenhum deles e, portanto, não tenho exatamente uma experiência comprovada a fim de estabelecer uma comparação, mas este é o modelo preferido em países e locais frios onde normalmente percebemos que as pessoas usam bastante esse tipo de aquecedor.

A desvantagem do uso do aquecedor a gás seja provavelmente o possível risco que ele pode provocar em caso de mau uso ou defeito que pode causar acidentes fatais como os diversos casos de pessoas que morreram por inalar o gás que acabaram vazando para dentro da casa. Um caso muito chocante foi de uma família brasileira que morreu no Chile em 2019 por inalar gás no apartamento onde eles haviam alugado.

Embora esses casos sejam raros, eles acontecem e é um item de bastante atenção e todo cuidado é necessário pois realmente pode ser muito perigoso.

Qual modelo escolher?

Bem, a escolha de um produto deve ocorrer baseado em critérios objetivos, como preço, capacidade, disponibilidade, entre outros. Se eu fosse colocar um aquecedor minha casa, certamente eu pensaria primeiro no ar-condicionado com a primeira opção de aquecimento, isto porque a minha experiência com esse tipo de aparelho mostra que ele é eficiente na opção de resfriar e nos casos que usei como aquecedor, ele funciona muito bem.

Os modelos a gás, sinceramente eu tenho um pouco de medo de usar, mas talvez seja receio de um inexperiente apenas. Os modelos elétricos podem ser eficientes, mas é bom olhar essa questão da potência dele e do tamanho do ambiente que você deseja aquecer.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade