Dicas e informações sobre casa e construção

Por que os móveis não cabem na casa nova após a mudança?

Qual a razão dos móveis de uma casa não caber na outra ocasião de uma mudança de endereço? Veja as possíveis armadilhas dos apartamentos decorados com móveis planejados.

Fiquei algum tempo procurando uma casa ou apartamento para comprar e nesse período visitamos diversas opções que estavam à venda, dentre elas um condomínio de apartamentos que ainda não havia iniciado a construção, mas havia um apartamento decorado para conhecer. Ele não era grande, mas estava muito organizado, com os móveis nos seus devidos lugares e uma sensação de espaço, organização e bem estar. Conversando com minha esposa que estava comigo, fiquei me perguntando como todos aqueles móveis cabem dentro daquele pequeno espaço e ainda dava a impressão de haver espaço vazio?

Apartamento na planta

O quadro acima é contraponto de uma situação que às vezes acontece quando fazemos mudança de uma casa para outra. Não são raras as vezes em que os móveis de uma casa não cabem na outra e aí entra as famosas adaptações e algumas gambiarras para fazer a coisa acontecer. Lembro-me de uma mudança que fiz para minha mãe e na época o guarda-roupa dela não cabia na porta de entrada e tivemos que fazer uma substituição por outro menor do meu irmão. Mas porque os móveis de uma casa não cabem na outra?

Móveis planejados

Os dois quadros observados acima revelam a necessidade de um planejamento mais detalhado na hora de fazer uma mudança, alugar um imóvel ou mesmo efetuar a compra. No caso do apartamento que eu citei a razão é muito simples: tudo era planejado. Esses apartamentos decorados recebem móveis planejados sob medida e desta forma é possível aproveitar cada espaço disponível evitando o desperdício, mas quando você compra um apartamento e quer levar os seus móveis para lá a situação será bem diferente e poderá ocorrer o problema dos seus móveis sequer caber dentro do apartamento.

Dicas

Atualmente as casas e apartamentos estão ficando menores devido ao alto custo da construção civil e as dificuldades de custo e manutenção de residências muito grande, desta forma quem tem móveis muito grandes e volumosos pode ter problema na hora da mudança se não fizer um planejamento adequado visando comparar os móveis que tem com o espaço disponível. Ao comprar uma casa ou apartamento na planta é muito importante levar em consideração esse fato, a menos que você queira aproveitar para fazer todos os seus móveis novos e planejados e se for assim, então não há problema e é possível adaptar ao espaço que você tem.

Perguntas e respostas

Quais as vantagens dos móveis planejados?

Os móveis planejados apresentam diversas características que são vantajosas em relação aos móveis tradicionais que era comum no passado.

Dentre essas vantagens está o fato deles ocuparem melhor os espaços de um quarto, sala, cozinha ou banheiro. Ao serem planejados você pode determinar tamanhos e formas diferentes a fim de não deixar espaços vazios.

Eles podem também aproveitar melhor o espaço vertical, especialmente no caso de guarda-roupas onde você pode utilizar o espaço até o teto e assim ganhando um espaço que não seria utilizado.

Conta ainda a favor dos móveis planejados o fato de você escolher o material e com isso ter uma qualidade superior do que muitos tipos de móveis que você compraria pronto. E para fechar como vantagem existe um fato desses móveis serão fixos e com isso não serem danificados com processos de montagem e desmontagem.

Qual a diferença de móveis planejados e modulados?

Móveis planejados são aqueles que são fabricados sob medida e que levam em consideração o espaço que você tem na sua casa, assim um guarda-roupa, um armário o outro móvel qualquer vai ser criado exatamente de acordo com o espaço que você tem o que você quer.

Os móveis modulados já vêm prontos, mas em módulos ou peça separados e são montados e unidos no local. Depois de montados ele se parece muito com móveis planejados, mas tem essa diferença deles já virem prontos de fábrica e são apenas unidos e montados no local de acordo com a sua necessidade.

Quais as dicas para evitar que os móveis se estragam durante a mudança?

Alguns cuidados podem e devem ser tomados para evitar que os móveis sejam danificados durante um processo de mudança, como dicas eu sugiro que o transporte seja feito um caminhão baú que oferece mais vantagem nesse sentido. Além disso, entre as peças dos móveis deve ser colocado um colchão, edredom ou mesmo uma placa de papelão para evitar o atrito entre eles durante o transporte, isto ajuda bastante. Também a preparação deles antes do transporte é importante, retirando pés e peças que possam se soltar ou quebrar durante o transporte.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade