Dicas e informações sobre casa e construção

É possível porta de vidro em L com abertura de dentro e de fora?

Veja meu relato de um problema para fazer uma porta de vidro em L funcionar bem, pois necessitava de uma fechadura em L que funcionasse por dentro e por fora.

Construir uma casa já é um desafio, quando você foge um pouco do padrão, mesmo que em algumas partes apenas, o desafio tende a ser maior ainda. Por isso a arquitetura e o método construtivo precisa ser muito bem pensado para evitar problemas na hora da execução.

Porta em L

Na construção da minha casa tive de enfrentar um desafio para fazer funcionar uma porta em L. A proposta do uso deste tipo de porta veio da necessidade, pois a ideia era deixar um vão bem grande entre a cozinha a área de lazer, que muita gente anda chamando atualmente de área gourmet. Para atender esta necessidade, a proposta era fazer uma porta de vidro com fechamento em L, na verdade seriam duas folhas de portas, fechando em L.

Fechadura em L

Até ai tudo bem, o problema começou quando solicitei os primeiros orçamentos em vidraçarias para a colocação da porta. Ninguém sabia fazer a fechadura em L que pudesse ser aberta e fechada tanto do lado de dentro, como do lado de fora.

A alternativa que encontrei foi mandar fazer uma estrutura em alumínio para que pudesse ser feito a fechadura no alumínio, mas não era isto a ideia inicial e o custo para fazer em alumínio foi muito alto.

Depois de muito procurar encontrei uma empresa que resolveu o problema e fez a fechadura em L diretamente no vidro da porta. Veja a imagem abaixo:

Porta de vidro. Fechadura em L

Ficou prático, funcional e manteve-se a ideia de deixar apenas o vidro. Portanto existe solução sim e se você pretende fazer este tipo de porta em vidro, pode procurar que existe solução, mas não são todos que sabem fazer ou que se predispõe a fazer. Pelo menos aqui na minha cidade tive de procurar muito, mas encontrei.

Como encontrar esta solução?

Bem, no meu caso ela foi feita pela mesma empresa que fez a colocação das portas de vidros, mas muitas empresas do mesmo segmento não tinha esta solução ou não conheciam como fazer, logo, é importante conversar e pesquisar um pouco para encontrar.

Vidraçarias e empresas que trabalham com esquadrias de alumínios, portas e janelas personalizadas, são  as que você deverá buscar para encontrar esta solução.

Funcionamento

Mais de quatro anos após a colocação, não tive nenhum problema com a fechadura e ela se mostrou uma solução muito viável não só para aquele momento, mas efetivamente.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade