Dicas e informações sobre casa e construção

Como adquirir uma casa ou apartamento da CDHU: Inscrições e sorteios

Como fazer as inscrições para adquirir uma casa ou apartamento da CDHU do governo de São Paulo, quais são as regras para a inscrição, quem pode se inscrever, sorteio e outras informações. Como faço para adquirir um imóvel e se posso fazer a inscrição para pelo site? Vale a pena comprar um imóvel por este plano? Veja essas e outras respostas

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

As famílias de baixa renda no estado de São Paulo que desejam adquirir m imóvel tem como alternativa os programas habitacionais da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo que é uma empresa do Governo Paulista, vinculada à Secretaria da Habitação. Segundo o Governo de São Paulo, a CDHU é o maior agente promotor de moradia popular no Brasil, embora sua atuação seja apenas dentro do estado.

A sigla CDHU significa Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo e é uma empresa do Governo Estadual, vinculada à Secretaria da Habitação, hoje é o maior agente promotor de moradia popular no Brasil. A empresa tem por finalidade executar programas habitacionais em todo o território do Estado, voltados para o atendimento exclusivo da população de baixa renda, ou seja, atende famílias com renda na faixa de 1 a 10 salários mínimos.

Como adquirir um imóvel da CDHU

O interessado em comprar uma casa ou apartamento habitacional deverá em primeiro lugar verificar se há em sua cidade algum empreendimento da CDHU com inscrições abertas. Se não houver é necessário aguardar até que sejam lançados em sua cidade ou na cidade onde o chefe da família trabalhe. Você poderá buscar informações sobre isso nos postos de atendimentos ou pelos telefones indicados neste link no site do programa.

Ou seja, para adquirir uma casa ou apartamento da CDHU, a família interessada deve aguardar a abertura das inscrições para o empreendimento no município em que mora ou em que o chefe da família trabalha, e inscrever-se para participar do sorteio público. No site podem ser acompanhados os municípios que estão com inscrições abertas. Com as inscrições abertas a família interessada deve verificar as condições necessárias para a inscrição e comparecer no local, data e hora estabelecidos com a documentação exigida para a inscrição.

[caption id="attachment_667" align="alignnone" width="630"]casas CDHU Pilar do Sul Casas da CDHU entregue aos moradores no Bairro Campo Grande em Pilar do Sul. Fonte: Governo de São Paulo[/caption]

Como fazer as inscrições

O primeiro passo para a inscrição e verificar se a empreendimentos com inscrição aberta em sua cidade, isto ocorre pois não é um programa constante, como acontece com o Minha Casa Minha Vida, por exemplo.

Este programa lança empreendimentos e durante um determinado período e abertas as inscrições, mas fora desse período, provavelmente não haverá opção de fazer a inscrição se não houver empreendimentos em sua cidade com inscrições abertas.

Uma vez que haja empreendimentos com inscrições abertas em sua cidade, então você poderá se candidatar a um imóvel, mas para isso deverá observar algumas regras que são:

  • Ter renda família de 1 a 10 salários mínimos;
  • Não ser proprietário de imóveis;
  • Não ter sido beneficiado anteriormente com uma casa ou apartamento da CDHU;
  • Morar ou trabalhar a pelo menos 5 anos na cidade onde pretende ter o imóvel;
  • Se for uma pessoa só, ele precisa ter mais de 30 anos de idade.

É importante lembrar que as inscrições não garante a vaga, apenas o qualifica para participar do sorteio que irá definir os vencedores e que terão direito à casa ou ao apartamento.

Sorteios

Os sorteios acontecem de acordo com o cronograma do governo paulista e geralmente é divulgado neste link https://www.cdhu.sp.gov.br/web/guest/informacoes-cidadao/sorteios as datas e os empreendimentos que serão sorteados. Se você foi sorteado é só aguardar a convocação que a secretaria de habitação fará. Para isso é importante que você mantenha os dados e endereço atualizados. Acesse o link acima para saber mais informações, acompanhar as datas de inscrições e sorteios, você também pode obter mais detalhes entrando em contato pelo telefone que está informado no site.

Perguntas e respostas

Vale a pena comprar uma casa pelo CDHU?

Sim, é uma boa opção para quem precisa de uma casa para morar, mas não tem recursos para construir ou comprar uma casa pronta usando recursos próprios. As condições do programa CDHU são bastante atraentes e as prestações geralmente são muito baixas, o que confere ao programa uma boa alternativa para pessoas de baixa renda. Vale salientar que os imóveis são populares, geralmente bem pequenos, portanto é preciso analisar se ele vai atender a necessidade da sua família

Este programa tem em todas as cidades?

Não, este programa não está disponível em todas as cidades do país. Ele é um programa do governo do estado de São Paulo e portanto atende apenas a municípios paulistas. Ainda assim não são todos os municípios do estado de São Paulo que tem empreendimentos atendidos pelo programa. No link acima você poderá encontrar informações de empreendimentos que estão com inscrições abertas e nas cidades onde eles estão disponíveis.

É fácil conseguir uma casa ou apartamento?

O nível de facilidade ou dificuldade para ser contemplado com uma casa ou apartamento depende de vários critérios, como a quantidade de imóveis disponíveis versus a demanda e consequentemente se você atende a todos os requisitos do programa. De certa forma é uma concorrência e se houver 5000 pessoas cadastradas para 300 imóveis, evidentemente que os primeiros 300 que melhor atender aos critérios do programa serão contemplados.

O que acontece se eu para de pagar as prestações?

Acontece o mesmo que aconteceria se você deixasse de honrar qualquer compromisso financeiro seja ele com algum órgão público ou privado. No primeiro momento você vai ser acionado extrajudicialmente para que você volte a pagar as prestações e quitar o débito anterior, caso persistir você poderá ser acionado judicialmente e em último caso poderá perder o imóvel.

É sempre bom levar em conta que em caso de programas habitacionais como este, é preciso fazer um bom planejamento e estar ciente de que você terá aquele compromisso financeiro mensal, mas havendo algum imprevisto é necessário comunicar o governo paulista e buscar alternativa de negociação.

Posso fazer a inscrição pelo site?

Não. As inscrições para os interessados a adquirirem um imóvel da CDHU só pode ser feito no local, data e hora estabelecidos pelos órgãos responsáveis pelas inscrições. Nenhuma inscrição é feita pelo site ou por terceiros.

Tenho que pagar alguma taxa na inscrição?

Não é cobrado valor algum no ato da inscrição. Os valores só são cobrados após a confirmação de que a família foi sorteada e vai receber um dos imóveis. Todas as orientações de pagamento só são passadas a família pela própria CDHU após a confirmação.

Posso vender o imóvel depois se eu quiser me mudar?

Pode, porém a venda só pode ser feita passados dois anos após a aquisição do imóvel. Também é necessário que todas as parcelas estejam em dia e o interessado em vender deve procurar a CDHU para informar o interesse em vender o imóvel. Qualquer negociação feita sem a autorização da será irregular. É proibido o aluguel de casas e apartamentos.

Vale a pena?

Todo financiamento deve ser bem analisado com antecedência para não ter problemas posteriores, no caso de financiamento habitacional não é diferente, visto que o valor é alto e o prazo de pagamento muito longo. Contudo, se uma família não tem casa e precisa pagar aluguel para ter uma moradia, não resta dúvida de que os imóveis da CDHU podem ser uma opção viável para se livrar do aluguel e ao mesmo tempo ter uma residência fixa.

Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.