Dicas e informações sobre casa e construção

Vantagens e importância da reciclagem e sustentabilidade

O que é sustentabilidade e como devemos ajustar nossas condutas para o equilíbrio ambiental. Veja a importância da reciclagem para a economia e para o meio ambiente. Que tipo de materiais podem ser reciclados, benefícios deste processo e se o Brasil é um bom exemplo de reciclagem.

A palavra sustentabilidade está em alta atualmente e isto graças ao despertar que muitos tiveram para a causa da preservação do meio ambiente através de técnicas e uso de produtos e outros métodos que não agridam o meio ambiente. Ao conjunto de ações, técnicas e correto manuseios dos recursos disponíveis visando a preservação ambiental, dá-se o nome de sustentabilidade ou do uso sustentável dos recursos disponíveis.

Importância da reciclagem

reciclagem de lixo

Entre as formas sustentáveis está a reciclagem que consiste em reaproveitar aquilo que seria descartado no meio ambiente e refutado com lixo, mas que através de um processo adequado pode voltar a ter utilidade para as pessoas. A quantidade de itens que podem ser reciclados é enorme, mas é preciso atentar que só poderá ser reciclado aquilo que de fato for receber o devido tratamento, afinal de nada adianta separar e reciclar em casa se depois não houver quem consiga fazer o reaproveitamento daquilo e acabar em um aterro sanitário como qualquer outro lixo.

A importância de reciclar é simples, pois estaríamos trazendo de volta aquilo que não seria mais útil e ai há duas grandes vantagens, que é econômica e ambiental.

Há um pensamento importante sobre esse assunto que é o fato de que quando descartamos algo no lixo, temos a ideia de que estamos colocando isso lá fora, mas não existe este la fora. O que estamos fazendo é apenas tirando de perto de nós e se esse lixo é um material que não irá se decompor (não a curto e médio prazo), estamos apenas empurrando o problema para outro lugar.

Vantagem econômica

A sustentabilidade tem a ver também como economia, já que algumas matérias-primas são escassas ou pelo há um custo elevado para a obtenção delas. Ao reciclar estaremos economizando matéria prima e possivelmente barateando o processo de fabricação de um novo produto. Por outro lado a reciclagem, por exemplo, fomenta muitos empregos e atividades informais como fonte de renda para muitas pessoas.

É claro que não estamos falando de ganhos significativos ou de uma economia que seja atraente, mas para muitas pessoas é o que elas tem e isto não pode ser deixado de lado nem desconsiderado.

Então a vantagem econômica existe e ainda que não seja a ideal ou que venha suprir de maneira satisfatória às necessidades de muitas famílias, ainda assim é uma boa alternativa.

Vantagem ambiental

sustentabilidade ambiental

A questão da sustentabilidade vista pelo ponto de vista ambiental é que certos tipos de materiais levam muito tempo para se decompor na natureza, como acontece com o plástico, enquanto que outros além disso ainda contaminam o meio ambiente com as baterias de celulares e pilhas por exemplo.

Importância da sustentabilidade

O melhor exemplo de sustentabilidade que eu tive foi anda quando criança no sítio onde morava com minha família no interior de Minas. Lá plantávamos várias coisas, como milho, arroz, feijão e café, por exemplo. Este último era importante pois se plantava uma vez só e a lavoura era sustentável por décadas, produzindo constantemente, quanto que milho, arroz e feijão tinha de ser replantado todos os anos, consumindo mais recursos e mão  de obra.

Atualmente quando falamos em sustentabilidade, estamos nos referindo a qualquer coisa, que consiga sobreviver por muito tempo de forma equilibrada. O meio ambiente é sustentável por natureza, nós é que estamos alterando seu funcionamento natural e projetado por Deus, então desenvolver técnicas sustentáveis nada mais é do que mudar nossa maneira um tanto quanto predatória de consumir aquilo que foi feito para durar.

Que tipo de materiais podem ser reciclados?

Reciclagem

Muito do que consumimos pode ser reciclado. Quase tudo que seja feito de vidro, papel, plástico, metal e alguns tipos de componentes eletrônicos. O reuso de substâncias orgânicas também pode ser chamado de reciclagem, como a transformação de alimentos em adubo, por exemplo.

Na verdade, todos os materiais industrializados podem de alguma forma serem reciclados, mas há uma diferença entre se um material pode ser reciclado e se há alguém ou alguma empresa que faz o processo de reciclagem.

A reciclagem é um procedimento que custa pouco?

Ao contrário do que muitos pensam, muitas vezes reciclar é ainda mais caro do que a produção de um produto totalmente novo. Isso acontece, pois o material já usado precisa passar limpezas e também por processos industriais a fim de deixá-lo pronto para ser processado novamente. E, infelizmente, é por este motivo que muitas empresas não costumam reciclar seus materiais.

Quais os benefícios da reciclagem?

Nós vivemos em uma sociedade que consome muito e todos os dias produz quantidades imensas de lixo. Este lixo produzido, nem sempre é depositado da forma correta e, mesmo que seja, alguns materiais precisam de centenas de anos para se dissolverem. Isso sem contar a poluição que muitos materiais podem trazer ao solo, águas e ar. Portanto, os principais benefícios da reciclagem, não estão no presente. Estão no futuro, onde teremos um lugar com uma menor produção de lixo e com menos materiais que, descartados na natureza, poderão causar danos ao meio ambiente.

O Brasil é um bom exemplo de reciclagem?

O Brasil não tem uma reciclagem muito efetiva, mas as iniciativas da própria população têm ajudado a desenvolver melhor estes programas. No começo, somente 7 cidades brasileiras possuíam programas integrais de coleta seletiva de materiais reciclados também das residências. Estas cidades são: Curitiba, Itabira, Londrina, Santo André, Santos e Goiânia. Atualmente a reciclagem seletiva já alcança grande parte do país.

Como separar o lixo e ajudar na reciclagem?

Todos somos responsáveis pelo mundo que deixaremos para as próximas gerações. E por isso nossas ações podem contribuir para um futuro melhor. A reciclagem é algo muito simples de ser feito. Basta que separemos o lixo ainda em casa, em cestos diferentes. As cidades costumam colorir os cestos para facilitar a reciclagem e a comunicação. Cada cor representa um tipo de material. São eles: Azul é para o descarte de papel, Vermelho para o plástico, Verde para vidro e amarelo para o metal. O Marrom é geralmente utilizado para substâncias orgânicas. Existem muitas outras cores, mas estas são as mais utilizadas.

Conclusão

A reciclagem é como é chamado o processo pelo qual os resíduos que seriam desperdiçados e jogados no lixo, se transformam em novos produtos e podem ser utilizados outra vez. Mas esta é uma definição simples, já que o processo de reciclagem é amplo, devido ao fato de que cada material pode ter um processo diferente.

As pessoas começaram a dar mais atenção para o tema quando perceberam que boa parte daquilo que era jogado no lixo não se decompunha na natureza ou levava tempo demais para isso e o resultado foi o acúmulo em rios, lagos, mares ou em terra.

A chamada poluição começou a ganhar notoriedade e então surge a ideia de reciclar ou reaproveitar aquilo que seria descartado no lixo.

Mas o processo ainda está longe de ser o ideal, até porque nem todos os materiais são reciclados e uma grande maioria das pessoas não tem o hábito de separar o lixo e muitas das vezes não há quem recicle.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade