Dicas e informações sobre casa e construção

Pias e cubas de banheiro: De embutir, de apoio, de sobrepor e mais

Veja os vários modelos de pias e cubas para banheiros, como os modelos de embutir, de apoio, de sobrepor, cubas de semi encaixe e mais. Veja os modelos e exemplos de cada um deles.

As pias e lavatórios de banheiros podem ser encontrados em vários modelos para atender a diversos gostos, bolsos e necessidades. São peças importantes, pois além de fazerem parte do acabamento e decoração de um banheiro exercem um papel importante na usabilidade do mesmo. Escolher a cuba ou pia certa trará benefícios e conforto para o seu uso diário. Veja abaixo alguns exemplos de cubas e pias para banheiros.

Materiais para pia de banheiro

Muitas pias de banheiro que você encontrará hoje são pré-formadas e combinações de bancada feitas de mármore cultivado. Estas são uma maneira econômica de enfeitar qualquer banheiro. Com uma compra, você pode resolver seu design de pia e bancada. Felizmente, há vários estilos de pias de banheiro. De porcelana esmaltada, plástico, vidro, cerâmica suas opções estão se movendo em direção ao ilimitado. Se você está em um orçamento, refazer a pia é uma das maneiras mais simples de atualizar a aparência do seu banheiro. Naturalmente, você tem que considerar torneiras em conjunto com pias de banheiro em seu plano de remodelação.

Porcelana esmaltada sobre ferro fundido é usada em pias de banheiro, muitas vezes porque é pesada e durável. Pode ser feito em uma ampla variedade de formas de cores e é resistente a objetos quentes ou frios. O problema é que, uma vez danificada pelo impacto agudo e a superfície da porcelana é rompida, o ferro fundido irá corroer.

Pias de plástico  vêm em várias formas diferentes. Eles podem ser termoplásticos, o que significa que eles são baratos, mas também podem ser facilmente quebrados quando danificados por objetos quentes ou afiados. Acrílico é outra opção, mas também é facilmente danificada por objetos duros. Eles podem ser feitos do mesmo material como bancadas de superfície sólida, que são duráveis ​​e atraentes. Eles podem ser danificados por objetos quentes, mas podem ser lixados.

Pias de vidro  podem não parecer uma boa ideia, mas a inovação fez com que o vidro fosse mais espesso e mais durável. Ele pode lidar com manchas, arranhões e choques de coisas que o atingem, o que significa que ele tem uma durabilidade melhor e um tempo de duração mais longo em comparação com o vidro fino.É uma tendência atual que está melhorando.

Pias de cerâmica  são como porcelana esmaltada sobre ferro fundido, mas sem a porcelana sobre ela. Não ter sobreposição significa que ela não lida com a corrosão, pois a cerâmica é mais parecida com a pedra do que com o metal. Assim, a superfície será mais durável a longo prazo, mas pode arranhar e rachar com muito choque de ser atingido.

Cubas de apoio

As cubas de apoio são aquelas peças que são colocadas em cima da base da pia, totalmente apoiada em cima da pedra. Ela é indicada para situações onde você não quer furar a pedra, exceto o necessário para passar o cano. Este modelo por ficar sobre a pia tende a ficar alto e portanto é preciso pensar na altura da instalação da pedra da pia, para que não fique alto demais.

Veja aqui modelos de cubas de apoio

Cubas de embutir

A cuba de embutir funciona de forma diferente da anterior, aqui, a cuba será embutida na bancada ou pedra da pia, funcionando de maneira simular a uma pia comum. É necessário observar a profundidade da bancada antes da compra e instalação. Ela é vantajosa, pois não usa espaço sobre a pia. Essa cuba é indicada para pessoas que costumam molhar muito a bancada na hora de se lavar, pois tem maior facilidade de retirar a água da bancada.

Este tipo é bastante usado quando você compra o gabinete pronto e ai usa uma dessas cubas para embutir nele. Há modelos redondos, oval, retangular e quadrado.

Veja aqui modelos de cubas de embutir

Cubas de sobrepor

A cuba de sobrepor é uma espécie de junção dos dois modelos anteriores, ou seja, ela é de embutir, uma vez que fica embutida na bancada, mas não totalmente, ficando uma parte dela acima do tampo, como acontece com o modelo de sobrepor. Podemos dizer que ela é meio embutir e meio sobrepor.

Se você acha que a de sobrepor fica muito exposta e a de embutir é muito simples, talvez este modelo seja o ideal por ter um pouco das duas.

Veja aqui modelos de cubas de sobrepor

Cubas de semi encaixe

Os modelos de semi encaixe também mesclam a função de embutir e de apoio, mas a maioria dos modelos parecem funcionar mais como apoio já que ele fica exposto mesmo. O diferencial é que ele tem um certo encaixe na bancada, daí vem o seu nome.

Veja aqui modelos de cubas de semi encaixe

Pias e lavatórios

Essas são as pias tradicionais de banheiros, compostas por uma única peça que dispensa inclusive o uso de gabinete ou armário. Este tipo de pia já foi muito usado no Brasil, mas atualmente as pessoas tem optado mais por modelos com gabinete ou mesmo aqueles com pias e armários planejados usando cubas.

Um detalhe importante é que este tipo de pia sugere o uso de uma coluna, apenas de não ser obrigatório, mas o ideal é ter uma coluna que poderá servir tanto de apoio, como de acabamento para a pia.

Veja aqui exemplos de pias e lavatórios

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/tipos-de-cuba-para-banheiro/

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade