Dicas e informações sobre casa e construção

Portas de aço são mais baratas que madeira ou alumínio?

Será que as portas de aço são mais baratas que os modelos feitos de madeira ou alumínio? A marca ou a loja onde comprar influencia até que ponto no preço final?

Uma das coisas que eu fiz bastante antes de construir a minha casa foi pesquisar bastante os preços de materiais de construção. Pesquisei muita coisa e em locais diferente, desde pequenas lojas até grandes lojas de materiais de construção. O motivo para isso é que existe uma grande diferença de preços de um material para outro e de uma loja para outra e um bom exemplo disso é o caso das portas e janelas onde a variação de preço chega a ser absurda de um caso para outro.

A minha intenção inicial era encontrar portas e janelas mais baratas por isso pesquisei diversos tipos de materiais como madeira, aço, alumínio, e outros. A minha percepção dizia que portas de aço eram mais baratas portanto concentrei inicialmente nesse tipo de material, mas logo percebi que é bastante relativo e que nem sempre as portas de aço ou ferro são mais barata do que outras opções como as de madeira ou alumínio. Sendo assim a conclusão não é definitiva, ou seja, não dá pra generalizar e afirmar que pelo simples fato da porta ser de aço, ela será mais barata, afinal é preciso comparar com outros materiais e em lojas diferentes para chegar a uma conclusão mais definitiva.

Marcas

Um dos fatores que contribui muito para o preço de uma porta é a sua marca, casos como Sasazaki, por exemplo são bem mais caras, embora seja reputado de uma qualidade superior.

Depois de pesquisar muito eu optei por comprar portas de madeiras e para a cozinha precisei mandar fazer uma porta de correr de blindex. Embora tenha ficado mais caro um pouco do que as demais a decisão foi baseado na necessidade e não necessariamente no preço. Minha recomendação é que você pesquise bastante todos os tipos de materiais, em várias lojas diferentes e faça comparação dos preços, isto porque a diferença entre um e outro pode ser muito grande. Quem está construindo vai precisar de várias peças e portanto o custo final com a compra de portas e janelas e bastante significativo.

Custo e Eficiência

As portas de aço são menos caras do que as portas de madeira, embora haja portas de madeira de baixo custo que sejam comparáveis ​​em preço. Mas estes também são de qualidade inferior e podem não durar tanto quanto portas de alta qualidade com melhor construção. Portas de aço são tipicamente mais eficientes em termos energéticos do que a madeira porque elas têm valores de isolamento mais altos, então elas são melhores em manter o ar condicionado dentro de sua casa e o ar externo lá fora. A eficiência de qualquer porta, no entanto, depende de vários outros fatores. Independentemente do material escolhido, procure uma porta com um quadro apertado e núcleos com eficiência energética.

Cuidado e manutenção

As portas de aço são normalmente acabadas na fábrica com um acabamento de poliéster ou revestimento de vinil que não requer mais acabamento por você na instalação.Uma porta de aço, no entanto, requer repintura periódica para proteger o aço da umidade, o que pode levar à ferrugem. As portas de madeira normalmente exigem o repintura a cada um ou dois anos para proteger a madeira do tempo e devem ser totalmente revestidas, incluindo as laterais, as bordas superior e inferior. Enquanto as portas de madeira exigem mais manutenção, elas são mais fáceis de reparar do que o aço. Dentes em portas de aço devem ser lixados, preenchidos com um kit de reparo automático do corpo e repintados, e se os arranhões não forem reparados, o aço pode enferrujar, causando mais danos. Se ocorrerem arranhões ou outros danos menores, a madeira não se deteriorará como o aço, e um lixamento e retoque rápido é normalmente suficiente para ocultar o dano.

Estilo e Aparência

A beleza e a versatilidade das portas de madeira podem ser seu atributo mais forte. A madeira é um material quente e natural que cria uma entrada acolhedora para a sua casa e pode ser pintada de qualquer cor que você escolher. As portas de aço, por outro lado, podem parecer muito frias para os gostos de muitos proprietários, mas oferecem alguma versatilidade de design. Portas de aço estão disponíveis com um padrão de grão de madeira em relevo na superfície e normalmente têm um design com painéis que imita estilos de porta de madeira. Eles podem ser pintados de qualquer cor que você escolher também.

Durabilidade e Segurança

Portas de entrada de aço oferecem mais durabilidade e estabilidade do que a maioria das portas de madeira. O aço é mais forte que a madeira e não se deforma ou racha quando impactado por forças fortes. O núcleo interno da porta pode ser feito de madeira, mas você também pode encontrar portas de aço ainda mais fortes com um núcleo de aço. A madeira pode rachar se força suficiente é exercida sobre ela, então pode não ser tão bom para manter intrusos como o aço. Mas o recurso de segurança mais importante para uma porta de entrada, seja qual for o material escolhido, é uma trava de porta de qualidade.

Fonte:

https://www.terra.com.br/noticias/dino/portas-de-madeira-aluminio-ferro-ou-vidro-qual-a-melhor-descubra,0d41119ed893fe7152c02fd098d7bb59nysxbxyr.html

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade