Dicas e informações sobre casa e construção

Luminárias de mesa, teto, chão, parede e piso. Exemplos e modelos

Veja os exemplos com galeria de imagens ilustrativas de luminárias de vários tipos, como as de mesa, teto, chão, parede e piso. Usadas para iluminação e para decoração de ambientes.

O que é uma luminária?

Segundo o professor Pinhal de arquitetura a luminária tem a função de distribuir a luz emitida por uma lâmpada. Já Para Paula Boxton no Manual do Arquiteto luminária é

"uma unidade de iluminação completa, incluindo lâmpadas e mecanismos de instalação e controle".

As luminárias têm basicamente duas funções em uma casa ou construção qualquer: a primeira é a iluminação e a segunda é a decoração. Buscam iluminar o ambiente, trazer conforto visual e design. Existem modelos para atender bem aos dois propósitos seja na parte interna ou externa de uma casa. Escolher o modelo certo ajuda e muito na obtenção de um resultado mais eficiente. Veja abaixo os modelos.

Luminária de mesa

Este tipo é muito usado por estudantes ou simplesmente por quem gosta de ler. Ela é posicionada sobre a mesa e permite que você possa focar o raio da luz na direção que desejar, isto faz este modelo ser bastante prático e útil na sua utilização. Outra vantagem dele é que você pode usá-lo com a luz do ambiente apagado, o que permite seu uso em quartos compartilhados, sem atrapalhar outras pessoas que querem dormir, por exemplo.

As luminárias de mesa podem ter a iluminação focada ou difusa:

[caption id="" align="alignleft" width="222"]Resultado de imagem para luminárias Exemplo de luminária focada[/caption]

[caption id="" align="alignright" width="141"] Exemplo de abajur.[/caption]

Na iluminação focada propriedade das mais modernas luminárias de mesa, proporcionam mais nitidez para o objeto foco ou para a mesa, no entanto é necessário cuidado com pontos de alto contraste entre luz e sombra pois podem induzir a mais cansaço do que facilitar o trabalho.

Já as luminárias de luz difusa também conhecidas por "abajur" podem ser mais suaves e contar pontos para a  decoração, já que distribuem a luz de forma mais amena que as luminárias modernas e costumam ser mais trabalhadas.

 

A escolha entre uma luminária moderna ou abajur depende do gosto da pessoa e dos objetivos. Se o objetivo for estudar ou trabalhar uma luminária moderna pode funcionar. Agora se a luminária focada esta causando cansaço de visão ou a intenção for uma luz mais amena para ambiente de descanso um abajur pode ser a solução.

Veja modelos de luminárias de mesa

Luminárias de teto

Já esses modelos são usados para compor a iluminação principal da casa e portanto ela é fixa. A variedade de modelos é muito grande indo de peças que ficam grudadas no teto a outras que funcionam como uma espécie de pendente. Há modelos mais apropriados para serem usados na sala, cozinha, banheiros e outras dependências da casa. Como luminárias de teto podemos citar os pendentes e os lustres, entre outros.

Veja os vários tipos de luminária de teto

Luminária de chão

A luminária de chão é outro modelo móvel que pode ser uado para fins de decoração e é claro para a iluminação também. Alguns modelos incluem o conhecido abajur de pé e outros são mais específicos, mas o propósito é o mesmo. Geralmente eles são usados em quartos e salas.

Veja aqui os diversos exemplos de luminárias de chão

Luminária de parede

As luminárias de parede são ótimas para decoração, isto porque muitos modelos oferecem alguns efeitos de luz bem interessantes que podem ser projetados na parede ou outros objetos próximos. Além de servir de decoração, há evidentemente a função principal que é a iluminação. Nas luminárias de parede podemos citar como exemplo as arandelas, que transmitem a luz de forma difusa e trazem charme ao ambiente.

Veja aqui os vários exemplos de luminárias de parede

Luminária de piso

Este modelo é bem interessante, especialmente para decoração e iluminação externa de corredores, frente da casa, área de piscina e outros ambientes. Eles funcionam como spots que embutimos no teto de gesso de sala, por exemplo, mas a diferença é que aqui eles são embutidos no piso e tem o foco da iluminação para cima. Podem ser o destaque de um ambiente, trazendo um tom moderno e sofisticado ao cômodo.

Veja exemplos de luminárias de piso

 

REFERÊNCIAS

FAU-USP. Professor Pinhal. Acesso em 5/8/19. Link.

Projeto de Iluminação - 2ed. Por Peter Tregenza, David Loe. Acesso em 5/8/19. Link.

Guia de Cores e Iluminação 02. Por On Line Editora. Acesso em 5/8/19. Link.

Manual do Arquiteto - 5ED: Planejamento, Dimensionamento e Projeto. Por Pamela Buxton. Acesso em 5/8/19. Link.

Design do objeto: Bases conceituais. Por João Gomes Filho. Pág. 54 e 58. Acesso em 5/8/19. Link.

Onde saber mais?

Manual Do Proprietário Para Operação, Uso E Manutenção Das Edificações. Por Gerson Viana Da Silva. Acesso em 5/8/19. Link.

Iluminação econômica: cálculo e avaliação. Por Gilberto Jose Correa da Costa. Acesso em 5/8/19. Link.

Projeto de Iluminação - 2ed. Por Peter Tregenza, David Loe. Acesso em 5/8/19. Link.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade