Dicas e informações sobre casa e construção

Toldos em lona e policarbonato, retrátil e articulado são bons?

Conheça aqui os vários tipos de toldos, como os que são feitos em lona e policarbonato, bem como os modelos retrátil e articulado que permite o recolhimento do toldo após o seu uso.

Um toldo é uma cobertura que faz em janelas, portas e outras áreas de uma casa com a finalidade de proteger da chuva ou do sol. Também é comum encontra-los em prédios comerciais, como restaurantes, padarias e outros locais de acesso e aglomeração de pessoas.

Existem diversos tipos de toldos e abaixo vemos alguns exemplos dos mais comuns

Toldos em lona

O modelo feito de lona é provavelmente um dos mais comuns e ele pode ser usado em vários locais é seu uso é bem versátil. Normalmente ele é usado para proteger do sol, podendo ser fixo ou daqueles modelos que dá para enrolar quando não estiver mais em uso

Veja aqui exemplos de toldos em lona

Atualmente eu tenho uma cobertura da lavanderia da minha casa com uma estrutura que é coberta por lona, o mesmo material que eles usam para fabricação de todos, embora o meu não seja necessariamente um formato de tolo, mas sim uma cobertura.

Uma característica deste material é que ele tem uma vida útil bem curta, foi o que aconteceu comigo pois recentemente notei que a lona estava toda furada e quando chovia começou a goteira em vários pontos. Foi aí que percebi que precisava de trocar a lona e o instalador disse que isso é normal já que a vida útil desse material é realmente poucos anos, no meu caso não lembro direito, mas deve ter suportado pouco mais do que três anos apenas.

Toldos de policarbonato

Já o policarbonato é um tipo mais específico e também fixo. Este material é mais indicado quando o toldo for usado como cobertura e portanto deve ser fixo. É um material leve e tem várias cores, que possibilita inclusive o uso de uma cor que possa combinar com o ambiente. Alguns modelos possuem proteção contra os raios UV do sol.

Veja aqui exemplos de toldos em policarbonato

Antes de ter a cobertura de lona eu tinha pole carbonato e este sim é um bom material muito resistente, e eu acabei trocando não necessariamente por esse material mas a estrutura que tinha não era boa e para trocar a estrutura, precisava de uma coisa mais leve e foi aí que eu optei pela lona.

O policarbonato é muito resistente e embora tenha também uma vida útil, mas ela é realmente bem mais longa do que o material do toldo.

Toldo retrátil

O retrátil tem esse nome não pelo material que uso, mas pelo modelo e com isso indica que ele pode ser enrolado ou recolhido quando não estiver mais sendo usado. Em muitos casos ele é usado como cortina ou em cima de vias públicas, como calçadas, por exemplo.

Veja aqui exemplos de toldos retráteis

É preciso tomar um pouco de cuidado com esse tipo de toldo, especialmente em locais onde eles vão abrir e fechar com muita frequência. Como sabemos o uso tende a desgastar os materiais apresentar mais problemas, mas daqueles casos em que você vai abrir ou fechar ocasionalmente, acredito que seja uma excelente opção para ter um ambiente fechado ou aberto, dependendo da necessidade ou da ocasião.

Toldo articulado

O modelo articulado é uma espécie de retrátil, mas ele é específico pois tem uma junta como se fosse um joelho que permite o seu recolhimento.

Veja aqui exemplos de toldos articulados

Toldo para piscina

Este é um típico exemplo de aplicação e uso do toldo. Quem tem piscina sabe da dificuldade que é manter limpo, bem como em alguns dias de sol muito forte a exposição diária e contínua ao sol não é a melhor coisa a fazer. Este tipo de toldo é uma boa solução para esses problemas.

Veja aqui exemplos de toldos para piscinas

É preciso lembrar que o custo de manutenção de uma piscina pode ser alto, sem contar que é bastante trabalhoso ficar fazendo a limpeza constantemente. Em alguns locais isto é mais complicado ainda, pois sabemos que existem épocas do ano em locais onde há muita incidência de sujeira no ar, como cinzas de queimadas e outras sujeiras que são comuns algumas regiões.

Desta forma esse tipo de todo ajuda bastante na manutenção, bem como economizar um pouco de tempo para fazer o processo de limpeza da piscina.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade