Dicas e informações sobre casa e construção

Quais os problemas mais comuns na reforma de casa

Veja as dicas e uma lista de possíveis problemas que podem ocorrer durante a reforma de uma casa ou apartamento. Veja se isto se aplica ao seu caso e como resolver essas situações.

A reforma de casa é uma atividade que muitas pessoas vislumbram em fazer, afinal, com o tempo e uso, os imóveis precisam de manutenção, reparos e melhorias que fazem parte da conservação do mesmo.

Mas quem já reformou sabe que nem tudo são flores e que existem vários problemas que precisam ser enfrentados.

Depois de fazer reformas em algumas casas que já morei e moro, acumulei algumas experiências positivas e outras nem tanto que gostaria de compartilhar. Embora não seja padrão e aplicável a todos os casos como se fosse regra, é bom ficar atento a essas considerações.

Estragar o que não era para mexer

Talvez este seja o maior medo que precisamos enfrentar, pois ao definirmos os itens da reforma é comum deixarmos de fora muita coisa que está funcionando bem e portanto não precisa ser afetado pela reforma.

Mas isto acontece na teoria, a prática as vezes se mostra de maneira diferente e aí surge o problema.

Foi o que aconteceu comigo na última reforma que fiz. O objetivo era trocar o piso que havia a presentado defeito, mas com a troca do piso muitas outras coisas foram surgindo e precisei trocar também as soleiras de pedra nas portas, as folhas de portas tiveram problema, a retirada dos rodapés afetou a pintura, a colocação do novo rodapé gerou problemas para a montagem dos móveis e por ai vai.

Note que uma construção é formada por um conjunto de coisas, peças e materiais que se encaixam de alguma forma. Ao tirar um dele, é um risco que se corre de afetar o que está próximo.

Morar e reformar ao mesmo tempo

Morar na casa enquanto a reforma acontece é um problema bastante sério a ser enfrentado, pois é muito complicado separar as coisas e conviver com a bagunça o dia todo incomoda bastante.

O ideal é liberar a casa, tirando móveis e pessoas de lá, mas nem isto é possível e quando a alternativa é ficar na casa enquanto a reforma acontece, certamente é um grande problema para administrar.

Danificar móveis

Os móveis as vezes são as grandes vítimas pois dada a sua sensibilidade não é incomum ocorrer quebra, riscos e outros tipos de danos a guarda-roupas, armários, painéis, sofás, mesas e outras tipos de móveis de uma casa.

Quem tem móveis planejados e precisam removê-los para a reforma, acabam se expondo mais ainda e portanto é necessário muito cuidado para não fazer disso um problema maior.

Sujeira

Mas o que certamente incomoda muito mesmo é o acúmulo de sujeira, especialmente de pó que é resultado dos trabalhos com quebra de concreto, parede e outros. Se na reforma incluir corrigir problemas de paredes, então a coisa fica séria, pois lixar massa corrida gera muito pó e ele acaba se espalhando por toda a casa.

Uma dica aqui é se possível isolar o cômodo onde terá paredes a ser lixadas, isto na tentativa de contar o pó apenas naquele ambiente. Ajuda bastante.

Resultados indesejados

Se todo esse esforço resultar em uma casa mais funcional, bonita e agradável, então podemos dizer que o esforço valeu a pena, mas quando os resultados ficam aquém do esperado a frustração pode ser maior.

Não vou dizer que foi o que aconteceu comigo, mas houve algumas coisas que tiveram um resultado bem abaixo do que eu queria e lógico que isso não traz uma sensação boa.

Por exemplo: Nós trocamos o porcelanato da casa e colocamos um modelo de peças maiores, com isso ele também é mais alto do que o anterior e isto impactou em muitas coisas, como um rodapé mais largo e mais difícil de trabalhar instalar os móveis. Ou seja, benefício por um lado, mas problema pelo outro.

Conclusão

Há muitas vantagens em reformar uma casa e para evitar que os problemas apareçam durante e depois da reforma é preciso ter um bom planejamento e analisar bem o que vai ser feito, como e quando será feito a fim de minimizar essas situações desagradáveis.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade