Dicas e informações sobre casa e construção

Portas estilo venezianas ou de correr, veja onde usar

Veja algumas dicas de quando você poderá utilizar uma porta de correr como esses modelos estilo veneziana qual benefício que ela poderá trazer do ponto de vista estético e também do ponto de vista funcional.

Atualmente existem inúmeros tipos de portas que podem ser usadas em casa e apartamentos para atender as mais diversas necessidades e gosto de cada cliente. A fazer o projeto de construção de uma casa diversos aspectos devem ser considerados, dentre eles pode se considerar tipo de porta que você pretende usar, que pode ser modelo tradicional de abrir, modelos tipo veneziana o porta de correr, outros modelos disponíveis no mercado.

Aspecto funcional

As portas no estilo veneziano ou portas de correr pode ter duas funções primordiais em uma casa e acredito que o seu uso está na maioria dos casos associados a pelo menos um desses fatores. O primeiro deles é um fator funcional e podemos dizer que o uso de uma porta de correr para muitas pessoas está relacionada com a necessidade de economizar espaço de abertura portanto ela tem a vantagem de não ocupar espaço. Isto pode ser aplicado em apartamentos ou casas pequenas, rua onde o espaço de abertura em si não permite de forma satisfatória o movimento tradicional da porta.

Aspecto prático

O segundo motivo que pode levar muitas pessoas adotar estilo veneziana é talvez o aspecto estético, normalmente as portas podem trazer um aspecto bastante interessante para uma sala com saída para uma área de lazer, por exemplo. Na cozinha ela também pode ajudar bastante no aperto estético e até no quarto quando este tem acesso a outros ambientes. Varandas e sacadas de apartamentos podem ser beneficiada com aspecto não só funciona mas também estético de uma porta de correr ou modelos tipo veneziana.

6 vantagens de se ter em casa uma porta estilo veneziana ou de correr

  1. Economia de espaço - No exemplo da revista "Pequenos espaços Casa e Jardim - Truques para ampliar", página 63, foi ganho 5 centímetros no lavabo ao instalar uma porta de correr, o que em um ambiente movimentado pode significar um aumento interessante, com apenas a mudança de um item com a porta.
  2. Iluminação -  As portas venezianas ou de correr são geralmente grandes e permitem a entrada de luz natural na casa, de forma a trazer futura economia de energia e também uma iluminação natural.
  3. Ventilação - Estas portas venezianas tem a possibilidade de permitir a ventilação, ou não (dependendo do uso das vidraças) tal opção é muito útil para o bem estar da família e a qualidade do ar.
  4. Entrada de sol controlada - É possível controlar a entrada de sol exagerada, com as portas venezianas, permitindo apenas a entrada de iluminação, ou então, se for o caso a entrada de sol no ambiente.
  5. Privacidade - O interessante das venezianas é que elas permitem a entrada de iluminação, ventilação, sol e ao mesmo tempo mantém a privacidade da família.
  6. Design de conceito aberto -  As venezianas permitem a casa ter um conceito de design aberto, já que ela divide mas integra.

3 Dicas para melhor aproveitar o potencial das portas de correr

  1. Escolha o material que se adeque ao seu bolso e a utilização da porta.
  2. Cuidado com a instalação, para a porta não ficar difícil ou pesada de operar.
  3. Mantenha os itens de manutenção em dia, como corrediças e material da porta em estado adequado.

Em quais materiais eu encontro portas ao estilo venezianas ou de correr e quais os cuidados?

  • Madeira: Estas são as mais tradicionais e estão disponíveis em madeiras ecológicas inclusive. Se a porta for de uso externo ou ficar exposta a chuva e sol, deve-se mantê-la protegida aplicando anualmente uma camada de esmalte impermeável para madeira, ainda que seja madeira de lei, por que embora esta não apodreça ela pode secar e desidratar.
  • Alumínio: É uma opção mais barata e que com os devidos cuidados tem um acabamento muito interessante. Os cuidados são parecidos com os necessários as portas de madeira, não ser pelo fato da tinta para alumínio ser específica para metal. Aqui também existe a questão de uma possível ferrugem que deve ser evitada ou tratada.
  • Aço: Mais resistente que o alumínio com certeza, e no caso de aço inoxidável não existe o risco de ferrugem, já que a liga do ferro é adicionado o cromo que forma uma proteção e impede a ferrugem.
  • Vidro: Os vidros da janela podem ser simples, que se quebram com facilidade e devem ser evitados em ambiente externos ou com crianças, vidro laminado que se quebrado evita cacos, ideal para ambientes internos com crianças e vidro temperado com mais resistência é o mais indicado para ambientes externos.

REFERÊNCIAS

Revista: Guia Minha Construção 01. Por On Line Editora. Acesso em 9/8/19. Link.

Revista: Pequenos espaços Casa e Jardim - Truques para ampliar 22 apartamentos de 25 a 70 m². Acesso em 9/8/19. Link.

Artigo: Como se forma a ferrugem? Por Redação Mundo Estranho. Revista Super Interessante. Acesso em 9/8/19. Link.

Onde saber posso saber mais sobre o assunto?

Revista: Manual do Construtor Etapas da Construção Ed. 10 - Portas e Janelas. Por Edicase. Acesso em 9/8/19. Link.

Pequenos Ambientes Especial 04. Editado por On Line Editora. Acesso em 9/8/19. Link.

Casa & Ambiente – Cozinhas & Salas de Almoço 52. Editado por On Line Editora. Acesso em 9/8/19. Link.

Guia de Decoração Cozinhas 03. Editado por On Line Editora. Acesso em 9/8/19. Link.

Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade