Dicas e informações sobre casa e construção

Plantar grama na calçada é obrigatório? É permitido?

Será que posso plantar grama na calçada da minha casa? Existe alguma exigência para que isso seja feito ou alguma proibição quanto ao uso de grama como passeio? É obrigatório? É permitido?

Quando andamos pela cidade encontramos do tipo de calçada de todo tipo de material usado para fazer a cobertura da mesma, em muitos casos é comum a pessoa usar concreto puro, em outros é comum a colocação de piso cerâmico, alguns colocam gramas e outros simplesmente deixam a calçada abandonada.

Nos Estados Unidos, Canadá e outros países desenvolvidos o uso de grama na calçada é bastante comum, como pode ser visto abaixo na rua que capturei no Google Street View em uma cidade canadense. Por aqui essa prática ainda não é muito comum tradicional e o concreto ainda é o principal mandatário nas calçadas brasileiras, o que é uma pena, pois a grama além de ser mais bonita, traz diversas vantagens.

Exibir mapa ampliado

Fazer calçadas com grama no Brasil não é nem obrigatório vergonha não é proibido, cada pessoa tem verdade de escolher o tipo de material que vai usar para cobrir a calçada da sua casa, acento em algumas situações como no caso de alguns condomínios fechados onde há uma exigência que se faça o uso da grama como parte da calçada.

No condomínio onde moro é assim, pois consta no regimento interno que a calçada deverá ter uma faixa de 1,40 m de concreto no meio da calçada que servirá de passeio e 80 centímetros de grama de cada lado desta faixa. Desta forma e neste caso é obrigatório, o que a meu ver poderia ser um padrão em toda a cidade, já que fica muito bonito e harmonicamente adequado.

Algumas perguntas mais frequentes

Grama versus concreto

A grama tem muitas vantagens em relação ao concreto e bem que poderia ser um padrão para as calçadas nas nossas cidades. Primeiro que ela é totalmente impermeável e água da chuva vai parar no solo, ela deixou ambiente mais bonito e é totalmente ecológico.

Contudo, o concreto é o padrão da maioria das calçadas no Brasil, mas já existe em alguns locais uma mescla entre grama e concreto que pode ser uma excelente alternativa para produzir calçadas bonitas, ecológicas e ao mesmo tempo que dar a usabilidade que o concreto proporciona.

Cuidados com a calçada

  • Degrau: Degraus na calçada é um problema bastante sério pois ele impossibilita que pessoas com algum grau de dificuldade possa transitar livremente pela calçada. Mesmo que a rua apresente muito desnível, fazer degrau não é a melhor alternativa para deixar a calçada usável.
  • Irregularidades: O mesmo acontece com calçadas irregulares seja por defeito ou concreto quebrado, seja intencionalmente na hora da construção. Assim como acontece na rua, na calçada precisa proporcionar condições para que as pessoas possam andar livremente.
  • Piso liso: Isto inclui naturalmente o tipo do piso que você usa na sua construção. Algumas pessoas coloca um piso cerâmico e embora isso não seja um problema, alguns modelos são muito lisos para a calçada, podendo causar queda de pessoas em dias de chuva, por exemplo.
  • Desnível: Para fechar a lista dos possíveis problemas de calçada existe a questão do desnível, como já explicamos acima a calçada precisa seguir o mesmo padrão da rua possível acompanhar o desnível da rua e apresentar condições para que a pessoa possa andar livremente.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade