Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir churrasqueira de alvenaria ou de tijolos?

Veja como construir em sua casa uma churrasqueira de alvenaria de tijolos maneira bastante prática para você fazer churrascos criar uma área de lazer dentro da sua casa. Quanto custa construir uma churrasqueira de alvenaria?

No Brasil a churrasqueira é uma peça bastante importante na maioria das residências uma vez que os brasileiros gostam muito de fazer o famoso churrasco é portanto ela é comum em muitas residências no país. Uma churrasqueira é um item bastante desejado em casa, afinal quem não gosta de um bom churrasco no final de semana. Há várias formas de fazer uma churrasqueira, desde as improvisadas utilizando materiais reciclados, como companha de caminhão ou às gourmets feita de alvenaria e com muito estilo.

Há diversos tipos de churrasqueiras que podem ser as móveis feitas de alumínio, calota de caminhão, chapa galvanizada e outros materiais diversos que são reaproveitados ou fabricados especialmente para churrasqueira. Mas a melhor mesma e na verdade aquela feita de alvenaria de tijolos que além reter melhor controle da fumaça, tem como vantagem de ser fixa e proporcionar oportunidade de criar uma área de lazer em volta com pia, geladeira, balcão e outros recursos.

Nos vídeos abaixo você verá como construir churrasqueira de alvenaria isoladamente ou integrada com fogão de lenha e outros tipo fornos. Aproveite as ideias para construir uma boa área de lazer em sua casa e fazer bons churrascos.

Vídeo 1

Este primeiro vídeo mostra passo a passo a construção de uma churrasqueira chamada 3 em 1 composta por churrasqueira, fogão de lenha e forno caipira. Bem interessante o projeto e inclusive pode ser aproveitado e adaptado para outras situações.

Video 2

Este vídeo ostra em uma sequencia de imagens como você poderá construir uma churrasqueira de alvenaria junto com um fogão de lenha. O processo mostra todas as etapas do início ao fim.

Outros vídeos

Veja neste link outros vídeos que mostram passo a passo e de forma bastante didática como construir uma churrasqueira de tijolos, quais os materiais que serão usados para construir e também todos os detalhes do processo de construção da alvenaria e demais partes que farão parte da futura churrasqueira.

Quais os tipos mais comuns de churrasqueiras?

  • Recicláveis. Algumas pessoas usam campanas (que são parte da roda do caminhão) como churrasqueira. Latas de 18 litros, ou mesmo um cercado de tijolos podem ser improvisados.
  • Churrasqueira de bafo. Normalmente feitas de alumínio, tem como característica o fato dela ter tampa e assim permitir que a carne seja assada no bafo.
  • Churrasqueiras móveis. São esses modelos de ferro e lata que podemos comprar em lojas do ramo e tem como vantagem o fato de ser móvel e permitir ser deslocada de um local para outro.
  • Churrasqueira de alvenaria. É o tipo mais comum e o melhor. Para fazer este tipo de churrasqueira, simplesmente cria-se as paredes de tijolos, deixando o meio livre. A parte de baixo é maior para acomodar as grelhas e a parte onde vai o carvão e a parte superior geralmente é menor onde terá a chaminé que deve ultrapassar o telhado e ficar aberta do lado de fora. É preciso ter pedreiro ou ter alguma experiência para fazer a construção deste tipo de churrasqueira.
  • Churrasqueira gourmet. É a mesma de alvenaria descrita anteriormente, com a diferença que ela não fica com os tijolos aparentes, mas é rebocada e revestida ou pintada. Outra característica é que ela não tem o efeito funil e sim é quadrada e uniforme de baixo até o teto. Para fazer este tipo de churrasqueira, além dos requisitos já citados anteriormente é preciso ter um pouco de expertise para fazer o acabamento dela, seja com a aplicação de revestimento cerâmico ou com pintura, já que neste caso exige-se a aplicação de massa acrílica e pintura com tinta especial.

Perguntas e respostas

Quanto custa construir uma churrasqueira de alvenaria?

Eu construí duas churrasqueiras recentemente em duas casas que fiz. A primeira custou em torno de R$ 1.500,00,  isto incluso a mão de obra e materiais. A segunda foi um pouco mais cara e ficou em torno de R$ 1.800,00. Esses preços são de 2014 e 2015, respectivamente.

O que é churrasqueira gourmet?

Nada mais é do que um nome chique para um layout um pouco diferenciado dela. Normalmente os modelos de alvenaria são feitos de tijolinho a vista e é afunilada, ou seja, a parte de cima é mais estreita do que a base dela. No modelo gourmet as paredes dela são uniformes e ela tem acabamento de reboco e posterior pintura com tinta especial ou mesmo a colocação de revestimento.

Vale a pena fazer uma churrasqueira em casa?

Vale sim. O custo não é tão alto e a utilidade dela é grande. Usar as churrasqueiras portáteis ou as improvisadas nem sempre é a melhor opção, pois além delas causarem muita sujeira, a fumaça as vezes é muito forte. Com o modelo de alvenaria, praticamente não tem sujeira, nem fumaça e é bem mais prático o seu manuseio.

Qual é o tamanho ideal?

Esta é uma pergunta importante e normalmente há vários tamanhos padrão que podem ser construídos. Eu optei por um modelo pequeno de 50 cm por 50 cm. Veja algumas vantagens deste tamanho considerado pequeno:

O tamanho pequeno é também mais econômico em termos de consumo de carvão. é bem mais prático também o seu manuseio, limpeza e outros. Mas o ponto forte é a economia.

Segundo item é que como minha família é pequena, achei que um modelo pequeno seria mais adequado à necessidade que tínhamos. Se você costuma dar grandes festas ou se a família e lista de amigos é grande, então é melhor pensar em um modelo maior já que este tamanho não dá conta de muita gente.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade