Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de tijolos: cerâmicos, vidro, concreto e ecológico

Veja quais são os principais tipos de tijolos, como os vários modelos cerâmicos, os modelos de vidro, blocos de concreto ou estruturais e ainda o novo modelo, conhecido como ecológico.

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

O tijolo é um dos mais tradicionais materiais usados na construção civil. Hoje graças as novas tecnologia e formas de construção, pode ser encontrado vários tipos de tijolos ou blocos para as mais diversas modalidades de paredes. Inicialmente podemos dividir os tijolos em três grupos, isto se considerarmos a aplicabilidade deles, são eles:

  • Estruturais. Usado na estrutura ou sustentação da parede.
  • Fechamento. Usado apenas para fechamento da parede, mas a estrutura da casa fica apoiada m colunas de concreto.
  • Decorativos. Usados em locais estratégicos para iluminação, ventilação ou meramente estética.

Quando ao tipo de material em que eles são construídos há várias diferenças e tipos. Abaixo está a relação dos tipos de tijolos mais comuns na construção civil no Brasil.

Tijolo cerâmico

O tijolo cerâmico é o mais tradicional deles e encontrado hoje em diversos modelos para as mais diversas aplicações. Algumas variações de tipo:

  • Tijolinho ou maciço. É o modelo comum usado em construções de paredes.
  • Tijolo baiano ou bloco cerâmico de 8 furos
  • Furado. Vários tipos de furos para as mais diversas aplicações

bloco cerâmico 8 furos

Blocos de concreto

Blocos de concreto são usados como elementos estruturais e está na moda o uso deste tipo de material. Comparado aos tijolos de barro, os tjilos de concreto oferecem muito mais opções de design. Tijolos de concreto podem ser facilmente formados em uma variedade de formas quadrados, triângulos, octógonos e pigmentos podem ser adicionados para mudar a cor de um tijolo de concreto. Essas vantagens tornam o concreto uma boa escolha para fins estéticos. No entanto, se você quiser um material resistente que dure, os tijolos de barro podem ser uma opção melhor. O concreto encolhe com o tempo, enquanto a argila se expande, dando às paredes de tijolos de barro uma vedação mais compacta do que as paredes feitas de tijolos de concreto. Além disso, os tijolos de concreto têm isolamento acústico superior em comparação com a argila, abaixo um vídeo mostrando os tipos de bloco de concreto e sua aplicação:

Tijolo de vidro

O tijolo ou bloco de vidro é usado para efeitos estéticos ou práticos, como é o caso de locais que exigem iluminação natural. Existem 4 ingredientes necessários para fazer blocos de vidro e eles são calcário, carbonato de sódio, areia e vidro quebrado. Cada ingrediente é adicionado em certas quantidades por um sistema computadorizado e, depois disso, são alimentados em um grande forno que os aquece a 2.700 graus Celsius. Depois que os ingredientes são misturados e derretidos, eles serão despejados em moldes. O vidro será então espalhado nos moldes e um padrão será impresso sobre eles. No entanto, eles também precisam ser resfriados e é por isso que uma explosão de ar ambiente os levará de mil e oitocentos graus Celsius a mil e cem graus Celsius em apenas alguns segundos. Isso ajudará a manter sua nova forma. Em seguida, eles serão colocados em uma correia transportadora e transportados para uma máquina de vedação que une os blocos para criar um bloco completo. Para garantir que a temperatura do vidro seja mantida constante, o bloco precisará passar por vários queimadores.

Tijolo ecológico

O tijolo ecológico é feito de argila, assim como os demais tipos cerâmicos, mas ele é considerado ecológico devido a diferenças no processo de fabricação, uma vez que ele não é queimado e também por dispensar o uso de massa de cimento no assentamento. Veja abaixo um vídeo mostrando o uso de um modelo ecológico.

Por que materiais ecológicos?

  • Crescimento fenomenal na indústria da construção que depende de recursos esgotáveis.
  • A produção de materiais de construção leva a impactos ambientais irreversíveis.
  • Usar materiais ecológicos é a melhor maneira de construir um prédio ecológico.

O que é material ecológico?

Dicionário:descreve um produto que foi projetado para causar o menor dano possível ao ambiente.

Reduzir Poluição

Poluição da Água - Materiais que impedem a lixiviação.

Poluição do solo - Materiais que reutilizam resíduos que, de outra forma, teriam resultado em aterros sanitários.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.