Dicas e informações sobre casa e construção

Como limpar persianas e tapetes

A limpeza de certos objetos de casa requer alguns cuidados e técnicas diferenciados dos demais procedimentos de limpeza comum do dia-a-dia. Veja como limpar persianas e tapetes

Manter a casa limpa é um verdadeiro desafio. Isso porque além dos móveis, as casas possuem cortinas, tapetes, persianas e muitos outros artigos que ajudam a deixar a cada ainda mais elegante. Pensando nisso, é fundamental que esses detalhes estejam sempre limpos, para garantir que a casa continue com a elegância de sempre, assim como, continue garantindo conforto e saúde àqueles que sofrem com problemas respiratórios.

Pensando nisso, veja as dicas que separamos para você manter sempre limpo as suas persianas e os seus tapetes, confira.

Como limpar persianas

Limpar persianas pode ser um desafio e até uma incógnita para muitas pessoas, mas saiba você que o processo costuma ser bem simples e fácil. Para mantê-las sempre limpas, você pode utilizar um aspirador de pó, com escova na ponta ou em formato de “T”. Isso é fundamental para que você consiga alcançar as pequenas extremidades da persiana, podendo assegurar que o aspirador de pó dê conta do resultado.

persiana vertical

Mas, caso você não tenha um aspirador de pó não precisa se desesperar. As persianas podem ser facilmente limpas também com um pano úmido e algum produto de limpeza, ou somente água mesmo. O grande segredo de tudo, é sempre limpar as persianas periodicamente, para garantir que a sujeira acumulada seja de fácil remoção.

Em casos onde as persianas demoraram muito tempo para serem limpas e você não consiga remover por completo toda a sujeira acumulada, você pode optar por contratar empresas especializadas em limpeza de persianas e demais partes da casa ou escritório.

Como limpar tapetes

Os tapetes estão sem dúvidas alguma estão presentes em algum lugar da sua casa. Mesmo que você não seja o mais apaixonado por tapete, ainda sim é possível que eles estejam pressentes em sua residência e assim necessitam de cuidados para que não deixem de ser algo elegante e comecem a oferecer riscos à saúde ou empobrecer a beleza do ambiente.

tapete com sofá

Sendo assim, para você limpar o seu tapete, basta você utilizar um aspirador de pó. Entretanto, tome bastante cuidado com isso, visto que alguns tapetes não se dão muito bem com o aspirador de pó, nesses casos, antes de utilizar a ferramenta se certifique que o seu tapete continuará inteiro após passar o aspirador. Caso o seu tapete possa ser limpo com o aspirador de pó, você deve usar uma ponta lisa, jamais utiliza pontas ásperas pois elas podem ajudar a desfiar o seu tapete.

Caso o seu tapete não possa ser limpo com o aspirador de pó, você pode optar por algumas opções caseiras para limpar o seu tapete. É importante lembrar, que você não deve passar a vassoura no tapete, porque isso apenas ajuda a levantar a poeira e os ácaros presentes no tapete. Caso você não se sinta confiante o suficiente para limpar o seu tapete, você pode contatar uma empresa especializada em limpeza de tapetes e solicitar o serviço, isso irá garantir que você cuide da melhor forma possível do seu tapete.

A importância de manter sempre tapetes e persianas sempre limpas

Manter esses ambientes sempre limpos são fundamentais para manter uma elegância de sempre e um local confortável para todos. Isso porque esses locais comumente acumulam bastante poeira, por isso, podem ser grandes perigos para pessoas que sofrem com algum de problema de respiração, ou até para pessoas que sofrem com renite ou algo do tipo.

Por isso, é fundamental que além de ter esses objetos em casa, você os mantenha sempre limpos, para garantir que não ofereçam nenhum de tipo de risco à saúde de quem convive nesses ambientes.

Dicas para prevenir sujeiras em persianas e tapetes

Como o próprio ditado diz, prevenir é sempre melhor que remediar. Nesse sentido, é fundamental que você sempre preze pela limpeza periódica desses objetos para evitar que a poeira, ácaro e demais sujeiras se acumulem e tragam algum transtorno à saúde. Confira algumas das dicas que separamos para você:

  • Faça uso constante do aspirador de pó. Essa ferramenta é algo que não pode faltar em sua casa, uma vez que é peça chave para garantir a remoção da poeira.
  • Em casos de manchas e mal cheiros em tapetes, você pode utilizar a mistura de água e vinagre. Basta borrifar pequenas quantidades no objeto e rapidamente tudo estará resolvido.
  • Use um pincel para alcançar as extremidades das persianas, para evitar que a poeira se acumule.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade