Dicas e informações sobre casa e construção

Como vender terreno residencial ou comercial

Se você deseja vender um terreno que não sabe quais os passos corretos para obter o sucesso na venda, leia as nossas dicas e saiba como ofertar corretamente um terreno para a venda.

Vender um terreno pode ser uma coisa simples para quem está acostumado com o ramo imobiliário, mas pode ser mais complicado para quem não tem muita experiência em vendas de imóveis. Abaixo segue algumas dicas úteis para aqueles que pretendem vender um terreno residencial ou comercial.

Providencie a documentação

A primeira coisa a fazer é providenciar a documentação do terreno, isto é, caso haja irregularidades é necessário fazer todo o ajuste necessário pois a documentação é fundamental para o sucesso na venda de um lote comercial ou residencial. Normalmente os interessados na compra de um imóvel perguntam primeiro pelo preço e pela documentação, essas duas perguntas são frequentes em praticamente todos os casos. Vá até o cartório de registro de imóveis e tire uma certidão atualizada do imóvel, ali deverá constar tudo que está registrado naquele imóvel que a sua devida situação.

Limpe o terreno

Terreno após demolição

Como a documentação em dia o passo seguinte é providenciar a limpeza do terreno, isto pode parecer bobagem mas não é. Geralmente a primeira impressão é a que fica, disso o velho ditado. Terreno com mato alto ou cheio de entulho pode dificultar inclusive e à venda, já que o comprador deseja ter uma visão mais clara do imóvel que está comprando. O mato alto, por exemplo, pode esconder o real desnível do terreno eu transmitir uma imagem diferente daquela que o comprador de fato irá comprar.

Especifique a política de preço

Em seguida você deve especificar o preço, aliás, a política de preços. É muito comum um comprador fazer a chamada contraproposta e você deve estar preparado para aceitar ou não, por isso é preciso especificar o preço que você deseja vender que o valor mínimo para qual você conseguiria reduzir a fim de aceitar uma contraproposta. Adotando esta política você terá respostas mais rápidas e poderá fechar negócio de maneira mais imediata.

Coloque uma placa de venda no terreno

placa vende-se propaganda

A propaganda é importante para ajudar na venda e uma das melhores propagandas é uma placa de venda no próprio local. Se a rua for muito movimentada ou terreno tiver um bom destaque, possivelmente só com uso desta placa você conseguirá atrair os compradores, mas se o terreno ficar em uma rua de pouco acesso de pessoas talvez seja conveniente utilizar também outro método de propagandas.

Faça outros anúncios

Anúncios em jornais, anúncios nas redes sociais onde você tem vários contatos e anúncios em sites de imóveis podem ajudar a propagar a venda do terreno. Contudo o sucesso na venda não depende apenas do anúncio, mas de todos os itens anteriormente escritos. Faça os itens descritos e faça os anúncios nos locais corretos, com isso a chance de venda é maior e o objetivo proposto pode ser mais bem alcançado, quem sabe até em um tempo mais curto.

Contate alguns corretores

Os corretores de imóveis são profissionais que atuam na intermediação de compra e venda de imóveis e eles podem ajudar muito nesta hora. Você poderá entrar em contato com alguns deles dizendo que está vendendo o imóvel, a partir daí eles se encarregam de prospectar clientes que possam interessar pelo seu imóvel. Muitos tem bons sites onde as pessoas entram com frequência na procura de oportunidades e se o seu anúncio estiver lá há uma boa chance de ocorrer a venda.

Vale lembrar que os corretores cobram uma taxa de venda que gira em torno de 5% a 6% do valor da venda. É alto o valor e então considere esta questão antes de colocar o terreno a venda através desses profissionais.

Não tenha pressa

A venda de um imóvel qualquer requer do vendedor a nobre característica da paciência, pois nem sempre se vende um terreno, casa ou apartamento da noite para o dia. Eu já tive o privilégio de anunciar uma casa na sexta-feira e vender na segunda, mas são casos raros e na maioria das vezes é preciso esperar um pouco.

Quem compra imóveis geralmente não o fazem de maneira precipitada, pelo contrário, analisam bem e tem aquele período de namoro que é muito normal. Temos de levar em conta que são valores altos e as pessoas querem ter certeza de que estão fazendo a compra certa.

 

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade