Dicas e informações sobre casa e construção

Como levantar uma parede passo a passo

Veja como levantar uma parede de uma casa passo a passo, como uso correto dos materiais e das ferramentas usadas na construção civil. Ver um vídeo de demonstração passo a passo. Como resolver problemas de umidade na parede e infiltração de água? Dá para resolver definitivamente não existem apenas soluções paliativas para minimizar os efeitos desse problema?

A construção de uma casa feita por etapas levar em consideração o alicerce, alvenaria das paredes, laje e telhado, parte elétrica e hidráulica, reboco e pintura demais itens de acabamento. Montar uma parede é uma etapa que seja bastante cuidado pois se for feito errado este trabalho você poderá ter problemas com assentamento de portas, gasto em excesso com reboco, entre outros problemas no decorrer da construção.

Veja abaixo como levantar uma parede passo a passo, com este vídeo de demonstração de um profissional da construção civil mostrando o uso correto dos materiais como a massa de assentar, os tijolos e ainda uso correto das ferramentas que são usadas por pedreiro na construção civil, como o prumo para o alinhamento das parede, o esquadro para fazer o esquadrejamento da casa, entre outros ferramentas.

Blocos estruturais e de vedação

Este outro vídeo mostra o uso de blocos para levantar paredes e a diferença entre bloco estrutural e de vedação. Os estruturais, por exemplo , suportam 55 kg por cm/2, mas ambos precisam estar dentro das normas técnicas da ABNT

Paredes tortas

Um dos problemas comuns na construção de uma casa são as paredes tortas que causam bastantes dores de cabeça para fazer a sua correção, onde geralmente é necessário bastante massa para o reboco ou problemas no assentamento de portas, armários embutidos e demais objetos de casa que usam na parede como base.

Algumas considerações:

  • As paredes de uma casa é a etapa da construção onde normalmente podemos observar maior rendimento no trabalho, uma vez que é bem rápido o processo, especialmente se você estiver usando blocos grandes que dão maior rendimento ainda;
  • Uma parede é composta pela parte estrutural e vedação. A estrutural são as colunas de concreto e aço que farão a sustentação do telhado, laje e a casa como um todo. A parte de vedação é o restante da parede que pode ser fechada com diversos tipos de materiais, inclusive drywall para pardes internas;
  • As paredes externas precisam receber tratamento especial contra a umidade, isto é de fundamental importância para evitar que a água da chuva ou outra fontes de umidade venha penetrar na mesma causando infiltração, mofo e deterioração da parede;
  • O custo para levantar uma parede está diretamente relacionado  ao tipo de material que é usado, como por exemplo, tijolos ou blocos cerâmicos, blocos de concreto, drywall e outros. Ainda deve-se considerar o tipo de coluna, a quantidade de ferro usada nela, largura e outros.

Infiltração na parede, como resolver o problema?

Os cuidados com as paredes de uma casa devem ser muitos, afinal de contas elas constituem a base da sua casa e portanto problemas como infiltração e umidade podem ser sinais de consequências mais graves no futuro se nenhuma ação for tomada no presente para sanar o problema ou pelo menos minimizar os seus efeitos. A incidência de infiltração é algo bastante comum em muitas casas e as razões para o problema podem ser diversas, assim como as soluções também.

Causas da infiltração

Normalmente a infiltração acontece quando a parede tem contato com uma superfície úmida que pode ser uma encosta de terra, o muro do vizinho que passa umidade para a parede, água da chuva, canos de água com vazamento, entre tantos outros motivos. Qualquer que seja a razão que leva a existência da infiltração, uma coisa é certa: o problema precisa ser tratado para evitar que a parede venha a sofrer corrosão com o tempo.

Como resolver o problema de infiltração

Eu tinha uma casa que estava com bastante problema de infiltração e havia diversas razões para isso. Primeiro que a água da chuva caía direto do telhado e espirrava muito na parede. Para esse problema eu coloquei uma calha no final do telhado para escoar a água e evitar que ela caísse em formas de goteira e assim minimizar o impacto da água na parede.

Do outro lado da casa que era encostado na casa de um vizinho havia também a infiltração e aí o problema era mais complicado porque eu não tinha acesso ao outro lado para fazer alguma ação no sentido de estancar a fonte da umidade. Nesse caso a solução foi tratar a parede do lado de dentro apenas, tirando o reboco e fazendo um novo com a aplicação de um impermeabilizante. Esta solução não é definitiva e não sei se o problema voltou, pois vendi a casa, mas neste caso você trata apenas os efeitos da infiltração e não a sua causa.

Causa e efeito

Esta relação é muito importante neste caso, pois o ideal é você tratar as causas do problema ou a fonte da umidade. Quando isto é possível, ótimo, mas quando não é possível é necessário tratar pelo menos os efeitos que foi o que fiz no exemplo acima da minha casa.

Cuidados

Ao fazer uma parede tome os seguintes cuidados com a parte externa dela:

  • Evite deixar ela encostada em muros e paredes do vizinho;
  • Faça um bom reboco;
  • Aplique um impermeabilizante, pelo menos nas partes mais baixa da parede;
  • Se ela ficar muito expostas a chuva, aplique um impermeabilizante específico contra a batida de chuva;
  • Faça o acabamento com textura ou grafiato, por exemplo para ajudar na proteção.
  • Certifique que canos de água que passar por dentro da parede estejam devidamente vedados.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade