Dicas e informações sobre casa e
construção

Churrasqueiras a carvão, alvenaria, a gás e elétricas, qual é melhor?

Conheça os vários modelos e exemplos de churrasqueiras móveis a carvão, alvenaria, a gás e elétricas. Veja os principais materiais usados, características e a aplicação de cada uma delas.

Um bom churrasco é parte vital da cultura gastronômica brasileira, basta sair nas ruas no final de semana para sentir o cheiro da carne assada nos vizinhos, bares, restaurantes, festas e assim por diante. Para assar a carne há vários tipos de churrasqueiras e neste artigo mostraremos os principais modelos usados no Brasil, como exemplos e imagens de cada um para você conhecer.

Churrasqueiras móveis a carvão

As churrasqueiras a carvão são as mais tradicionais no Brasil e creio que elas estejam presentes na maioria das casas brasileiras. Os modelos móveis são bastante comuns e podemos classificá-las em várias modalidades, isto de acordo com o material em que elas são feitas, bem como ao modelo:

  • Alumínio: É um material bom para churrasqueira e os modelos feito com tem bom resistência ao fogo e é leve para transportar e guardar. Veja aqui exemplos deste modelo.
  • Ferro: Também é comum encontrarmos modelos de churrasqueiras de ferro e elas podem ser bem duráveis, embora o ferro com o tempo sofra com a corrosão. Geralmente é muito pesada e pouco prática para a locomoção. Veja exemplos aqui.
  • Tambor: Uma das mais tradicionais é o modelo de tambor. Ela tem como vantagem o fato de poder fechar a churrasqueira o que a torna ideal para assar costelas ou carne em pedaços grandes, já que neste caso o ideal é assar mais devagar, contudo abafando o calor. Veja exemplos aqui.
  • Campana de caminhão: A campana de caminhão geralmente é adaptada para servir como churrasqueira e é bastante usada também. Tem como desvantagem o peso, mas pode ser ideal para locais onde não há necessidade de locomoção. Veja modelos aqui.
  • Inox: O inox é outro material muito bom para churrasqueira, uma vez que não enferruja e com isso tem boa durabilidade. Veja exemplos aqui.

Churrasqueiras de alvenaria

A churrasqueira de alvenaria é para muitos o modelo ideal. Ela tem inúmeras vantagens como o fato de ter uma chaminé que elimina a fumaça do ambiente, tem melhor concentração do calor, uma vez que é fechada e com isso se mantém aquecida de forma mais constante. Ainda devemos considerar que uma vez que ela é fixa, não tem o inconveniente de ficar locomovendo.

As churrasqueiras de alvenaria podem ser construídas de várias formas, sendo os modelos mais comuns os seguintes:

  • Tijolinho a vista e afunilada: Este é o modelo mais tradicional e ela é construída com uma base mais larga e afunila na parte superior para abrir a chaminé. Também é tradição usar tijolinho a vista, tornando-a mais rústica. Veja exemplos aqui.
  • Estilo gourmet ou quadrada. O estilo gourmet é o modelo mais moderno e já é bastante usado no Brasil. A diferença é que aqui ela é construída quadrada, sem o afunilamento, podendo inclusive ser embutida na parede. Também é mais comum fazer o acabamento dela ao invés de deixar os tijolinhos a vista. Normalmente ela é rebocada como uma parede normal e pintada com tinta especial que permite inclusive lavar. Este é o modelo usado em apartamentos também. Veja exemplos aqui.

Churrasqueiras a gás

A churrasqueira a gás lembra mais os modelos americanos, mas também temos aqui no Brasil aquelas tradicionais churrasqueiras que o pessoal usa para assar frango nos finais de semana em restaurantes, padarias, bares e outros locais com o intuito de vender. É a chamada “televisão de cachorro”.

Veja exemplos de churrasqueiras a gás.

Churrasqueiras elétricas

A churrasqueira elétrica é mais comum para o uso em cozinha e para situações mais cotidianas e simples. Geralmente elas são menores e usadas para atender pequenas demandas, como o almoço do dia a dia.

Veja exemplos de churrasqueiras elétricas aqui.

Churrasco no Brasil

O churrasco é uma das comidas mais preferidas pelos brasileiros, haja vista que ele é escolhido para ser feito em muitas ocasiões, como em festas de casamento e aniversários, confraternizações, encontro familiar no final de semana ou as vezes somente com as pessoas de casa mesmo.

Não há muito segredo: carvão, carne e sal grosso. Pronto.

Diferente do que ocorre em outras localidades, no Brasil os principais ingredientes do churrasco são:

  • Carne de boi: geralmente alcatra, contra-filé ou picanha. São assadas em formato de bife e leva apenas sal grosso para temperar.
  • Carne de frango: Geralmente tulipinha ou asinha. O tempero varia de acordo com o gosto.
  • Linguiça: Esta é outra que não pode faltar e o que não falta são opções. A mais comum é o tipo toscana, mas muitos gostam também de linguiça de frango e aquelas caseiras de porco.
  • Pão de alho: Este ingrediente não é muito antigo nos churrascos brasileiros, mas parece que veio para ficar. É muito bom, mas assar pão de alho é como ferver leite: não pode tirar o olho, senão queima.
  • Queijo coalho: O queijo coalho, a exemplo do pão de alho, exige mais cuidado para não queimar na churrasqueira, mas fica muito bom como acompanhante no churrasco.
  • Coração: Tem gente que gosta de coração de frango também, não é o meu caso, mas gosto não se discute.
  • Outros ingredientes: Eu já vi pessoas assar milho verde e fica muito bom, abacaxi também pode ser usado, bem como uma variedade de combinação de carnes para dar um tempero todo especial ao seu churrasco. O importante é ficar bom.

Algumas opiniões sobre churrasqueira a gás de embutir

O churrasco na churrasqueira a gás é tão gostoso quanto o churrasco com carvão. Até porque os temperos usados nas carnes aparecem mais quando feitos em churrasqueiras a gás. É uma questão de gosto pessoal.

Acender o fogo é mais rápido e prático, limpo, pois não tem resíduos e sujeira, você não fica todo sujo como a cada vez que mexe no carvão e a gordura cai em depósitos específicos e de fácil limpeza, e como o resultado é praticamente o mesmo, as churrasqueiras a gás levam ainda a vantagem, de ser usadas em áreas mais fechadas com muito mais flexibilidade. O calor nelas é distribuído por igual. Incrivelmente linda

Sem falar que ela embutida ganhamos muito mais espaço e sem sujeira.

Jacqueline Cardoso, São Paulo


Quando eu decidir comprar uma nova churrasqueira pra dar de presente pros meus pais, eu pensei em algo que fosse bem superior a antiga churrasqueira, que não assava bem as carnes e com isso as carnes tinham um gosto ruim, foi então que eu decidir comprar a churrasqueira que superou aquilo que eu estava procurando, ela tem um design muito bonito, atende bem as suas funcionalidades, não faz fumaça, só trouxe benefícios, lembro que eu dei de presente pros meus pais eles nem acreditaram, tinha muito tempo que eles queriam comprar uma igual, mas quase nunca dava pra comprar, sempre aparecia um problema, agora quando sempre o churrasco é na casa dos meus pais, eles fazem questão de ser lá.

Um dos pontos fracos que eu acho que pode melhorar, é o preço que eu acho um pouco caro demais, mas entendo que é por conta de sua qualidade.

Simone Barbosa Lima, Irecê-Ba


Churrasqueira de ótimo calibre de qualidade porém não usa carvão evita muita sujeira, boa para pessoas que fazem festas mais reservadas.

Churrasqueira também muito usada para pequenos empresários e empreendedores individuais, pois dá para fazer uma grana boa com ela.

Churrasqueira não faz muita fumaça muito prática de usar recomento para todas as ocasiões em que necessite de quantidades maiores de churrasco ela tem uma boa produção.

É praticamente semi-automática e não expele muito calor encima de quem está manejando a churrasqueira. Fácil o desmonte ajuda a deslocamento em qualquer lugar tanto para trabalho quando para uma festinha em amigos.

O gosto do churrasco não é o mesmo, churrasqueiras, mas tradicionais a carvão deixam o gosto do churrasco bem melhor do que as churrasqueiras a gás.

Alexandre de Araújo, Recife PE

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.