Dicas e informações sobre casa e construção

Colocação de detalhe de gesso na parede. Preço e dicas

Veja as dicas de aplicação e uso do gesso na parede de uma casa ou apartamento, bem como o preço para a colocação dele que paguei na construção da minha casa. Veja as dicas a seguir.

O gesso tem sido bastante utilizado na construção civil para diversos fins de acabamento em uma casa ou apartamento, sua aplicação pode ser feito na parede em substituição ao reboco tradicional, no teto onde muitos fazem uma espécie de teto suspenso que além de ter um efeito estético pode ser usado também para outros fins ou ainda na parede apenas como um detalhe estético. Extra última aplicação é muito comum de ser feita a divisão da parede com teto, criando uma faixa que contorna todo o ambiente com um detalhe em gesso para quebrar um pouco a divisão da parede com o teto.

Preço de colocação

Na construção da minha casa eu fiz a colocação do gesso na parede e o custo ficou em torno de R$ 6,00 o metro linear, neste valor está incluso a colocação dele, portanto é o valor que eu paguei é com ele colocado no local. Na verdade o valor era um pouquinho acima desse para o modelo que escolhi, mas negociamos como instalador e ficou mais ou menos em torno deste valor que citei acima.

Dicas de aplicação e uso

O ideal é você lixar o gesso de fazer a pintura sobre isso com uma tinta especial para gesso, isto é necessário pois após a sua colocação e durante a pintura parede poderá haver respingos de tinta ou massa corrida sobre ele.

A colocação deve ser feito antes da pintura, pois assim quando você for aplicar a massa corrida para fazer a pintura é possível fazer o acabamento e tirar pequenas imperfeições que ficaram da colocação.

Ele pode ser colocado em banheiros e outras áreas molhadas, mas é preciso ter um cuidado especial nesses locais, já que o gesso não pode ter umidade, caso contrário começa a embolorar e se for muita umidade ele pode inclusive se soltar.

Alguns anos depois

Já faz mais de 4 anos que construí minha casa e coloquei gesso em praticamente todos os cômodos. Na verdade, acho que apenas na garagem não foi colocado, nos demais cômodos, foi colocado aquele filete na junção da parede com o teto e na sala foi feito uma sanca de gesso que inclusive foi usada como base para a colocação de alguns spots de led para iluminação.

Houve dois incidentes com o gesso da sala:

Primeiro hoje uma infiltração por conta de uma trinca e ela dava justamente na sanca. Aliás, eu só percebi a infiltração quando vi o gesso molhado.

Minha preocupação inicial era de que a sanca pudesse se soltar por conta da umidade, então, tratei de resolver o mais rápido possível o problema da trinca a fim de eliminar a causa da infiltração. Dai, esperei até que o gesso secasse e foi o que aconteceu, sem maiores problemas.

Então a conclusão que tirei deste primeiro incidente é que a umidade só vai causar problemas de fato se ela persistir, mas eventos esporádicos não tendem a levar a ruptura.

O segundo incidente são trincas que surgiram na sanca da sala, justamente nos pontos de emenda dos blocos de gesso. Essas sancas, quando colocadas, são formadas por vários blocos que se unem na hora da colocação. Inicialmente nem era possível identificar onde um terminava e outro começava, mas com o surgimento dessas trincas agora é possível ver.

A solução para isso é chamar o pessoal que fez a colocação para um reparo e como elas são bem pequenas ainda, estou esperando e avaliando. Aparentemente elas não causam danos maiores, mas precisam ser recuperadas.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade