Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de porcelanatos: Retificado, polido, esmaltado e natural

Veja as classificações de porcelanatos quanto os tipos de borda, como o retificado e borda boleada, quanto ao acabamento da superfície: polido, esmaltado e natural. Veja ainda algumas questões importantes com dicas de compra e uso do produto.

Os porcelanatos podem receber diversas classificações e existem vários tipos desde importante produto de acabamento de uma casa. Conhecer essas classificações ajuda na hora de comprar ou escolher aquele que atenderá melhor às necessidades de uso, bem como o que oferecerá melhor estética na sua casa.

Mostraremos abaixo duas classificações, quanto à borda e ao acabamento da superfície, com exemplos e ilustrações de cada um para você conhecer melhor.

Tipo de borda

porcelanato polido

A primeira classificação que daremos aos pisos porcelanatos é quanto ao tipo de borda que eles podem ter. Basicamente há dois tipos: retificado e borda boleada. Veja abaixo os exemplos e definição de cada um desses modelos.

Porcelanato retificado ou borda reta

O modelo retificado é o mais comum e a sua principal característica é o fato dele ter borda reta e assim permitir que as peças sejam assentadas mais próximas umas das outras, chegando a 1 mm de distância apenas. Isto cria um aspecto muito mais bonito e fica pouco evidente a separação entre as peças. Se você usar porcelanatos com medidas maiores, fica melhor ainda.

Veja aqui exemplos de porcelanato retificado

Porcelanato de borda boleada ou arredondada

Já o modelo de borda boleada é mais parecido com os pisos cerâmicos tradicionais e isto significa que as peças precisam de um espaço maior entre elas. Na prática este tipo de porcelanato ficará muito parecido com um piso tradicional depois de colocado. Ele é menos usual do que o modelo anterior.

Veja aqui exemplos de porcelanato de borda boleada

Acabamento da superfície

Outra classificação que podemos dar ao porcelanato é quanto ao acabamento da superfície do mesmo. Neste caso eles podem ser polidos, esmaltados ou natural. Veja abaixo a definição e exemplos de cada um desses tipos.

Polidos

Os porcelanatos polidos são os mais desejados, creio eu, isto porque eles têm brilho e um acabamento muito bonito. Ideal para salas e locais de destaques na casa. São extremamente fáceis de limpar e a aparência é bem legal.

Veja aqui exemplos de porcelanatos polidos

Esmaltados

Os esmaltados são bem parecidos com os polidos, existe inclusive modelos esmaltados e polidos. Como o próprio nome já diz, eles recebem uma camada de esmalte no acabamento que o torna diferenciado do modelo comum.

Veja aqui exemplos de porcelanatos esmaltados

Natural

São os modelos que não tem nenhum tipo de acabamento especial na superfície, ou seja, não são nem esmaltados nem polidos. São boas opções para áreas externas, como garagens, áreas de serviço, quintal, entre outras dependências.

Veja aqui exemplos de porcelanatos naturais

Cores

Existem muitas variações de cores e tonalidades quando o assunto é piso porcelanato. As variações são úteis para projetos diferenciados e precisam de diferenciais para se destacar. Veja abaixo uma galeria de modelos de porcelanatos separados por cores e tonalidades diversas.

Opções na cor branca

Opções em cinza

Modelos bege

Modelos em cor preta

Modelos retrô ou vintage

Modelos que imita madeira

Modelos decorados

Algumas questões importantes

O preço do porcelanato já é bastante acessível, se comparado com os altos preços que tínhamos no passado. Talvez graças a sua popularidade, hoje é possível comprar porcelanato pelo mesmo preço de piso cerâmico comum. Como sabemos eles oferecem uma qualidade superior, bem como o valor estético muito mais atraente.

Contudo, ainda existem modelos que são relativamente altos, especialmente aqueles mais decorados ou os modelos de tamanhos grandes, uma vez que quanto maior o tamanho do porcelanato, mais caro ele tende a ser.

Apesar de ele ter uma qualidade superior, não está livre de problemas e não são raros os casos de ocorrer defeitos como manchas, peças soltas, peças quebrarem, entre outros. Creio que o caso das manchas são as mais comuns.

A origem das manchas no porcelanato pode ser de defeito de fabricação ou no caso de uso de produtos de limpeza inadequados. Neste último caso, vale a pena tomar bastante cuidado e escolher os produtos certos para aplicar no porcelanato, pois o uso inadequado pode de fato trazer sérios problemas ao produto.

Como já explicado acima, o tamanho do porcelanato influencia bastante no preço, normalmente os modelos maiores também são os mais caros, podendo haver exceções, é claro.

Assim aqueles modelos pequenos tendem a apresentar um preço mais acessível e talvez seja uma opção para quem não quer gastar muito na compra desse tipo de produto. Vale ressaltar ainda que as peças pequenas são mais adequadas para espaços menores, uma vez que ela proporcionalmente terá um aspecto estético melhor.

Ao escolher a cor do seu porcelanato, fique atento com alguns detalhes de combinação com o revestimento das paredes e mesma cor da tinta que você vai aplicar na parede. É comum nas lojas de decoração e revestimento, eles montarem cozinhas ou banheiros com piso e revestimento para dar uma boa ideia da combinação. Esse é um fator estético bastante importante e pode trazer ganhos significativos.

Ainda sobre o ponto anterior, quando você olha uma peça isolada é diferente de quando você a aplica no conjunto, com isso os efeitos e resultados podem ser tanto positivos, quanto negativos. Por isso a importância de você ver a peça aplicada em um contexto para você compreender se é exatamente aquilo que você espera para o seu ambiente.

Tome muito cuidado com cores fortes, especialmente as cores escuras, pois elas ficam bonitas quando aplicadas, mas elas tem a tendência de cansar a vista com o tempo e assim depois de algum tempo de uso, você acaba não gostando mais do resultado e por isso deve ser usado com bastante cautela e de preferência com orientação de um arquiteto.

 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade