Dicas e informações sobre casa e construção

Tomadas de modelo novo, qual a diferença para as antigas

Veja as diferenças entre os modelos de tomadas existentes ainda no Brasil, tanto no aspecto físico, como no aspecto funcional. Veja a dica para quem pretende fazer reforma em uma casa.

As tomadas são itens muito importantes em uma casa, afinal elas são responsáveis por conduzir a energia elétrica ou disponibilizar a energia elétrica para uso nos equipamentos eletroeletrônicos de uma residência. Portanto em uma casa é importante pensar na quantidade de tomadas, nas suas localizações que melhor atendem as necessidades dos moradores e por fim é importante pensar no modelo de tomadas que será usado.

Modelo novo versus antigo

Sabemos que a partir de 2011 o Brasil adotou o novo modelo de tomadas e desde então o modelo antigo ficou proibido de ser comercializado, embora tenha tido um período em que ambas as tomadas eram usadas. A diferença entre elas é que o modelo antigo tinha a entrada de dois pinos e o modelo novo térmite um terceiro pino que é o terra. Desta forma o modelo é mais seguro que o anterior e este é um dos motivos que levaram à sua adoção.

Os modelos atuais de tomadas seguem a NBR 14136 (baseada na norma internacional IEC 60906-1) que torna padrão no Brasil. Desta forma quando uma pessoa for reformar sua casa, o ideal é providenciar a substituição das tomadas antigas pelos novos modelos e quando ocorrer a construção de uma casa ai já colocar o modelo novo que é na verdade o que encontramos para comprar atualmente.

Preso com a tecnologia dos anos 80?

(isso é como a Idade Média nos dias de hoje)

Honestamente, se você é como todo mundo, você só pensa em suas tomadas de parede quando precisa encaixar algo,e mesmo assim você provavelmente esquece delas assim que conecta seus iPads ou smartphones ou qualquer coisa que as crianças estão conectando esses dias.Mas pense nisso.Seus estabelecimentos são provavelmente os mesmos que vieram com sua casa, e se eles tiverem mais de 25 anos,você está perdendo seriamente toda a nova e incrível tecnologia de tomadas por aí.Não ria, estou falando sério.O seu telefone tem 25 anos? Seu computador?Sua TV?Claro que não.Na verdade,você pode ter um dispositivo que serve ao propósito de todas as coisas que acabei de mencionar. Cansado de precisar de um adaptador USB para carregar seu telefone? Instale uma tomada e placa que inclua o carregador USB na parede.

Você precisa atualizar suas antigas tomadas elétricas?

 No entanto, se a sua casa foi construída há algumas décadas, mesmo nos anos 90,você pode ter desatualizado tomadas elétricas que estão colocando sua casa em risco.O aumento da demanda por tecnologia significa que até mesmo novas casas podem estar desatualizadas.Saber quando substituir tomadas elétricas não é fácil.

Por que o envelhecimento é um problema?

Mesmo que você não consiga ver o problema, os estabelecimentos antigos estão colocando sua casa em risco significativo.Entender o problema e as preocupações que ele representa e saber quando substituir as tomadas elétricas é uma parte importante de manter sua casa segura.Alguns dos problemas que as tomadas antigas podem causar incluem:

  • Degradação da saída e do arame - As tomadas e os fios por trás deles podem envelhecer em apenas cinco anos. Isso pode torná-los bastante suscetíveis a danos. Com o tempo, os fios podem se estabilizar e isso muda a forma como eles fazem contato. Se as alterações estiverem certas, elas podem causar faíscas, arcos e incêndios. Mesmo que esse risco seja pequeno, você precisa verificar sua fiação a cada poucos anos para ter certeza de que sua casa está segura.
  • Pontos de venda desatualizados - Se as suas tomadas não forem capazes de fornecer eletricidade suficiente para suas necessidades elétricas, ou se elas não estiverem aterradas (somente dois furos em vez de três), sua casa estará em risco. Se você possui pontos de venda não aterrados ou se os pontos de venda não podem fornecer eletricidade suficiente para a demanda de sua tecnologia atual, talvez seja hora de substituí-los.
  • Pontos de venda que não conseguem acompanhar - A tecnologia está mudando rapidamente,e se você está percebendo problemas como luzes piscando ou energia inconsistente,pode ser porque as tomadas e a fiação não conseguem acompanhar sua demanda atual.Saber quando substituir tomadas elétricas é essencial para proteger sua casa.

Fonte:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2011/07/novo-padrao-de-tomadas-e-obrigatorio-partir-desta-sexta.html

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade