Dicas e informações sobre casa e construção

O que é serpentina e como ela é usada para aquecer e resfriar?

Serpentinas pode ser algo um complicado de se explicar, no entanto é muito fácil de entender qual é o seu uso diário. Elas compõem parte fundamental de equipamento responsáveis por aquecer ou resfriar ambientes.

O Brasil é um país extremamente grande. Nesse sentido é possível que você encontre regiões com as mais diversas variações climáticas, desde locais extremamente quentes até locais muito frios. O que torna um país extremamente rico em fauna e flora, permitindo que você desfrute de todas as variações climáticas possíveis que são oferecidos pela natureza.

Partindo desse princípio, algo que tem se tornado cada vez mais comum são os equipamentos de ar-condicionado, os quais tem função especial de resfriar um ambiente. Mas por incrível que pareça, existem aparelhos com a sua utilidade voltada também para aquecer, e é justamente sobre que vamos falar hoje. Continue lendo e confira tudo que você precisa saber sobre a serpentina e como ela é usada nos equipamentos para aquecer ou resfriar um ambiente.

O que é a serpentina?

Serpentinas pode ser algo um complicado de se explicar, no entanto é muito fácil de entender qual é o seu uso diário. Primeiramente é fundamental salientar a variação que existe nas serpentinas, que pode ser dividida em duas: a Split e a externa. A serpentina Split é que fica localizada na parte interna do aparelho refrigerador ou aquecedor, e a externa por sua vez, como o nome é autoexplicativo, fica localizada na parte externa do ambiente climatizado.

A serpentina tem papel fundamental na troca de calor que ocorre entro dos aparelhos refrigeradores. Funciona da seguinte forma: o refrigerante absorve todo o gás quente que é captado pelo aparelho, essa absorção de gás quente ocorre por meio da serpentina.

Assim, se trata de um equipamento térmico de suma importância para as trocas de calor que ocorrem em aparelhos de aquecimento e resfriamento de ambientes. Vale lembrar que a serpentina pode ser encontrada em alumínio e cobre, porém a de cobre é mais indicado para o uso.

Como a serpentina é usada para aquecer ou resfriar?

Como dito anteriormente, as serpentinas compõem parte fundamental de equipamento responsáveis por aquecer ou resfriar ambientes. Partindo desse princípio, as serpentinas atuam nas trocas de calor que ocorrem dentro desses equipamentos.

Por ser feita de material excelente para a condução térmica, a serpentina tem contato com o gás quente ou frio, através da serpentina Split. Nesse primeiro contato, é onde ocorre a troca de calor, podendo o ar ser aquecido ou resfriado. Quando ocorre essa troca de calor, se o objetivo é deixar o ambiente mais quente, o ar frio é lançado para fora do ambiente através da serpentina externa. O mesmo processo ocorre quando se deseja deixar o ambiente resfriado.

Vantagens dos aparelhos com serpentinas de cobre

Você anteriormente que as serpentinas podem ser feitas com dois materiais diferentes, são eles: o cobre e o alumínio. Não novidade para ninguém que o cobre tem uma larga vantagem quando comparado ao alumínio e é partindo desse princípio que vamos compartilhar com você as vantagens em ter equipamentos com serpentinas de cobre, confira:

Melhor condutividade térmica

O cobre possui maior condutividade térmica do que o alumínio e esse por si só explica qual a vantagem da serpentina feita com esse material. Você não terá que esperar longos minutos até que o ambiente esteja resfriado ou aquecido. Com a serpentina de cobre todo o processo ocorre de forma rápida devido a sua excelente condutividade térmica.

Mais eficiência

Muitas pessoas não optam pelos equipamentos que possuem serpentina de cobre devido ao seu preço. É fato que o alumínio é mais barato que o cobre, porém o alumínio não garantia mais eficiência para você no longo prazo. Isso porque o aparelho que possui a serpentina de cobre possui também mais eficiência, o permite que o aparelho gaste menos energia elétrica e assim valha mais a pena no longo prazo.

Tubos resistentes

A tubulação utilizada nos equipamentos também faz toda a diferença. O alumínio é um metal muito mais frágil que o cobre e justamente por isso a tubulação do seu equipamento fica muito mais resistente com o revestimento de cobre. Isso sem dúvidas é uma vantagem que conta muito no longo prazo.

Vantagens do fogão a lenha

Muita gente gosta do fogão a lenha porque segundo eles a comida fica mais saborosa e isto é levantado por muitos como uma grande vantagem. Sinceramente não acredito que isto seja verdade pelo simples fato dá comida ter sido feito no fogão a lenha, mas reconheço que de fato a comida fica mesmo mais gostosa. Talvez o processo de cozimento dele mais lento tenha alguma influência sim, mas desconfio que a razão seja outra.

A razão não está necessariamente no tipo de combustível que o fogão usa, mas no tipo de preparo mais comuns dos alimentos que são feitos ali. Normalmente as pessoas que tem fogão a linha cozinham no final de semana ou naquele feriado quando todo mundo está reunido e aí a comida é feita com muito mais capricho, com mais tempo e normalmente levam os melhores ingredientes e preparos. Em outras palavras o fogão a linha é mais convidativo para o preparo de comidas mais saborosas e mais bem feitas e talvez esteja aí a diferença no sabor que tantos consideram.

Afinal, acho que ninguém cozinha miojo no fogão a lenha, certo? Mas aquela tradicional comida mineira pede um fogão a lenha. Notaram a o que quero dizer?

Ainda considerando o mesmo aspecto acima é comum quando a pessoa tem fogão de lenha e convidar outras pessoas para um almoço e isso obviamente é muito positivo pois acaba tendo um atrativo para reunir pessoas.

Resumindo:

  • Não usa gás e portanto pode ser mais barato o consumo dele;
  • Pode ser usado para fins onde se usaria muito gás, como no caso de assar ou cozinhar para muitas pessoas em panelas grandes;
  • Embora ele não tenha efeito direto na comida, todos sabem que a comida feita no fogão a lenha é muito mais gostosa, isto talvez porque ele é feita com mais calma sem a correria do cotidiano, com a família reunida, entre outros.

Desvantagens

Como principal desvantagem está o fato de você precisar de lenha e a menos que você tenha uma fonte onde você consiga madeira, geralmente você vai ter que comprar madeira e portanto não é um item com tanta disponibilidade o encontrado facilmente em qualquer lugar.

Outro aspecto que pode ser visto por alguns como desvantagens é o fato dele provocar um pouco de sujeira, pois ao queimar madeira gera muitas cinzas isso pode não ser atrativo para todas as pessoas.

Por fim, outra desvantagem que pode existir em alguns casos seja o fato de que um fogão a lenha é normalmente ocupar um espaço maior e pode ser que nem todas as pessoas tenham espaço disponível para construirmos ou mesmo para comprar um pronto.

Resumo

  • Faz a queima de madeira, o que não é bom em termos de poluição e também requer o uso constante deste material disponível.
  • Provoca sujeira, como cinzas e um pouco de pó as vezes
  • Requer espaço para construção e as vezes para o manuseio

Por Redação e G Produções Editoriais

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade