Dicas e informações sobre casa e construção

Lareira de canto ou centro de parede para sala de estar

Veja abaixo as informações sobre a construção, modelos e tipos de materiais usados para lareira de alvenaria, ferro ou pedra que podem ser usadas para a sua sala de estar.

Uma lareira de canto é uma opção para ser usada na sala de uma casa, geralmente na sala de estar, em um salão de festas ou outro ambiente que mais for apropriado.

Em várias regiões do Brasil há muito frio na época do inverno, como nos estados da região sul do Brasil e nas terras altas da serra da Mantiqueira na divisa dos estados de São Paulo, Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro.

Lareira para sala

Tipos de lareiras de canto

Embora exista diversos modelos e formas de se fazer, creio que os métodos mais empregados dizem respeito ao uso dos seguintes materiais:

  • Alvenaria ou tijolo: A construção com tijolo é a forma mais indicada, especialmente para novas construções onde é possível integrar a lareira ao projeto da casa. O tijolo, por ser de barro é adequado para altas temperaturas, assim como ocorre nos fornos a lenha usados por pizzarias ou nos fogões a lenha tradicionais.
  • Metal ou ferro: Os modelos de ferro são também boa opção pelo fato de já vir pronto, bastando apenas providenciar a instalação e adaptação dele no espaço desejado. É um modelo industrial e portanto segue padrões estabelecidos pela indústria.
  • De pedra: Embora pouco usado, a construção com pedra também é possível, apesar de ser mais trabalhoso do que o tijolo que tem formato mais uniforme e disponibilidade maior no mercado. É uma boa alternativa para uma construção mais rústica.

Veja aqui vários tipos de lareira de canto

Lareira na sala

Embora exista vários ambientes onde ela pode ser construída ou colocada é mais comum o seu uso na sala de estar, isto quando aplicado ao uso residencial dela. Neste caso ela pode ser colocada no meio da parede em relação ao horizontal, mas é muito comum que ela seja feita no canto da sala, pois assim ela acaba ocupando menos espaço, já que cantos tendem a ser espaços vazios pela dificuldade de inserir móveis ou outros objetos ali.

Medidas, planta e desenho

O tamanho de uma lareira irá depender muito do tamanho da sala ou do espaço que você tem, afinal, o projeto precisa ser proporcional. Então, salas pequenas devem optar por uma lareira pequena, enquanto que espaços maiores podem requerer modelos grandes.

Uma boa sugestão seria medidas de 70cm de largura com profundidade de 50cm e altura em torno de 75 ou 80 cm. Isto para os modelos de alvenaria, enquanto que os modelos de ferro, como já citado acima, segue padrões já definidos pela indústria.

Dá uma olhada neste link que tem vários modelos de plantas e desenhos de lareira com medidas variadas e que podem ser adaptadas ao seu projeto.

Revestimento

Depois de pronta a lareira de canto ou centro da parede pode receber revestimento para deixar o aspecto visual mais adequado ao ambiente, isto se aplica evidentemente aos modelos de alvenaria.

O revestimento pode ser feito com reboco e pintura como ocorre nas paredes da casa, mas também pode ser feito com pedra ou revestimento cerâmico. Em qualquer caso é importante considerar que é um ambiente de altas temperaturas e portanto precisa ser feito algo que suporte altas temperaturas.

Decoração

Dependendo do modelo feito, depois de acabada ela pode ainda receber uma dose extra com a decoração e ficar ainda mais bonita e integrada ao ambiente. Há vários objetos e estratégias que podem ser usadas para criar uma boa decoração de lareira de canto ou de centro na sua sala de estar.

Veja alguns modelos de lareira decorada para você se inspirar e dar uma cara nova ao seu ambiente.

Benefícios e cuidados

Os benefícios de uma lareira são enormes para os dias frios do inverno onde em muitas regiões as temperaturas despencam. O aquecimento com lareira é bastante confortável, elegante e traz uma ótima sensação de bem-estar e conforto.

Mas precisa de cuidados para o seu uso, com crianças, especialmente e evidentemente que ela precisa de uma chaminé para jogar a fumaça para fora, pois se isto não for feito adequadamente a queima de material dentro do ambiente sem a devida chaminé poderá levar as pessoas a morte.

Opiniões

Veja abaixo algumas opiniões de várias pessoas sobre o uso de lareira moderna.


A lenha, a gás, ou elétrica, quando o assunto é deixar a casa quentinha no inverno o que não falta é opção na hora de escolher um modelo para a lareira. O fato é que a lareira deixa os ambientes mais quentinhos e aconchegantes. Há uma infinidade de modelos e tipos, dos mais modernos e variados. E claro hoje existem os aquecedores que competem nesse mercado moderno com a lareira tradicional. Porém se você achava o processo de utilização trabalhoso, saiba que a boa notícia é que dentre os diferentes tipos encontramos vários modelos de lareira moderna, e muito prática. Além de oferecer conforto e aquecimento a lareira dá um toque especial de requinte ao ambiente, e proporciona. A lareira moderna não gera chama de verdade, e traz um efeito virtual de chama, gerado a partir do acendimento. Dentre os tipos de lareira moderna também há a ecológica, de ferro.

Marli Rodrigues dos Santos, Embu-Guaçu


Ótima opção de decoração nas residências, cliente pode escolher de acordo com seu tipo e agrado, eu prefiro as mais futuristas que ficam na sala principal, as visitas ficam maravilhadas com o produto recebo vários elogios.

Receber amigos e parentes a noite nem se fala quando acendo a lareira dá vida no ambiente tornando agradável a conversa, as pessoas se encantam ao ver fico bastante lisonjeado com a lareira.

Até agora não tenho o que falar, só a manutenção que é um pouco custosa pois não tenho tempo para mexer, fora isso é um show este produto recomendo.

Alexandre de Araújo, Recife PE


Uma lareira é perfeita para deixar o ambiente muito aconchegante e quentinho no inverno. Depois que eu comprei uma lareira para colocar na minha sala, pude perceber que o ambiente ficou muito mais moderno, elegante e sofisticado, a minha sala ficou simplesmente magnífica e eu adorei. Eu comprei a minha lareira à vista e por isso ganhei um desconto bem bom.

Depois que eu adquiri uma lareira para minha casa percebi que a única desvantagem que ela possui é o seu preço que pode ser um pouco elevado, e infelizmente as pessoas que possuem um baixo poder aquisitivo não vão conseguir ter uma lareira em casa, e não vão poder usufruir de todos os seus benefícios, porém na minha opinião mesmo tendo um valor um pouco alto eu acho que comprar uma lareira vale muito a pena, principalmente no inverno.

Ana Carolina Ferreira de Oliveira, Viamão RS

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade