Dicas e informações sobre casa e construção

Esquadrias de alumínio: branco ou brilhante?

Qual a diferença entre esquadrias de alumínio na cor branco ou brilhante? Qual é a melhor opção para portas e janelas de uma residência? Vale a pena comprar o branco ou o brilhante?

A escolha dos materiais para a construção da minha casa foi um processo bastante cuidadoso, afinal o orçamento era bastante apertado e tínhamos de fazer muitas pesquisas de preços e tipos de materiais para tentar encontrar um meio termo entre qualidade e preço. As janelas deveriam ser de alumínio, já que madeira não era uma opção visto que ficariam expostas a chuva e ferro também não agradava muito a minha esposa que preferia o alumínio em função da durabilidade e resistência à corrosão.

Branco ou brilhante

Já que a opção pelo alumínio parecia bastante óbvia restava definir se usaríamos o branco ou o brilhante. Minha esposa tinha uma clara opção pelo branco, eu considerava a possibilidade de usarmos o brilhante, afinal a diferença de preços em alguns casos era notável. Como eu estava cuidando do financeiro, minha opinião sempre funcionava como um freio e este foi um impasse razoável entre nós.

Branco

O branco tem como vantagem o fator estético, afinal ele combina melhor com qualquer ambiente, já que pode ser usado com paredes brancas ou de outras cores. Não resta dúvida que é a melhor opção, mas é um pouco mais aro.

Brilhante

Já o brilhante é mais barato, mas tem o problema da estética. Invariavelmente ele não combina com a parede e acaba se destacando muito. Para piorar, próximo da minha casa uma pessoa pintou a casa de vermelho (quase vinho) e colocou as janelas de alumínio brilhante. Quando minha esposa viu aquilo, acho que ficou mais decidida ainda pela opção em cor branca.

Qual é melhor?

Ambos são bons, mas a opção em cor branca é melhor do ponto de vista estético, exceto quando isto não for algo tão relevante assim. A diferença de preço oscila, mas não chega a ser tão grande em alguns casos. Uma boa pesquisa de preços poderá ser útil para encontrar um bom produto por um preço aceitável. Recomendo dar uma olhada no site desta empresa, que depois de muita pesquisa, foi onde eu acabei comprando: www.jcesquadriasdealuminio.com.br

Perguntas e respostas

Abaixo segue algumas perguntas e respostas sobre a utilização de janelas e portas de alumínio.

A janela de alumínio é melhor do que de ferro?

De maneira geral é possível afirmar que sim o alumínio é melhor do que o ferro pois é um material muito mais durável, bem como é o material mais leve e portanto mais indicado, especialmente para ambientes mais modernos.

A janela de alumínio é melhor do que de madeira?

Janelas de madeira são ótimas opções para diversos tipos de casas especialmente naquelas mais rústicas onde a madeira combina bem com estilo. O alumínio por sua vez e como explicado acima, leva muitas vantagens por sua leveza e durabilidade, portanto entre alumínio madeira o que vai determinar na verdade é o estilo da sua construção. Mas de maneira geral podemos afirmar que pelo menos em termos de durabilidade o alumínio é melhor

Quais os cuidados na instalação?

Um dos cuidados mais importantes que se deve ter com portas e janelas de alumínio é exatamente durante processo de instalação, pois por ser um material um tanto quanto leve ele pode ser instalado de maneira apresentar algumas imperfeições. Uma das estratégias muito usado ultimamente não instalação de portas e janelas e com uso de espuma expansiva, ao invés da massa de concreto tradicional. Uso da espuma expansiva traz muitas vantagens da instalação pois ele não força a peça de alumínio, E assim evitar por exemplo, que ela possa ser instalada de maneira torta e apresente desnível depois.

Portas de alumínio é uma boa opção?

Sim, portas de alumínio são excelentes alternativas tanto para a parte interna quanto para a parte externa. Contudo elas são mais usadas como porta de entrada, porta de cozinha ou outra porta de acesso externo, como garagens e outros ambientes em que têm acesso a parte externa do imóvel. O fato dela ser mais indicada para locais externos o fato dela ser resistente ao sol e chuva, portanto ela é bastante indicada para esses ambientes.

Quais os cuidados com a manutenção?

Esta é a grande vantagem do uso deste material em portas e janelas, pois a sua manutenção é muito baixa, quase inexistente. Na verdade, o que precisa ver é um cuidado maior com uso, especialmente no caso do alumínio branco, que ele pode riscar se sofrer atrito com algum material pontiagudo, por exemplo. Fora isso não há necessidade de pintar ou efetuar nenhum tipo de manutenção, ficando apenas o processo de limpeza tradicional.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade