Dicas e informações sobre casa e construção

Projetos casas container: vantagens e desvantagens

A nova moda de construções em container tem ganhado adeptos em vários segmentos e e cada vez mais comum encontramos moradias ou estabelecimentos comerciais usando containers ao invés da tradicional alvenaria.

Não é novidade que os containers que originalmente foram criados para transporte de cargas, especialmente em navios, tornou-se uma alternativa em termos de construção e moradia. Eles tem sido usados para criar lanchonetes, bares, residências e outros usos.

Uma casa container, quando comparada com as construções tradicionais, é mais barata, a construção é mais rápida e mais sustentável. O uso de containers vem ganhando espaço na construção civil.

containers

Eles foram criados para serem usados como transporte de cargas marítimos, mas começaram a se transformar em moradias e projetos de escritórios, galerias, restaurantes e hostel.

Casa container

O container, normalmente, é utilizado para o transporte de carga e possui estrutura metálica, de aço, rígida e resistente. Devido a essa estrutura firme é possível construir residências com apenas um container, unindo-os lado a lado ou empilhando-os.

Os projetos desse tipo de casa podem conter diferentes tipos de containers, sendo os mais indicados o standard ou o high cube. Um container standard é recomendável para projetos que envolvem a construção de escritórios ou lanchonetes. O high cube possui uma estrutura de altura maior, sendo a melhor opção para a construção de uma casa container.

Existem várias vantagens em aderir a essa alternativa, que vão desde a sustentabilidade até a economia. Ela pode ser facilmente deslocada e expandida. E, ao redor do mundo é possível encontrar inúmeros contêineres que não estão sendo utilizados. Enviar um container de volta para o país que veio é caro e, é por isso que ficam vazios em docas ocupando um grande espaço.

Vantagens das casas containers

  • O container é uma alternativa prática e versátil, e que pode chegar ao local da obra já totalmente pronto. Ele pode ter facilmente expandido adicionando módulos, que podem chegar prontos ao local para serem acoplados.
  • É possível reposicionar o contêiner em um terreno da obra ou para outras construções quando for necessário por serem modulares.
  • Utilizar um container é econômico, porque não há custo com mão de obra, com material para montagem de estruturas.
  • O material dos containers é sustentável, podendo até 90% do solo permeável. A necessidade de pontos para apoio é mínima, ajudando a preservar com a geografia do terreno quase intacta.
  • Com os containers, ocorre a redução no uso de materiais como cimento, tijolos, água, pedra, areia, etc.
  • Ele apresenta um baixo custo para compra do equipamento e instalação, que pode chegar a ser 15% menor que os materiais de construção. O trabalho é mais rápido e a obra pode ser entregue com 40% de tempo de uma construção de mesmo tamanho com materiais tradicionais.
  • Devido às suas características modular e geométrica, é possível fazer diversas configurações, facilitando a construção e montagem.
  • Um container é projetado para aguentar os climas mais extremos e as maiores cargas. Quando bem cuidado, ele pode durar até 90 anos.
  • Normalmente, não é necessário serviços de fundação e terraplanagem, ajudando a economizar na estrutura do sistema construtivo.
  • O seu material apresenta uma grande eficiência na permeabilidade do terreno para maior retenção da chuva.

Desvantagens das casas containers

  • Um container possui um espaço limitado que pode dificultar na hora de realizar o projeto e a modulação.
  • O local em que será colocado precisa ter uma área com espaço para realizar as manobras dos guindastes que permite a conexão entre os módulos.
  • Um projeto para uma casa container precisa ser feito por uma mão de obra especializada que entenda bem do assunto.
  • A casa necessitará de alterações especiais para criar um isolamento térmico e um isolamento acústico. Por ser feito de aço há uma grande condução de calor e eco dentro da estrutura.
  • A construção de casas containers é algo recente e que, devido a isso, não possui regras específicas e adequadas. O processo para obter alvará e licença para fazer uma construção, é o mesmo que para construções por alvenaria. O problema é que apesar disso, podem ocorrer problemas por se tratar de uma construção incomum. É necessário planejamento adequado, com elevações, topografia, rede de esgoto, energia e desenhos que mostram a estrutura.
  • Pode haver grande dificuldade em obter um financiamento necessário para o projeto.
  • É muito importante saber que tipo de carga o container transportava antes, porque, dependendo do produto, podem ainda haver vestígios de elementos contaminantes nele.
  • Devido ao fato de ter estado por muito tempo próximo do mar, é preciso realizar a manutenção preventiva e um tratamento adequado antes de começar com a construção.

Moda ou tendência?

O uso de contêiner para construção de moradias, escritórios, lanchonetes ou outros ambientes comerciais já aparece com algum destaque e começa a chamar a atenção para esta nova modalidade de construção.

Alguns programas de televisão, especialmente da TV americana, já enfatizam bastante esse tipo de construção mostrando alguns exemplos muito bem sucedidos em várias partes dos Estados Unidos, especialmente.

Canais no YouTube de empresas que vendem projetos prontos em contêiner também já são abundantes, mostrando diversos tipos de projetos implantados em várias partes do país.

Mas será que isto é uma tendência ou apenas uma moda que logo passará?

Depois de você ver alguns desses programas ou vídeos no YouTube mostrando o passo-a-passo da construção de uma casa em contêiner e avaliando o resultado que elas proporcionam, fica fácil entender que não se trata de uma moda, mas provavelmente é a tendência de um modelo de construção que veio para ficar.

Como foi enfatizado nesse artigo, as vantagens são muitas, embora existam diversas desvantagens, mas quando colocadas na balança acredito que esta se torna favorável às vantagens que este modelo de construção proporciona.

Veja aqui alguns canais no Youtube

Mudança de paradigma

Uma coisa é certa: trata-se de uma mudança de paradigma no modelo de construção e evidentemente, muito mais do que vantagens econômicas, tempo de construção e outros que foram pontuadas nesse artigo, existe a necessidade da mudança da aceitação desse tipo de construção.

Lembro de ter mostrado um vídeo no YouTube para minha esposa onde uma empresa mostrava o passo-a-passo da construção de uma casa contêiner no litoral de São Paulo com resultado muito bacana. Ao terminar o vídeo minha esposa levantou-se do sofá e disse: não estou pronta para morar em um contêiner.

Esta é a mudança de paradigma a qual me refiro, pois é necessário que as pessoas enxerguem o valor desse tipo de construção antes de considerar os valores reais que são econômicos, de tempo, de durabilidade, dentre outros.

Por Redação e G Produções Editoriais

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade