Dicas e informações sobre casa e construção

Lavadora automática e semiautomática. Quais as diferenças?

Saiba neste artigo quais são as diferenças entre lavadora automática e semi automática, quais as vantagens e desvantagens desses modelos para lavar. Veja também uma FAQ com perguntas e respostas sobre o uso de lavadoras.

A lavadora de roupa foi uma invenção muito importante que trouxe um benefício extraordinário, pois proporcionam não apenas mais conforto na lavagem de roupas, mas economizou um tempo significativo que as pessoas despendiam anteriormente para lavar roupas no processo manual.

Mas o que todos talvez não saibam é que existem basicamente dois tipos de lavadoras, as automáticas e as semiautomáticas. Cada uma delas apresentam algumas características específicas é importante conhecermos antes de escolher por qual delas é a mais indicada para o uso na sua casa.

Sendo assim colocamos abaixo um breve comparativo entre as características mais importantes entre os modelos automática e semiautomática.

Automáticas

As lavadoras de roupa automáticas são aquelas que fazem o que poderíamos dizer de um ciclo completo de lavagem, inclusive parte da centrifugação que é o processo que deixa a roupa quase seca e pronta para colocar no varal. Este modelo é ideal para quem quer maior automatização do processo de lavagem, ou para quem mora em apartamentos onde há bastante limitação de espaço para manuseio de roupas no pós lavagem.

Semiautomáticas

As lavadoras de roupa semiautomáticas são aquelas que realizam os processos essenciais na lavagem, mas não realiza o ciclo completo. Algumas partes como a centrifugação não é feito, bem como inserir amaciante, alvejante, sabão em pó e outros que precisam ser feitos manualmente.

Fonte: Seção de lavadoras do site Magazine Luíza (acesso em 13/07/2020)

Algumas perguntas e respostas

Qual a melhor marca de lavadora?

Comparar marcas de lavadoras não é uma tarefa muito simples, afinal existem grandes fabricantes no mercado e com modelos bastante variados. É verdade que existem pessoas que tem opção por determinada marca, mas acredito que as marcas Brastemp, Electrolux, Consul e outras mais conhecidas no mercado sejam as mais lembradas pelos consumidores.

Com lavadora em casa, ainda preciso do tanquinho elétrico?

O Tanquinho elétrico não substitui a lavadora, em certo sentido a lavadora também não o substitui. Existem alguns tipos de roupas com lavagem muito pesada, como tapetes, por exemplo, que é melhor você bater no tanquinho. Há também pessoas que sujam muito a roupa que as vezes precisa de um processo mais manual de lavagem e nesse ponto o tanquinho é melhor.

Quais os principais problemas das lavadoras de roupa?

Eu poderia citar dois problemas. O primeiro é de manutenção, considerando de uso constante dessas máquinas pode trazer problemas de funcionamento, mas isto é mais pontual. O segundo maior problema que vejo nas lavadoras é o alto consumo de água que elas têm. Experimente recolher a água de um processo de lavagem e verá o absurdo de água que ela usa durante um processo de lavagem.

Como reaproveitar a água que ela usa?

A melhor coisa a fazer é comprar um tambor grande, grande mesmo e ao invés de descartar a água para a galeria de águas pluviais, você armazena nesse tambor para ser reaproveitado depois em outros usos na sua casa. Em algumas lojas já existem tambores apropriados para isso, mas você pode comprar um tambor desses grandes com tampa e fazer o uso dele.

Onde posso fazer o uso desta água?

A água que sai da máquina de lavar contém sabão e por isso o seu uso pode ser feito para lavar o quintal, calçada, regar plantas no seu jardim ou até para uso na descarga da privada da sua casa. Obviamente que essa água não serve para consumo humano ou para animais, devendo ser usado no processo de limpeza ou para regar plantas e vasos

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade