Dicas e informações sobre casa e construção

Como aplicar massa corrida nas paredes e teto?

Veja essas dicas aprenda como aplicar massa corrida na parede da sua casa, mesmo que você não seja um pintor profissional com experiência com pinturas e aplicação de massa para correção de parede.

Aplicação de massa corrida é um processo bastante comum é muito importante em paredes e no teto de casas recém-construídas e que esteja com reboco cru. A finalidade da massa corrida é permitir que a parede fique lisinha, tenha um melhor acabamento e inclusive receba melhor a pintura a ser feita posteriormente.

O que é necessário

Para aplicar massa corrida você precisa basicamente de uma espátula e de uma desempenadeira de aço. Com a espátula você retira a massa corrida da lata ou da barrica e coloca na desempenadeira de aço que você usará para espalhar a massa corrida na parede. Evidentemente que nas partes altas da parede e no teto você precisará de cavaletes, andaime ou simplesmente uma escada para você ter acesso a essa parte mais alta da casa.

Itens necessários:

  • Espátula
  • Desempenadeira de aço
  • Lixas para serem usadas depois que estiver seco

Como fazer a aplicação

Existem várias formas de você fazer aplicação da massa corrida, se você não tiver muita experiência provavelmente o método mais recomendado seria você colocar a massa na desempenadeira e espalhar pela parede e depois você vir fazendo o retoque com a própria desempenadeira. O objetivo da aplicação da massa corrida é formar uma camada uniforme e lisa, embora depois da aplicação da massa corrida seja necessário você lixar para quê ela fique lisinha.

A massa corrida deve ser aplicada em duas de mãos, sendo a primeira para fazer as correções das imperfeições maiores, depois você lixa e por fim aplica uma segunda mão para fazer as correções menores que ainda ficaram na parede. A última etapa da lixação deve ser feito com o auxílio de uma lâmpada para permitir que você consiga enxergar pequenas imperfeições que às vezes não é possível viver sem o auxílio de luz.

Este vídeo contém várias informações e dicas para quem deseja aprender sobre a aplicação de massa corrida no teto:

Este vídeo é muito e mostra na prática como fazer a aplicação, bem como a habilidade do aplicador.

Checklist

  • Espere 28 dias depois do reboco para que a parede fique seca o bastante e o processo de cura esteja completado;
  • Utilize uma vassoura para retirar a área que fica solta na superfície da parede, muitos não fazer isso, mas é bom para tirar tudo que estiver solto, como outras sujeiras também;
  • Algumas pessoas recomendam a aplicação de um fundo preparador antes de aplicar a massa, mas também não é necessário;
  • Faça a diluição da massa corrida em um recipiente aberto que facilite a retirada do produto. A diluição deverá seguir as orientações do fabricante da massa;
  • Usando a espátula, retire a massa do recipiente e coloque na desempenadeira;
  • Aplique na parede ou no teto com a desempenadeira, espalhando uniformemente sobre a superfície;
  • A camada aplicada deve ser bem fininha, o suficiente para deixar a parede uniforme e corrigindo as imperfeições;
  • Aguarde o tempo de secagem da massa e usando uma lixa de água em gramatura mais grossa, corra a lixa retirando as imperfeições que possa ter ficado da massa;
  • Aplique uma segunda demão;
  • Corra novamente uma lixa mais fina agora para dar o acabamento. É necessário usar uma lâmpada para que pequenas imperfeições na parede possam ser vistas e corrigidas na lixa.
  • Existem casos em que uma terceira demão é necessário, mas para paredes bem rebocadas, duas demão é suficiente.

É difícil aplicar massa corrida no teto?

Sim. É bem mais complicado do que nas paredes devido a posição, mas o procedimento de aplicação é o mesmo e a massa não solta, mas acaba sendo mais incômodo a aplicação e o tempo de rendimento também deve ser menor na maioria dos casos.

Existe também uma maior dificuldade no encontro da parede com o teto, pois é preciso fazer o acabamento ali. Quando a parede tem aquela faixa de gesso até que ajuda, pois assim você faz o acabamento no gesso.

É preciso colocar andaime?

Para paredes muito altas sim, inclusive para poder fazer o teto desses locais. Em casas térreas com pé direito de 3 metros (padrão), não há necessidade, basta uma escadinha. Andaimes em casas assim poderia até atrapalhar.

Se eu aplicar apenas uma demão não é suficiente?

Até pode ser em alguns casos onde a parede esteja muito uniforme e a aplicação seja muito bem feita. Mas para a maioria dos casos o recomendado é que se faça pelo menos duas aplicações.

O ideal é você aplicar uma demão, lixar e ver como ficou o acabamento. Em alguns casos pode ser que você tenha apenas que fazer algumas correções. Mas como disse, tudo irá depender da qualidade do reboco e também da aplicação de massa que você deu.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade