Dicas e informações sobre casa e construção

Tamanho da sala de estar e de jantar, integradas ou separadas

Veja algumas dicas úteis para você definir o tamanho da sua sala de estar e jantar, quais os modelos que você pode usar para compreender se a sala deverá ser integrada ou separada.

Durante a etapa do projeto da minha casa algumas coisas deram mais trabalho do que outras e a sala foi uma delas. Na verdade algumas discussões ocorrem no sentido d tentar entender qual seria o tamanho ideal para a sala de estar e a sala de jantar. Também se elas deveriam ser integradas ou separadas usando paredes mesmo. Entendi que a definição dos tamanhos dos cômodos no projeto de uma casa é de vital importância e para nos ajudar a entender usamos diversas estratégias como relato abaixo.

Modelos de plantas

Uma coisa que fizemos bastante foi olhar plantas de outras casas que o pessoal disponibiliza na internet e também em algumas revistas em busca de algumas ideias sobre o projeto em geral. O que notei em muitos casos é há uma valorização muito grande desses ambientes deixando-os com tamanhos bem grandes e tudo integrado. Vi casos de apartamentos, por exemplo, onde os quartos ficaram pequenos, mas em compensação a sala de estar e de jantar ficaram enormes e tudo integrado com cozinha, varanda, etc. A impressão que dava é que era uma casa planejada para festas e não para moradia.

Casas em construção

Como a construção seria em um condomínio novo, havia várias casas em construção lá, alias só tinha casas e construção e começamos visitar algumas para encontrar ideias. O que vimos foram salas um pouco menos valorizadas do que as plantas anteriores. A ideia de salas integradas parecia um consenso, o que ajudou bastante.

Nossa necessidade

móveis sala estar jantar

Por fim e não menos importante tínhamos de impor a nossa necessidade e como a ordem era usar absolutamente o necessário a fim a construção muito grande nossa planta ficou com as seguintes medidas:

  • Sala de estar: 3 x 3,8 mts
  • Sala de jantar:  4 x 2,5 mts

As duas salas ficaram integradas o que de certa forma ajuda na percepção de espaço. Quando um ambiente tem muitas paredes fica mais difícil tem essa percepção.

Tamanho ideal

Para chegar ao tamanho ideal é necessário fazer as medidas dos móveis que você pretende colocar ali, considerando os espaços entre eles. Então ao desenhar sua planta, desenhe também os móveis e assim você terá uma melhor compreensão do tamanho mínimo das salas de estar e de jantar.

Outro projeto

Em 2015, eu construí outra casa e agora a intensão era de criar um ambiente mais espaçoso para a sala, isto porque o terreno era muito grande e com havia inclusive a necessidade da construção de uma casa maior para ocupar um pouco mais o espaço do terreno.

Nesta nova casa o tamanho da sala ficou com 5 por 8, já com sala de jantar e estar devidamente integradas. Este novo tamanho, embora bem maior que o anterior abriga atualmente a mesma estrutura mobiliária, mudando apenas que você ganha mais espaço livre.

Confesso que é uma sala bem grande e melhora bastante no fator circulação, já com mais áreas livres, não ocorre aquele negócio de ficar trombando com as outras pessoas no corredor.

Salas grandes, outros ambientes pequenos

Olhando para algumas plantas de apartamentos pude perceber um detalhe interessante. Parece que é uma tendência construir salas maiores e integradas com a chamada área gourmet, mas construir dormitórios e banheiros pequenos. Inclusive em apartamentos de alto padrão pude perceber isso.

Para casas, não creio que seja a melhor coisa a fazer, até porque banheiros e dormitórios são ambientes muito usados. Creio que o ideal seja equilíbrio na definição do tamanho da sala em relação às demais dependências da casa.

Tira-dúvidas

Quais critérios usar para definir o tamanho da sala?

Os critérios sempre estarão associados a necessidade que você tem. Basicamente a ideia é considerar quais os móveis você vai colocar lá e que tipo de móveis são esses. Alguns exemplos: O sofá é uma única peça ou você usa aqueles conjuntos com poltronas também? A TV vai ser fixada na parede ou você usará um rack? A sala é apenas de TV ou é de jantar também? E assim por diante.

Logo o tamanho dela pode ser maior ou menor, dependo do tipo de móveis que irá usar.

Além do tamanho, o que mais preciso considerar?

Um detalhe muito importante é evitar portas cruzadas, isto é, colocar a porta de entrada de uma forma que para a pessoa ir para a cozinha tenha que cruzar o meio da sala. Isto dificulta bastante o posicionamento dos móveis. Parece um detalhe simples, mas terá grande impacto depois na usabilidade do ambiente.

Como fica a privacidade em sala integrada com a cozinha?

A chamada cozinha americana é sem dúvida um problema para quem quer muita privacidade. Na verdade este tipo de cozinha é ideal para duas situações: Quando não se tem o hábito de cozinhar muito em casa ou quando não é comum receber visitas. Afinal, imagina que você está cozinhando, fazendo frituras e outros e chega alguém em sua casa para ser recepcionado na sala.

Mas as cozinhas americanas tornaram-se praticamente padrão nas novas construções no Brasil, logo, é um hábito cada vez mais comum. Também é cada vez mais comuns as pessoas não cozinharem muito em casa e também receber visitas está ficando um pouco em desuso.

Eu ganho espaço se fizer tudo integrado?

Sim, este é o ponto forte das construções como salas e cozinha integradas. Sala de TV e sala de jantar em um mesmo ambiente integrado com a cozinha. Esta é a receita certa para quem quer aproveitar o máximo o espaço, pois neste caso evita-se um monte de paredes.

Usar móveis planejados também ajuda?

Sim. Apesar que na sala não há muito o que fazer neste sentido, pois sofá e mesa de jantar, por exemplo, vão ocupar espaços de todo jeito. Talvez o planejamento da cozinha seja onde se pode tirar mais vantagem, com armários e balcões sob medida.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade