Dicas e informações sobre casa e
construção

Pisos só nas áreas molhadas: Por que os apartamentos são entregues assim

Entenda por que os apartamentos são entregues sem acabamento, quais as vantagens e desvantagem e o que você precisa fazer para terminar a reforma dele.

Existem muitas coisas que uma pessoa precisa saber antes de comprar um apartamento na planta. Afinal de contas é um tipo de compra diferenciada, pois você está comprando um item que não existe ou que não está pronto ainda. Com isso em mente é preciso saber o máximo de informações a respeito do empreendimento para não se decepcionar quando receber o apartamento.

Certamente um dos itens que você precisa estar ciente é de que na entrega do apartamento ele terá pisos e ou revestimentos apenas nas áreas molhadas, isto é, cozinha, lavanderia, banheiros e sacada.

O apartamento decorado

Mas para entender bem esta questão precisamos iniciar com o apartamento decorado.

Quando uma construtora inicia o período de venda dos apartamentos futuros é comum eles montarem um apartamento decorado para mostrar aos futuros compradores como ficará o apartamento depois de pronto.

Com esta réplica é possível ter uma ideia do tamanho do apartamento, disposição dos cômodos, altura das paredes, locais onde ficariam os móveis, posição do sol, dentre outros.

Mas o apartamento decorado esconde um problema, pois ali ele está pronto e às vezes não nos damos conta de que o apartamento que será entregue será muito diferente em termos de acabamento. Na verdade, ele terá muito pouco acabamento e isto precisa ser levado em consideração.

Como os apartamentos são entregues

Dito isso é preciso passamos então para entendermos como os apartamentos normalmente são entregues.

Como já citado anteriormente, em relação ao piso e revestimento, é comum eles serem entregues com pisos nas chamadas áreas molhadas, que são cozinha, lavanderia, banheiros e sacada.

Em relação ao revestimento nas paredes, normalmente este revestimento estará em partes desses cômodos apenas.

No apartamento em que comprei, os banheiros tinham revestimento na área do box e na cozinha apenas na parede em cima da pia. Nas demais partes, mesmo nesses cômodos, tinha parede com acabamento comum.

Além disso, eles também já vêm com a pia da cozinha, um tanque de esfregar roupa na lavanderia, pias nos banheiros e vasos sanitários.

A qualidade desses acabamentos irá depender muito do padrão do apartamento. Geralmente a qualidade é boa, mas tudo é uma questão de custo. Em um apartamento muito barato não é de se esperar muita qualidade destes itens de acabamento.

Por que eles são entregues com pisos e revestimentos apenas nas áreas molhadas

Mas por que as construtoras fazem isto? Por que não colocam pisos no apartamento inteiro ou deixa sem nada em todos os cômodos?

A questão do habite-se

Eu não sei se você sabe disso, mas toda construção nova, seja casa ou apartamento, precisa receber um aval da prefeitura para ser ocupado.

Este aval é um documento chamado habite-se que a prefeitura irá emitir depois que fizer uma vistoria no imóvel recém-construído e constatar que ele foi feito de acordo com o projeto ora aprovado.

Desta forma, a prefeitura entende que a construção atendeu aos critérios propostos no projeto e que então pode ser utilizado para o fim ao qual foi construído.

No caso dos apartamentos, segundo as informações que temos, as construtoras precisam colocar pisos nas áreas molhadas para que a prefeitura aprove o habite-se. Além disso, precisará das pias, tanque de lavar roupas e vaso sanitários.

Então o fato de eles colocarem pisos apenas nessas áreas visa atender a esta exigência da prefeitura.

Desta forma a prefeitura entenda que aquele apartamento, mesmo sem ter piso nas demais áreas, está apto para ser utilizado.

A questão do acabamento

Acredito que se dependesse das construtoras eles não colocariam revestimentos ou pisos em área nenhuma, mas para atender a questão do habite-se eles acabam fazendo isso nas áreas molhadas.

O que acontece é que o acabamento é um item importante em termos de custo e portanto quanto mais acabamento apartamento tiver mais caro ele vai ficar.

Então se eles não colocassem pisos e revestimentos em parte alguma do apartamento, o imóvel poderia ser vendido mais barato e assim ficaria mais acessível para venda.

Troca do piso

Uma vez que você recebe o apartamento fica a seu critério manter o piso e o revestimento já existente no apartamento que a construtora deixou ou fazer a retirada deles e colocar tudo novo.

Há vantagens e desvantagens nisso.

A justificativa de manter os pisos e revestimentos e financeiro, ou seja, é mais barato terminar a reforma do apartamento mantendo o que já existe. Isto pode ser feito em muitos casos em que os materiais colocados são de boa qualidade e não faria muito sentido jogar isto fora para fazer de novo.

A justificativa de trocar é estética, pois considerando que será necessário colocar pisos nas demais áreas e certamente eles serão diferentes do que já estão colocados, faz sentido efetuar a troca também desses já colocados. A ideia aqui é manter esteticamente igual.

Isto também se aplica a pia da cozinha e dos banheiros. Há casos em que vale a pena trocar e há casos em que não é tão recomendado assim.

Tudo isso irá variar de caso a caso e de acordo com a necessidade de cada um.

Vale lembrar que os pisos e revestimentos que as construtoras deixam nas áreas molhadas geralmente são brancos e até certo ponto é possível mantê-los mesmo colocando piso de cor diferente das demais áreas. Mas quando você quer fazer um projeto bem-feito as vezes compensa retirar para colocar um piso e revestimento mais adequado ao projeto estético do apartamento.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.