Dicas e informações sobre casa e
construção

Quem vende uma casa financiada pela Caixa recebe na hora?

Veja uma análise que explica como funciona o pagamento referente a venda de um imóvel feito com opção de financiamento imobiliário. Entenda o processo e o prazo de pagamento.

Quem vende quer receber e no caso de imóveis não é diferente, afinal, ao vender uma casa ou outro imóvel qualquer, geralmente já temos outros compromissos financeiros aguardando e por isso a pressa em receber é algo bastante natural.

Em tese, a venda de um imóvel não difere muito de outros tipos de vendas e assim é possível vender e receber na hora, que neste caso pode ser na assinatura do contrato de compra e venda. Desde que a venda seja feita com a opção de pagamento a vista.

Mas e quando a casa foi financiada?

Bem, neste caso a história é um pouco diferente. De forma geral podemos dizer que você recebe parte do valor na hora e parte só depois de uns 30 dias mais ou menos.

Mas vamos entender todo o cenário para ficar mais fácil de entender esta questão em específico.

Entrada e financiamento

Primeiro é preciso levar em conta que não há no Brasil financiamento habitacional de 100% do valor do imóvel. Assim, quem opta por financiar, precisa ter recursos suficientes para pagar a entrada ou o sinal.

O percentual de financiamento também varia de caso a caso, mas, salvo engano, na melhor das hipóteses ele poderá chegar até 90% do valor do imóvel. Mas mesmo o banco tendo esta opção de financiar 90%, só depois de analisar o perfil do comprador é que será possível saber qual percentual poderá ser financiado para este caso.

Então, a entrada ou o sinal precisa ser pago a vista e esta parte você recebe na hora, ou seja, quando assinar o contrato de compra e venda.

Mas e a parte do financiamento?

A parte do financiamento será paga aproximadamente 30 dias após a assinatura do contrato de financiamento junto ao banco (não o contrato de compra e venda).

O trâmite é mais ou menos o seguinte:

  • Você negocia a venda;
  • Comprador e vendedor assina o contrato de compra e venda;
  • O comprador faz o pagamento da entrada ou sinal
  • Junta-se toda a documentação do comprador, vendedor e do imóvel;
  • O comprador, que a este ponto já precisa ter o crédito aprovado no banco, dá entrada no pedido de financiamento com toda a documentação necessária;
  • Após este pedido haverá um prazo de análise de documentação e avaliação do imóvel que é feito por um engenheiro designado pelo banco. Este período pode variar de banco para banco, bem como de caso a caso. Se toda a documentação estiver Ok, o prazo é mais rápido. Em geral este prazo varia em torno de 30 dias.
  • Estando Ok, o banco chama as partes para assinar o contrato de financiamento que tem valor de escritura.
  • Após a assinatura deste contrato, ele é enviado para registro no cartório de registro de imóveis. O prazo para a conclusão do registro gira em torno de 30 dias.
  • Com o registro feito, o banco efetua o pagamento ao vendedor.

Como pode ser visto, entre o momento da venda e você receber o dinheiro do financiamento poderá demorar em torno de 60 dias, mas pode ser um pouco menos e as vezes mais tempo. Financiamento é um processo e cada caso é um caso.

Vale a pena vender com opção de financiamento?

Esta é uma questão importante e acredito que em alguns casos sim, mas em outros pode não ser a melhor alternativa.

Quando vale a pena: Um dos argumentos que uso para justificar a aceitação da opção de financiamento é o fato de que com isso você abre mais possibilidades de fechamento de negócios.

O fato é que boa parte das pessoas recorrem aos bancos em busca de financiamento quando o assunto é a compra de uma casa ou apartamento, por exemplo. A quantidade de pessoas que tem dinheiro guardado o suficiente para comprar um imóvel é relativamente pequena.

Quando não vale a pena: Contudo há situações em que o financiamento não será uma opção, como nos casos em que o imóvel não tem toda a documentação necessária. Alguns exemplos:

  • Muitas casas estão construídas, mas no documento só conta o terreno;
  • Imóveis com dívidas em função da existência de outro financiamento. Neste caso é até possível, desde que feito no mesmo banco e assim um novo financiamento quita o anterior. Já fiz isso na Caixa e deu certo;
  • Imóveis com pendências na justiça, como dívida ativa na prefeitura ou Receita Federal, por exemplo;
  • Dentre outros.

Além dos problemas com o imóvel é importante considerar também possíveis problemas de documentação com o vendedor. Isto pode ser um empecilho para aprovação do financiamento.

Por fim e não menos importante existe a questão do prazo de pagamento, que como visto acima pode chegar a 60 dias. Se a pessoa não pode esperar tanto tempo assim para receber, a opção de financiamento certamente não será o melhor caminho.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.