Dicas e informações sobre casa e
construção

Colchão de casal. Medidas, densidade e tipos

Veja os diversos tipos de colchão de casal com as medidas padrão de cada um, densidade e as indicações que cada um deles tem. Um bom colchão inflável, seja de casal ou de solteiro, pode proporcionar mais saúde e bem-estar para quem gosta de acampar. Mas também é um ótimo item para quem precisa de mais espaço para acomodar visitas.

Existe no mercado uma variedade grande de tipos de colchões que de alguma forma também implicam em medidas diferentes e sobretudo a densidade que é um fator muito importante a ser considerado na hora de comprar um colchão.

Desta forma pessoas como estatura mais alta precisão de medidas maiores, da mesma forma que pessoas com pouco mais de peso talvez devam considerar um colchão com uma densidade mais adequada. Assim a escolha de um colchão deve ser pautada em alguns critérios técnicos, além, do conforto que ele proporciona, bem como das preferências de cada tipo de pessoa.

A escolha de colchões para casais deve ser feita de acordo com o cônjuge que tiver o maior peso ou que necessite de maior densidade. Pela média, o de maior porte físico sairia perdendo, provavelmente o colchão não atenderia ao seu biótipo.

Medidas

As medidas dos colchões de casal são padronizadas conforme a largura e comprimento. Basicamente são encontrados no mercado três tipos básicos:

  • O colchão Padrão tem as medidas de 1,28m ou 1,38m de largura por 1,88m de comprimento;
  • O Queen Size: 1,58m de largura por 1,98m de comprimento;
  • O King Size: 1,93m de largura por 2,03m de comprimento.

A cama box dos colchões Queen e king, são fabricadas em duas partes para facilitar a sua passagem pelas portas e corredores

Colchões de casal

Densidade

Densidade é a capacidade da espuma de suportar um determinado peso sem dobrar. Ela é proporcional a quantidade de matéria prima utilizada por metro cúbico. Assim, um colchão D45 significa que ele possui 45kg de matéria prima em cada metro cúbico distribuído pela sua superfície, para suportar um peso máximo entre 130 a 150kg.

Nos colchões de espuma a densidade mais usada para casais é a D45, indicada para pessoas acima de 100kg.

Tipos de Colchões

Colchões de Molas: são mais moles e macios que os de espuma, proporcionam mais conforto físico e térmico, visto que o ar circula entre as suas molas, são mais duráveis. Suportam em média até 150kg. Conforme o modelo, podem levar espumas em seu interior, como os colchões ortopédicos.

Existem no mercado em duas tecnologias:

  • Colchões de Molas Pocket (Ensacadas individualmente): possuem o dobro de molas que o sistema tradicional. É ideal para casais com pesos deferentes. O seu sistema de molas não propaga o peso para as extremidades ou laterais de quem está deitado. Os movimentos do(a) parceiro(a) não incomodam o e o sono transcorre mais tranquilo.
  • Colchões de Molas Bonnel: as suas molas são de aço com tratamento especial. Elas se distribuem passando umas pelas outras e se interligam, formando uma rede bem consistente e homogênea. São muito confortáveis e são os mais vendidos.

Os colchões de molas, conforme o modelo, podem levar espumas em seu interior, como os colchões ortopédicos

Colchões de espuma

Viscoelástica (NASA): este tipo de espuma foi originalmente usado para acolchoar as poltronas dos foguetes. Muito resistente, se molda rapidamente ao contorno do corpo. Este tipo de colchão é muito bom para quem tem problemas de circulação sanguínea.

Colchões de látex: utilizam o látex na sua fabricação, este material é todo importado, muito resistente. A espuma quando comprimida volta rapidamente ao no lugar.

Colchões de polietileno: o polietileno é um material mais simples e mais barato. Não é muito resistente e a qualidade e durabilidades destes colchões é muito pequena.

Colchões ortopédicos: são constituídos e madeira no seu interior, revestida por espuma. A espuma usada pode ser de qualquer densidade e qualidade, até com espumas de polietileno também. E a espessura da espuma (d23, d28, d33...) pode variar de 3 a 8 centímetros, quanto mais espessa for a camada de espuma, mais macio será o colchão. Algumas pessoas que preferem os colchões mais rígidos de 4 a 6 centímetros ou extra firme com 3 centímetros. Algumas pessoas procuram estes colchões por prescrição médica.

Colchão inflável casal e solteiro com bomba manual e elétrica

Um bom colchão inflável, seja de casal ou de solteiro, pode proporcionar mais saúde e bem-estar para quem gosta de acampar. Mas também é um ótimo item para quem precisa de mais espaço para acomodar visitas.

Ele é prático, confortável, leve e fácil de transportar e guardar.

Tipos de colchões infláveis

Os colchões infláveis podem ver separados conforme ao tipo de bomba: os que possuem bombas internas, os que precisam de bomba manual e os que precisam de bomba elétrica

  • Bomba manual: É o modelo mais comum, precisando do uso de uma bomba manual, como as de encher pneu de bicicleta ou uma elétrica externa.
  • Bomba interna: No caso dos colchões com bombas internas, que podem ser acionadas com as mãos ou os seus pés.
  • Bomba elétrica: Alguns modelos possuem bombas elétricas que precisam ser ligadas a uma bateria ou rede elétrica, sem ter que fazer nenhum esforço.

Alguns modelos de colchões infláveis

  • Colchão Inflável Casal Aveludado - Nautika Fit 25006
  • Colchão Inflável King Size Aveludado - Mor King Size 9073
  • Colchão Inflável Casal Aveludado com Inflador Elétrico - Intex Dura-Beam 67768
  • Colchão Inflável Solteiro Aveludado - Bestway Flocked 67000
  • Colchão Inflável King Size Aveludado - Nautika Zenit
  • Colchão Inflável Queen com Bomba de Inflar Elétrica 220v QD71957 Bestway CRX
  • Colchão Casal Inflável Flocked Verde Com Bomba Interna Intex
  • Colchão Clássico Veludo Intex Azul Solteiro Jr

Por Redação e G Produções Editoriais

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.