CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Compras supermercado pela internet. Compre online

Veja como fazer compras de supermercados sem sair de casa. A modalidade de compras online começa a chegar com força a alimentos, limpeza e demais itens da casa.

Fazer compras de supermercado requer tempo, paciência tem bastante disposição para enfrentar filas, corrida por vagas no estacionamento, entre outros aspectos relacionados à prática de compras do mês. Na internet encontramos diversos tipos de lojas virtuais, para a compra de muitos produtos, desde eletrônicos, livros, roupas, entre outros produtos. Mas será que não seria interessante fazer compras de supermercado pela internet?

Obviamente que é esta ideia é interessante pois evitaria uma série de inconveniências que já escrevi anteriormente. A boa notícia é que é possível fazer compras de supermercado pela internet, já existem vários sites de empresas que permitem a compra online e recentemente uma grande rede adotou a prática de vender produtos de alimentação, limpeza e outros através de seu site. Veja abaixo quais são os supermercados online e algumas dicas importantes para se observar antes de fazer suas compras online.

carrinho de compras simbolo compras online

Regiões atendidas

O primeiro é mais importante aspecto a observar é a região de entrega, isto é, os supermercados online estão limitados a entrega em uma região geográfica, visto que não é possível efetuar uma compra de produtos alimentícios em São Paulo que fazer entrega dela em Belém no Pará, por exemplo. Assim sempre que entrar em um desses sites é necessário observar quais são as cidades ou regiões em que eles efetuam a entrega dos produtos comprados. Veja alguns exemplos obtidos na data deste artigo:

  • O Pão de Açúcar Delivery entregava na Grande São Paulo, Litoral Paulista, Interior Paulista, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Fortaleza.
  • O Extra Delivery atendia apenas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
  • O Sonda Delivery entregava nas cidades de São Paulo Capital, Guarulhos, ABC, Diadema, Alphaville, Osasco e Cotia.
  • Já o Nacional Delivery atendia as cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Guaíba, Osório, Santa Maria, Pelotas e também no Litoral do Rio Grande do Sul.

Relação de Supermercados online

Veja abaixo alguns dos principais supermercados online que permitem a compra pela internet e que fazem entrega em regiões limitadas geograficamente.

Dicas para compras online

Antes de finalizar uma compra online em qualquer um dos supermercados que vendem pela internet, é importante levar em consideração algumas dicas úteis, como as mostradas abaixo:

Verifique a região de entrega, conforme explicado acima. Você não receberá em sua casa a compra, se a região onde você mora não for atendida por aquele supermercado. O sistema de entrega de supermercado é diferente das demais lojas virtuais, pois ele precisa ser rápido e para isso eles contam geralmente com entrega própria.

Verifique o valor do frete ou o custo para entrega no seu endereço. Isto é importante para que você possa planejar sua compra e estabelecer o limite mínimo para compensar a compra. Muitos podem trabalhar com entrega grátis, dependendo do valor da sua compra e da localização.

Compare os preços praticados na loja online com a loja física e veja se vale a pena comprar pela internet ou seria melhor pegar o carro e ir pessoalmente a compra. Isto se aplica principalmente quando você precisa comprar poucos itens, quando tiver muita pressa ou mesmo quando morar muito próximo do supermercado.

Não inicie uma compra e deixe o site parado muito tempo, pois isto poderia expirar a sessão da página e obrigá-lo a iniciar tudo novamente. Existe um tempo para a sessão da página e embora não seja necessário ter tanta pressa, o ideal é começar a compra e finalizá-la.

Use a opção de busca para localizar os produtos mais facilmente ou navegue opção por opção no menu, como se fossem gôndolas do supermercado. Como é uma compra online, reserve um tempo para isso a fim de que possa aproveitar e pesquisar bem os preços antes de comprar.

Planeje a sua compra e relacione todos os produtos que deseja comprar e se possível um produto ou marca alternativa, caso não encontre o produto desejado. Se você tem o hábito de fazer a compra mensal, isto facilita, pois provavelmente já tem a relação da maioria dos produtos.

Verifique se o site de venda do supermercado tem a opção de guardar o histórico de compras, assim, no próximo mês, bastaria você informar as quantidades desejadas, incluir os novos produtos ou remover aqueles que não precisa comprar agora.

O futuro da compra de supermercado

Moro em uma cidade de porte médio no interior de São Paulo. Há alguns anos parecia que os supermercados tinham entrado de vez no estilo de vida das pessoas atualmente, oferecendo muita comodidade. Uma rede local abria 24 hs, ou melhor, não fechava e com isso você poderia fazer compras as 3 da manhã, por exemplo.

Depois de algum tempo funcionando assim eles recuaram e passaram a fechar as portas a meia noite. Mas ainda assim era bom, pois como eu trabalho até as 22h30, ainda dava tempo de passar no supermercado. É prático e atende a necessidade de muita gente.

Depois começaram a fechas as 23hs e agora as 22hs. A regra das 22hs é para todos os supermercados.

Para quem como eu que no começo esperava ver lojas abertas 24hs e opção de compras online, confesso que estou um pouco frustrado, pois nada disso tem acontecido em larga escala. Os exemplos acima são um avanço, mas atende apenas um percentual da população e especialmente nas grandes cidades.

Comprar, as pessoas vão precisar comprar. Talvez, lojas menores, mais enxutas operacionalmente e mais modernas para atender uma população cada vez mais conectadas. Esse talvez seja o modelo que as pessoas estejam esperando. Falta as empresas de supermercados enxergar isso.

O supermercado pós-pandemia

Em 2020 tivemos a pandemia do coronavírus, que na data de atualização deste artigo ainda estava em vigor. Embora os supermercados não estejam fechados, desde o início, as pessoas foram estão sendo orientadas a evitar a aglomeração e isto significa limitar a ida ao supermercado, ir apenas uma pessoa e planejar a compra de forma a permitir idas menos frequentes a esses locais.

Assim, o estímulo acaba sendo pela compra online e possivelmente esta pode ser uma característica no pós-pandemia, ou seja, a prática de fazer compras de supermercado pela internet, ao invés do modelo de compra física.

Se isto é verdade, o tempo dirá, mas temos bastante evidências para crer nesta mudança de comportamento, que ainda que não seja generalizada, mas deve ganhar força daqui para frente.

Tem alguma dúvida? Acesse o CasaDicas !Respostas
Faça sua Pergunta Aqui

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade