Dicas e informações sobre casa e construção

O que é geladeira duplex, de 2 portas e inverse?

Entenda neste artigo o que é geladeira duplex ou de 2 portas, bem como a definição de refrigerador inverse ou inverso. Leia o artigo e veja outras informações

Quando queremos deixar nossa cozinha mais elegante, pensamos em tipos de eletrodomésticos para colocarmos nela. E dentro da lista que fazemos é claro, não pode faltar a geladeira que é de extrema importância, e uma das dificuldades é saber que tipo de geladeira comprar ou até mesmo o que significa termos como, por exemplo, duplex e inverse, usados para se referir a tão sonhada geladeira. E para você que não sabe sobre nada disto, vem comigo que eu te explico tudo.

Geladeira duplex

Como o próprio nome diz é uma geladeira que contém duas partes pelo fato de vir com um freezer. Sejam elas convencionais, com a parte do freezer em cima e a geladeira embaixo ou inverse que traduzindo para o português significa inverso, contendo a parte do freezer embaixo e a geladeira encima.

Este tipo de geladeira está em alta e boa parte dos modelos de refrigeradores são encontrados hoje neste modelo, tanto no convencional, como no inverse. Embora seja bastante atraente do ponto de vista prático e de espaço, bem como de separação dos ambientes é importante destacar que todo modelo que tenha freezer, tende a gastar mais energia elétrica.

Assim temos:

  • Geladeiras convencionais = uma porta
  • Geladeiras duplex = duas porta

Dentro dos modelos duplex, temos:

  • Duplex convencional = freezer em cima e geladeira em baixo
  • Duplex inverse = freezer em baixo e geladeira em cima

Veja aqui modelo de geladeiras duplex.

Geladeira inverse

Pelo simples fato de conter o freezer invertido, as geladeiras inverse são as que mais chamam a atenção do publico, e logo vem a pergunta: vale a pena comprar uma geladeira inverse? Bom há vários pros e contras sobre este assunto que devem ser examinados antes de comprar a geladeira ideal para nosso cantinho preferido da casa.

Ponto positivo

  • Um ponto positivo dessas geladeiras é que seu design muitas vezes nos proporciona um espaço maior, trazendo assim mais conforto para famílias grandes na hora de armazenar suas bebidas e comidas.

Ponto negativo

  • E um ponto negativo é que para quem tem crianças em casa, podem ter dor de cabeça para segurar o pequeno (a). Crianças em geral são bem curiosas, e uma das curiosidades que elas têm é saber o que contém dentro de uma geladeira, e com esse tipo de geladeira talvez ela não alcance a repartição dos frios e sim a dos congelados, então a atenção sobre a criança deve ser dobrada se você não quiser que uma tragédia aconteça.

Veja aqui uma galeria de fotos de refrigeradores inverse.

Já as geladeiras “normais” a situação é também invertida, seu ponto positivo é o de não nos trazer essa preocupação com as crianças, porque seu freezer é encima; contudo o que temos para dizer sobre o ponto negativo é que não ganhamos a mesma sorte que nas geladeiras inverse de vir com um espaço maior, então teremos que pesquisar a fundo uma geladeira que nos traga conforto para armazenar bastante comida.

Sabendo agora o que é duplex, inverse e a diferença entre a geladeira “normal” e a inverse, temos uma base para fazer a compra e deixar nossa cozinha com a nossa cara.

Algumas perguntas

O que é geladeira duplex?

Uma geladeira com modelo duplex é aquela que tem duas portas independentes uma da outra. Assim você tem uma porta para a parte da geladeira que pode ser aberta independentemente da outra porta que é do congelador ou do freezer propriamente dito.

Este recurso é bastante interessante pois você pode ter acesso tanto ao freezer como a geladeira de maneira independente e isto pode ser um fator interessante inclusive para a economia de energia elétrica.

O que é geladeira frost-free

A geladeira ou refrigerador frost-free é aquele que tem um sistema de degelo automático, na verdade ela tem dois ciclos de refrigeração, sendo um frio e outro quente. Esse sistema permite que ela faça o congelamento e o degelo de maneira automática sem precisar fazer o acionamento manual.

É um modelo bastante moderno e muito utilizado atualmente, especialmente nos modelos duplex que são aqueles que integram geladeira e freezer ao mesmo tempo.

Geladeiras com freezer gasta mais energia elétrica?

Certamente que sim. As geladeiras convencionais apenas refrigeram e portanto a temperatura não precisa ser tão baixa, já os modelos que tem freezer precisam de produzir mais frio e manter com isso a temperatura muito mais baixa. Com isso é normal que ela tenha o maior consumo de energia elétrica do que os modelos convencionais.

Embora tenhamos hoje geladeiras com tecnologia muito avançada, inclusive no consumo de energia elétrica, que de certa forma dá aos modelos mais modernos um ganho energético muito maior do que aquelas antigas. Ainda assim acredito que elas tenham um gasto um pouco mais de energia exatamente pela função de ter o freezer.

Opiniões

Veja abaixo os comentários e opiniões sobre geladeira 3 portas:


As geladeiras convencionais têm na sua maioria duas portas, uma sendo para o congelador e as outras para os alimentos diversos. Tem também aquelas de somente uma porta, acaba sendo a mais simples entre todas. Ultimamente com a modernidade, as pessoas querem coisas mais práticas e nem sempre o mais prático quer dizer o mais simples. A geladeira de 3 portas apesar de não ser simples é super prática, pois você consegue armazenar os diversos alimentos em diferentes temperaturas, o que é essencial para a preservação desses alimentos pelo maior tempo possível. Com as 3 portas e diferentes compartimentos a geladeira acaba ajudando a arrumar os alimentos com mais facilidade, por ter um tamanho maior, o volume de armazenamento é quase o triplo das geladeiras convencionais. As três portas deixam a geladeira com um ar de modernidade, deixando sua cozinha mais linda, não dá nem vontade de sair de lá.

Samara Barboza Lima, Irece-Bahia


Quando eu decidir comprar uma geladeira nova pra minha mãe, foi no momento que eu fui visitar meus pais e de madrugada fui procurar uma comida pra comer e aí eu achei sorvete que estava todo derretido e sem condição de comer, minha mãe sempre colocava essa geladeira pra consertar e acabava sempre dando defeito, foi então que eu decidir comprar uma nova pra dar de presente pra ela, eu pesquisei muito uma que atendesse aquilo que eu procurava que era: que fosse grande, que atendesse a todas funcionalidades, não design, foi então que eu achei essa que superou aquilo que eu procurava, minha mãe adorou o presente e ficou bem surpresa ao descobrir o preço que foi baixo, tendo relação que a geladeira é de 3 portas e moderna.

Um dos pontos fracos e que por ela ser muito grande, teve um pouco de dificuldade pra entrar dentro de casa.

Simone Barbosa Lima, Irecê-Ba


A maioria das geladeiras de 3 portas tem um design simplesmente incrível, passam uma sensação de poder, pois elas são extremamente sofisticadas e elegantes. As vantagens são que as geladeiras de 3 portas possuem bastante espaço interno então cabe muita coisa dentro, elas também são super modernas e por isso possuem muitas funcionalidades que na maioria das vezes as geladeiras comuns não têm. As desvantagens são que por serem grandes as geladeiras de 3 portas ocupam muito espaço na cozinha, demora muito tempo para limpá-las por inteiro, e uma super desvantagem é o preço delas, que de um modo geral é bem caro.

Ana Carolina Ferreira de Oliveira, Viamão RS

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade